Armstrong: USADA exige comissão independente para doping
A agência antidoping americana afirma que a penalização de Lance Armstrong não é suficiente para devolver sua credibilidade
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2012 às 13h25.
Washington - A agência antidoping americana (USADA) defendeu nesta segunda-feira a criação de uma comissão da verdade para tratar os casos de doping no ciclismo, ao afirmar que a penalização de Lance Armstrong não é suficiente para devolver sua credibilidade.
"É essencial que se estabeleça uma comissão independente e significativa da Verdade e Reconciliação para que o esporte possa se libertar completamente do passado", disse o presidente da USADA, Travis Tygart, em um comunicado.
As declarações ocorreram depois que a União Internacional do Ciclismo (UCI) apoiou a decisão da USADA de anular a carreira do ex-corredor desde agosto de 1998. O presidente da UCI, Pat McQuaid, classificou o escândalo de doping como "a maior crise da história" deste esporte.
A UCI disse que deveria privar Armstrong de cada uma de suas conquistas.
Em seu relatório de 202 páginas, acompanhadas por outras 1.000 de testemunhos e estudos, publicado no dia 10 de outubro, a USADA acusava Armstrong de ter "montado o programa de doping mais sofisticado da história do esporte".