As 10 chaves de carro mais surpreendentes e luxuosas
Qualquer uma pode abrir as portas, mas só elas têm um toque especial
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2015 às 17h32.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h27.
Os carros da marca inglesa têm uma chave feita de cristal Baccarat. Inserida no painel, sua base funciona como um botão de ignição. Chamada oficialmente de Unidade de Controle Emocional, desperta o motor ao ser apertada e, logo depois, surgem no painel as palavras que compõem o slogan da empresa: Power, Beauty e Soul.
Esculpida em prata na forma do logotipo da Koenigsegg, ela funciona por aproximação e traz só um botão no verso para ativar o alarme. Tal como uma joia, a marca sueca recomenda fazer o polimento uma vez por ano para manter seu brilho.
O superesportivo francês possui duas chaves: uma é convencional, do tipo canivete, como em qualquer outro carro, e serve para dar a partida. A outra, com acabamento mais esmerado (acima), tem a função de despertar os 1001 cv por meio do modo Top Speed.
A "chave" tem a forma da carroceria do superesportivo italiano. Feita de alumínio, além de acordar o motor V12, serve como um pen drive USB no qual é possível gravar qualquer arquivo digital.
Desenvolvido a partir do conceito VW PCP (Projeto Carro do Povo) na China, ela tem 9 mm de espessura e sua tela sensível ao toque de alta resolução informa o nível da gasolina no tanque, as condições meteorológicas e até a pressão dos pneus.
No superesportivo, a chave é um belo disco de metal com o nome da fabricante e o slogan da companhia: "Nulla tenaci invia est via", frase em latim que significa "Para os persistentes, nenhum caminho é impossível". Ao centro, há os botões L e R para travar/destravar individualmente a porta direita ou a esquerda.
Sim, é um relógio de pulso, mas ele também pode abrir as portas para você. Produzido pela Jaeger LeCoultre, o AMVOX2 DBS Transponder permite destravar o carro: basta tocar no visor entre os marcadores 8 e 9 horas. Para travá-lo, é só repetir a operação entre os ponteiros de 3 e 4 horas. Há uma opção ainda para DB9 e Rapide.
Esta parece mais um smartphone em miniatura: tem uma tela de alta resolução na qual é possível consultar o nível da carga das baterias que alimentam o motor elétrico do esportivo híbrido, a distância que ele pode percorrer antes de precisar reabastecer, quantos litros de combustível há no tanque de gasolina ou o total percorrido.
Presente em carros da marca como o Edge, o MyKey é programado pela central Sync para que o dono deixe o veículo com o filho ou o manobrista. Assim, ele restringe a velocidade a 130 km/h, avisa ao atingir 75, 90 e 105 km/h e limita o volume do rádio a 45% do máximo.
O charme está no seu formato, igual ao do carro elétrico que ela liga. Como não traz nenhum botão aparente, para abrir as portas ou o porta-malas, basta tocar na respectiva parte da miniatura que a tecnologia se encarrega de fazer o resto.
Confira agora os modelos mais fáceis e baratos para consertar em 2015