Casual

A menor (e melhor) pizzaria do Itaim Bibi, em São Paulo

Na Tica Pizzaria, não há garfo e faca; os discos de massa leve em estilo napolitano são cortados com tesoura

Tica Pizzaria: ingredientes de produtores locais (Tica/Divulgação)

Tica Pizzaria: ingredientes de produtores locais (Tica/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 21 de novembro de 2025 às 10h05.

Última atualização em 21 de novembro de 2025 às 12h32.

Tudo sobrePizzarias
Saiba mais

São apenas 17 lugares, distribuídos em quatro mesas na sala de um acanhado sobrado. O forno de pedras fica lá também. O preparo das massas é feito no balcão, à vista de todos. A proposta é essa mesma: uma casa onde os clientes são recebidos como visitas.

Por fora nem parece uma pizzaria, não fosse pelo letreiro com o nome, Tica Pizzaria, e por algumas motos de entrega estacionadas na frente. Mas sim, aquela aconchegante casa no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, abriga uma pizzaria. E de excelente qualidade.

As pizzas são individuais, em estilo napolitano, de massa leve, aerada e tostada nas beiradas. Custam em média 70 reais cada. Os recheios são abundantes, mas não excessivos. Todos os queijos, azeites, embutidos e tomates vêm de pequenos produtores artesanais.

É rara a pizza de atum que não é seca. A da Tica, com pedaços do peixe, é perfeita. A de aliche vem com muçarela artesanal, alho laminado e quatro pequenos filés de anchova, na medida para dar gosto sem passar do ponto. A Castelões homenageia a famosa cantina do Bom Retiro e leva muçarela Roni e calabresa Cinque.

Entre as pizzas especiais destacam-se a Prosciutto (com queijo caciocavallo, prosciutto crudo da Serra Gaúcha, stracciatella e raspas de limão siciliano), a Bologna (a la bianca sem molho, com mortadela italiana, stracciatella e pesto), a ’Nduja, que combina salame calabrês e mel apimentado, e a Selvaggio com molho de tomate, mozzarella, prosciutto crudo da Serra Gaúcha e folhas de rúcula fresca finalizada com azeite.

Caio Soares, da Tica Pizzaria

Caio Soares, da Tica Pizzaria: produtores locais (Tica/Divulgação)

Memória afetiva e gastronomia artesanal

A Tica Pizzaria foi inaugurada em janeiro de 2024 no Itaim Bibi, a Tica Pizzaria nasceu com a proposta de oferecer um ambiente que mistura memória afetiva, narrativa cultural e gastronomia artesanal. Criada por Caio Soares, que cresceu dentro de pizzarias tradicionais paulistas, é a sua primeira empreitada autoral, resultado da decisão de se afastar do modelo delivery da família para criar uma experiência de salão mais intimista.

E de onde vem o nome? Ao contrário do que se possa pensar, Tica não é uma pessoa. A palavra remete ao som da tesoura ao cortar a pizza. Sim, cada mesa conta com duas ou três tesouras grandes, muito afiadas, para cortar a pizza. Lá não há garfo nem faca. Apenas guardanapos, para evitar muita sujeira na hora de comer com a mão.

Terminadas as deliciosas pizzas napolitanas, vem a hora da sobremesa, com a concessão dos talheres. E aí a tradição italiana grita. Entre as opções estão clássicos como cannolis sicilianos artesanais, tiramisu feito lá mesmo, pizza de avelã.

Em algum momento, infelizmente, é preciso parar de comer. E então, caminhando sobre o piso de caquinhos, como aqueles dos quintais das casas dos anos 1970, passamos pelas paredes de tijolos aparentes, pela portinhola da adega de vinhos, e deixamos para trás o charmoso sobrado de tijolos aparentes.

Acompanhe tudo sobre:PizzariasSão Paulo capital

Mais de Casual

Chefs brasileiros revelam tendências para as ceias de fim de ano

A influência da moda na Copa do Mundo e Jogos de Inverno de 2026

Entenda a nova era do Brunello di Montalcino

O projeto da Riachuelo para expandir conexões entre a moda e o artesanato