Casual

A Ermenegildo Zegna muda de nome. Agora, é só Zegna

A grife italiana vai unificar suas três linhas em uma só e se prepara para ir à bolsa de Nova York

O novo logo da Zegna: herança atualizada (Zegna/Divulgação)

O novo logo da Zegna: herança atualizada (Zegna/Divulgação)

Ivan Padilla

Ivan Padilla

Publicado em 30 de novembro de 2021 às 18h18.

Última atualização em 30 de novembro de 2021 às 18h53.

Uma marca é um ícone que representa uma empresa. Já uma grife leva o nome do seu estilista e está associada a um produto mais sofisticado. E o que significa quando uma grife centenária muda de nome? É algo bastante significativo e mostra claramente uma vontade de mudança.

É o que acontece agora com a italiana Ermenegildo Zegna, talvez a mais tradicional grife masculina, que tem o nome de seu criador. A marca acaba de anunciar que, a partir de hoje, passará a se chamar apenas Zegna. As três linhas de produtos também estão unificadas em uma só. A ZZ Zegna e a Zegna XXX eram voltadas para um público mais jovem e casual.

O logo traz uma tipografia mais moderna e uma faixa dupla em algumas aplicações. É uma referência ao conceito da estrada, a começar pela strada regionale 232, no Piemonte, onde a grife nasceu como fabricante de lã há 110 anos. “Esta é a razão pela qual a estrada é um símbolo tão poderoso para Zegna”, diz o comunicado da mudança de nome. “Ele traça nossa história e nossa missão, entrelaçadas em ideias progressistas. Sempre olha para frente.”

Bolsa de Nova York

A estrada está agora levando a Zegna à Bolsa de Valores de Nova York. A empresa familiar anunciou que ganharia uma listagem ao se fundir com um fundo de aquisição de capital aberto conhecido como SPAC. Com o acordo, que deve acontecer agora em dezembro, a expectativa é de que a empresa resultante da fusão seja avaliada em 3,2 bilhões de dólares.

Toda essa mudança acontece depois de um cenário ruim de pandemia. Ao contrário de outras marcas de moda de luxo, que tiveram bons resultados nos últimos meses, a grife sofreu prejuízo estimado em 23% ao fim de 2020. Apesar de elogiadas coleções de moda mais casual nos últimos anos, a Zegna ainda é muito associada à impecável alfaiataria, aposentada em tempos de isolamento.

A mudança de nome e de logo será coroada com uma aguardada nova coleção, prevista para esta semana, que faz um tributo ao ar livre, aos esportes de inverno e às raízes nas montanhas do Piemonte. A Zegna está mais jovem e atualizada, sim. Mas não nega a idade.

Acompanhe tudo sobre:Moda

Mais de Casual

Fischer Dreams: novo edifício residencial em Balneário Camboriú revive o histórico Hotel Fischer

Casa Fasano inaugura novo espaço com capacidade para até 800 convidados

Melhor restaurante italiano fora da Itália está no Brasil; conheça

Vera Wang, famosa por vestidos de noiva, vende direitos de marca à WHP Global e planeja expansão