Casual

Anitta: a melhor profissional de branding do Brasil?

Começamos a escutar "Envolver" quase que como um dever patriota, como que torcendo pelo Brasil em um esporte, para que ela chegasse ao topo

 (Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

JS

Julia Storch

Publicado em 29 de março de 2022 às 07h53.

Anitta. Carioca. Suburbana. Funkeira. Sensual demais. Carismática de menos. Polêmica demais. Política de menos. Anitta sofre julgamentos por todos os lados desde que virou uma pessoa pública. E como ela responde? Com trabalho e resultado.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Minha opinião: Anitta é a melhor profissional de branding do Brasil. Falo isso em palestras e salas de reunião há anos. A verdade é que sua marca era carregada de amor e ódio. Muito mais fãs do que odiadores, acredito eu, mas, ainda assim, muitas dúvidas e descréditos. Até que semana passada uma de suas músicas solo, Envolver, entrou na lista das Top 5 mais ouvidas do Spotify. E foi então que o Brasil se uniu.

Começamos a escutar Envolver quase que como um dever patriota, como que torcendo pelo Brasil em um esporte, para que ela chegasse ao topo. Dia a dia, o ranking ia melhorando. E um dia o Brasil acordou campeão. Anitta conseguiu! Chegou no topo da lista das mais ouvidas no mundo no Spotify e foi a primeira mulher latina a conseguir esse recorde em uma música solo. Caraca.

Desde então, os comentários nas redes sociais mudaram. Orgulho nacional. Vamos Brasil! Anitta é uma gênia.

O Brasil que torceu pelas seleções menos favorecidas nas Olimpíadas no Rio. O Brasil que vota em histórias de superação no BBB agora abraça Anitta e deixa seus julgamentos de lado.

Brand Lovers, consumidores apaixonados por marcas, são muito mais do que promotores. Promotores falam bem de empresas e produtos para que seus amigos e familiares façam boas compras. Brand Lovers querem que a marca dê certo. São capazes de defender sua causa, querem consumir todos os seus produtos, torcem pelo seu sucesso. São capazes de colocar um país inteiro para apoiar o sucesso da marca.

Anitta provou muita coisa chegando ao top 1 do mundo. Uma delas: ela é realmente a melhor profissional de branding por aqui.

O Brasil comemora.

*Guta Tolmasquim é especialista em branding e CEO do Purple Metrics, software de métricas de marcas, anteriormente fundou a  Brand Gym, atualmente a maior empresa de branding para startups da América Latina.

R$40mil por story: qual o segredo do sucesso milionário de influenciadores

5 lições de marketing testadas por Anitta para sua empresa — e para você

Acompanhe tudo sobre:AnittaIndústria da músicaMúsicaSpotify

Mais de Casual

Tramontina aposta em presentes personalizados para o Dia dos Pais

Quanto custa comer nos dois restaurantes brasileiros entre os 50 Melhores do Mundo

Para além do verão: 5 vantagens para ter um barco de lazer

BYD investirá 100 bilhões de yuans em pesquisa de direção inteligente, diz presidente da companhia

Mais na Exame