As 9 menores casas do mundo
Dos quatro cantos do planeta, as residências que driblaram a falta de espaço e apresentaram boas soluções para morar. É uma menor que a outra!
Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2013 às 11h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.
Projetada por Paul Elkin, a Eco bike é um minúsculo trailer ligado a uma bicicleta. Ideal para quem se contenta com muito pouco, tem uma cama, uma prateleira para o morador guardar seus (poucos) objetos e uma porta que abre para cima. O maior problema é: a casa não tem banheiro! Ainda assim, é uma ótima opção para quem gosta de aventuras de bicicleta.
As Roll-it homes parecem pouco habitáveis, mas estão entre as mais incríveis. Foram projetadas por estudantes da Universidade de Karlsruche, da Alemanha, e é um grande cilindro de madeira. A casa possui cama, caldeirão, mesa, ducha e até janelas. O mais legal é que o morador pode rolar a casa, mudando totalmente seu layout.
Com 29m² e 3,6m de altura, a Toronto’s Little House tem o título de menor casa da cidade de Toronto, no Canadá. Situada entre duas mansões, a casinha – que até parece de boneca – tem quarto, banheiro, cozinha e uma entrada que encanta transeuntes. Mas não se engane: o espaço modesto não significou pouco custo, afinal, a residência saiu por cerca de US$ 180 mil.
Essa casa sobre rodas é uma criação da construtora Tumbleweed, que projeta residências nesse padrão utilizando madeira. Cada uma possui escritório, quarto conjugado à cozinha, banheiro e varanda. Tudo em tamanhos reduzidos. O cofundador da construtora, Jay Shafer, mora em uma de suas criações desde 1997.
As casas construídas pela empresa Tiny Texas Houses, dos Estados Unidos, também são famosas pela pouco espaço que ocupam. Inspirando-se em casas antigas da região, a empresa usa madeira reciclada para erguer miniresidências com quarto, cozinha e banheiro. São discretas, mas podem receber um casal e são bem típicas no Texas.
Planejadas por arquitetos poloneses para serem instaladas em diversos lugares, como florestas, montanhas, desertos ou mesmo centros urbanos, esta casa é sustentada por um único pilar na parte inferior. É formada por sala, banheiro, escritório e cozinha, tudo muito pequeno.
Outra minicasa que surpreende, Micro Compact Home é uma residência com espaço para guardar duas camas de casal, uma área para banho, hall de entrara, cozinha e uma sala de jantar com capacidade para até cinco pessoas.
As Nano Houses foram um projeto para contornar a crise imobiliária e se trata de casas com 25m² e capacidade para quatro pessoas. Modulares e capazes de se adaptarem e otimizarem o aproveitamento dos espaços, o quarto tem tecnologia de aquecimento solar para economizar energia.
A Smallest House ou Quay House é conhecida por ser a menor residência inglesa e uma atração turística em Conwy, no País de Gales. Suas medidas são incríveis: 3,05 por 1,8 metros. O que mais impressiona é que, do século 16, quando foi construída, aos anos 1900, ela realmente foi habitada. Aliás, uma das lendas que a rondam é que, em 1900, era de Robert Jones, um homem de 1,90m. Resta saber como ele dormia...
Mais lidas
Mais de Casual
Como vai ficar o mercado de relógios de luxo em 2025?O carro mais desejado do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME CasualDa Itália ao Brasil: Armani construirá prédio em orla brasileira; saiba maisDe lounge exclusivo a café da manhã com privacidade: Meliá oferece experiência VIP para hóspedes