-
1. Eco bike
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
Projetada por Paul Elkin, a Eco bike é um minúsculo trailer ligado a uma bicicleta. Ideal para quem se contenta com muito pouco, tem uma cama, uma prateleira para o morador guardar seus (poucos) objetos e uma porta que abre para cima. O maior problema é: a casa não tem banheiro! Ainda assim, é uma ótima opção para quem gosta de aventuras de bicicleta.
-
2. Roll-it home
zoom_out_map
2/9 (Divulgação)
As Roll-it homes parecem pouco habitáveis, mas estão entre as mais incríveis. Foram projetadas por estudantes da Universidade de Karlsruche, da Alemanha, e é um grande cilindro de madeira. A casa possui cama, caldeirão, mesa, ducha e até janelas. O mais legal é que o morador pode rolar a casa, mudando totalmente seu layout.
-
3. Toronto’s Little House
zoom_out_map
3/9 (Divulgação)
Com 29m² e 3,6m de altura, a Toronto’s Little House tem o título de menor casa da cidade de Toronto, no Canadá. Situada entre duas mansões, a casinha – que até parece de boneca – tem quarto, banheiro, cozinha e uma entrada que encanta transeuntes. Mas não se engane: o espaço modesto não significou pouco custo, afinal, a residência saiu por cerca de US$ 180 mil.
-
4. Casa sobre rodas da Tumbleweed
zoom_out_map
4/9 (Divulgação)
Essa casa sobre rodas é uma criação da construtora Tumbleweed, que projeta residências nesse padrão utilizando madeira. Cada uma possui escritório, quarto conjugado à cozinha, banheiro e varanda. Tudo em tamanhos reduzidos. O cofundador da construtora, Jay Shafer, mora em uma de suas criações desde 1997.
-
5. Casa da Tiny Texas Houses
zoom_out_map
5/9 (Divulgação)
As casas construídas pela empresa Tiny Texas Houses, dos Estados Unidos, também são famosas pela pouco espaço que ocupam. Inspirando-se em casas antigas da região, a empresa usa madeira reciclada para erguer miniresidências com quarto, cozinha e banheiro. São discretas, mas podem receber um casal e são bem típicas no Texas.
-
6. Casa sustentada por um único pilar
zoom_out_map
6/9 (Divulgação)
Planejadas por arquitetos poloneses para serem instaladas em diversos lugares, como florestas, montanhas, desertos ou mesmo centros urbanos, esta casa é sustentada por um único pilar na parte inferior. É formada por sala, banheiro, escritório e cozinha, tudo muito pequeno.
-
7. Micro Compact Home
zoom_out_map
7/9 (Divulgação)
Outra minicasa que surpreende, Micro Compact Home é uma residência com espaço para guardar duas camas de casal, uma área para banho, hall de entrara, cozinha e uma sala de jantar com capacidade para até cinco pessoas.
-
8. Nano House
zoom_out_map
8/9 (Divulgação)
As Nano Houses foram um projeto para contornar a crise imobiliária e se trata de casas com 25m² e capacidade para quatro pessoas. Modulares e capazes de se adaptarem e otimizarem o aproveitamento dos espaços, o quarto tem tecnologia de aquecimento solar para economizar energia.
-
9. Smallest House ou Quay House
zoom_out_map
9/9 (Divulgação)
A Smallest House ou Quay House é conhecida por ser a menor residência inglesa e uma atração turística em Conwy, no País de Gales. Suas medidas são incríveis: 3,05 por 1,8 metros. O que mais impressiona é que, do século 16, quando foi construída, aos anos 1900, ela realmente foi habitada. Aliás, uma das lendas que a rondam é que, em 1900, era de Robert Jones, um homem de 1,90m. Resta saber como ele dormia...