Abrigos criativos podem ser solução para enchentes em SP
São Paulo - Ano após ano, a cidade de São Paulo sofre com as chuvas de verão. Pontos de alagamento se espalham por toda a parte e o caos parece reinar todo final de tarde. O designer Mike Reyes resolveu projetar uma “espécie” de solução para os moradores que acabam perdendo tudo nas enchentes. Esse […]
Diogo Max
Publicado em 21 de junho de 2011 às 19h00.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h21.
São Paulo - Ano após ano, a cidade de São Paulo sofre com as chuvas de verão. Pontos de alagamento se espalham por toda a parte e o caos parece reinar todo final de tarde. O designer Mike Reyes resolveu projetar uma “espécie” de solução para os moradores que acabam perdendo tudo nas enchentes.
Esse é o Rise, um projeto inspirado nas favelas e que procura usar a estrutura dos prédios abandonados de São Paulo. A solução “parasitária” do designer foi projetada para uma enchente de grandes proporções. E consiste basicamente na implementação emergencial de um abrigo nas fachadas dos edifícios abandonados.
Segundo o designer, que publicou o projeto em seu site, cada abrigo - feito de material reciclado - poderia ser encaixado nos edifícios com a ajuda de helicópteros e dos próprios sobreviventes das enchentes. Os abrigos teriam uma espécie de alavanca que ajudaria a manter a moradia presa nas janelas dos prédios abandonados.