8 dicas para aproveitar espaços pequenos
Todo trecho da casa precisa ser útil quando a planta é reduzida. Se você também convive com aquela área sem uso, aprenda a deixá-la bonita, acolhedora e funcional
Da Redação
Publicado em 18 de março de 2013 às 13h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.
Desperdício de espaço? Isso está fora de cogitação: todo trecho da casa precisa ser útil quando a planta é reduzida. As páginas a seguir exibem oito ideias espertas para ambientes variados, do quarto ao terraço. Se você também convive com aquela área sem uso que mais parece um mico, veja como deixá-la bonita, acolhedora e – por que não? – funcional.
Vizinho à cama, o tampo sobre uma base de máquina de costura antiga atua como mesa de cabeceira e bancada de trabalho. “Nessa situação, aconselho móveis de até 73 cm de altura”, diz a designer de interiores Iamna Smarcevscki, autora deste ambiente concebido para uma edição da mostra Morar Mais por Menos Salvador. Fotos da vintage Decor e cadeira da galpão.
Perfeito para passar horas com um livro na mão. Um canto de leitura não pede muito: bastam uma cadeira gostosa (Tok Stok), boa iluminação e lugar para apoiar livros e revistas. “O tapete delimita e esquenta a área perto do guarda-roupa”, explica a designer de interiores Ana Maria Mouawad Queiroga, do Studio da Ana, que assina este dormitório em parceria com Ana Terra Silveira. Na parede, fotos de família se somam a espelhos com molduras coloridas.
Quem passa da sala para a cozinha na casa da designer de interiores paulistana Ana Maria Mouawad Queiroga é brindado com este arranjo repleto de personalidade. Entre o aparador branquinho e a estante de livros (Tok Stok) com dois nichos no alto, uma escada repaginada expõe a coleção de carrinhos. “Pintei a madeira com esmalte sintético amarelo e revesti algumas partes de retalhos”, ensina.
Em vez de se tornar um empecilho, o pilar da cozinha reformada pelas arquitetas cariocas Isabella Lucena e Joanna Fraga acabou gerando uma solução e tanto: o nicho remanescente foi preenchido por um armário alto e estreito (37 cm de largura e 52 cm de profundidade). Com porta de vidro e madeira, o móvel mostrou-se prático como cristaleira. Execução da JC Móveis e Decorações.
O corredor diante da porta de entrada poderia servir apenas à circulação. Mas a arquiteta Cristiane Passos, do Rio de Janeiro, sugeriu fazer dele um espaço mais útil – o aparador (Fernando Jaeger) ganhou função de bar e, sob o tampo, um latão (Area Objetos) guarda os vinhos. Ailuminação com dicroicas valoriza a área. “O espelho avança até a coluna: acho bacana essa assimetria em relação ao móvel”, opina a moça.
Ducha no quintal, tão fotogênica quanto revigorante. Que delícia se refrescar no chuveirão em dias quentes! O acessório ocupou uma área de 1 m² entre a pia da churrasqueira e a edícula na casa da designer de interiores Ana Maria Mouawad Queiroga. Um mosaico de azulejos decorados (Cemitério dos Azulejos) reveste uma das paredes, enquanto a outra exibe tijolos à vista. O canto se completa com deque de ipê (Leroy Merlin) e grama-amendoim (Arachis repens).
Não é preciso quebradeira para transformar a varanda do apartamento em espaço de meditação e relaxamento. Cobrir o piso frio com deques prontos (Leroy Merlin) é um bom começo. “Acrescentei plantas, objetos mais rústicos e almofadas coloridas, elementos que ajudam a conferir esse ar asiático”, conta a repórter visual Daniela Arend, do Rio de Janeiro, responsável pela ambientação. Banco de ferro e gato da Balisun.
Na sala de estar proposta pelas arquitetas Isabella Lucena e Joanna Fraga, a extremidade do móvel preto, encomendado à Engenho do Porto Marcenaria, acomoda uma bandeja amarela com garrafas. Já que o rack é baixo, almofadas no assoalho convidam a se sentar e preparar um aperitivo no bar descolado. Repare que dois quadros delimitam o espaço da composição.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025