Exame Logo

8 dicas para aproveitar espaços pequenos

Todo trecho da casa precisa ser útil quando a planta é reduzida. Se você também convive com aquela área sem uso, aprenda a deixá-la bonita, acolhedora e funcional

Decoração (Stock.xchng)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 13h34.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.

Desperdício de espaço? Isso está fora de cogitação: todo trecho da casa precisa ser útil quando a planta é reduzida. As páginas a seguir exibem oito ideias espertas para ambientes variados, do quarto ao terraço. Se você também convive com aquela área sem uso que mais parece um mico, veja como deixá-la bonita, acolhedora e – por que não? – funcional.
  • 2. Criado-mudo dois em um

    2 /10(Leonardo Costa/Vamos)

  • Veja também

    Vizinho à cama, o tampo sobre uma base de máquina de costura antiga atua como mesa de cabeceira e bancada de trabalho. “Nessa situação, aconselho móveis de até 73 cm de altura”, diz a designer de interiores Iamna Smarcevscki, autora deste ambiente concebido para uma edição da mostra Morar Mais por Menos Salvador. Fotos da vintage Decor e cadeira da galpão.
  • 3. Canto de leitura

    3 /10(Carlos Piratininga)

  • Perfeito para passar horas com um livro na mão. Um canto de leitura não pede muito: bastam uma cadeira gostosa (Tok Stok), boa iluminação e lugar para apoiar livros e revistas. “O tapete delimita e esquenta a área perto do guarda-roupa”, explica a designer de interiores Ana Maria Mouawad Queiroga, do Studio da Ana, que assina este dormitório em parceria com Ana Terra Silveira. Na parede, fotos de família se somam a espelhos com molduras coloridas.
  • 4. Uma estranha bem-vinda no ninho

    4 /10(Marcos Lima)

    Quem passa da sala para a cozinha na casa da designer de interiores paulistana Ana Maria Mouawad Queiroga é brindado com este arranjo repleto de personalidade. Entre o aparador branquinho e a estante de livros (Tok Stok) com dois nichos no alto, uma escada repaginada expõe a coleção de carrinhos. “Pintei a madeira com esmalte sintético amarelo e revesti algumas partes de retalhos”, ensina.
  • 5. Sobrou um vão, e agora?

    5 /10(Leonardo Costa)

    Em vez de se tornar um empecilho, o pilar da cozinha reformada pelas arquitetas cariocas Isabella Lucena e Joanna Fraga acabou gerando uma solução e tanto: o nicho remanescente foi preenchido por um armário alto e estreito (37 cm de largura e 52 cm de profundidade). Com porta de vidro e madeira, o móvel mostrou-se prático como cristaleira. Execução da JC Móveis e Decorações.
  • 6. Recepção regada a um bom drinque

    6 /10(André Nazareth)

    O corredor diante da porta de entrada poderia servir apenas à circulação. Mas a arquiteta Cristiane Passos, do Rio de Janeiro, sugeriu fazer dele um espaço mais útil – o aparador (Fernando Jaeger) ganhou função de bar e, sob o tampo, um latão (Area Objetos) guarda os vinhos. Ailuminação com dicroicas valoriza a área. “O espelho avança até a coluna: acho bacana essa assimetria em relação ao móvel”, opina a moça.
  • 7. Ducha no quintal

    7 /10(Marcos Lima)

    Ducha no quintal, tão fotogênica quanto revigorante. Que delícia se refrescar no chuveirão em dias quentes! O acessório ocupou uma área de 1 m² entre a pia da churrasqueira e a edícula na casa da designer de interiores Ana Maria Mouawad Queiroga. Um mosaico de azulejos decorados (Cemitério dos Azulejos) reveste uma das paredes, enquanto a outra exibe tijolos à vista. O canto se completa com deque de ipê (Leroy Merlin) e grama-amendoim (Arachis repens).
  • 8. Clima zen no terraço

    8 /10(Tomás Rangel/Reprodução)

    Não é preciso quebradeira para transformar a varanda do apartamento em espaço de meditação e relaxamento. Cobrir o piso frio com deques prontos (Leroy Merlin) é um bom começo. “Acrescentei plantas, objetos mais rústicos e almofadas coloridas, elementos que ajudam a conferir esse ar asiático”, conta a repórter visual Daniela Arend, do Rio de Janeiro, responsável pela ambientação. Banco de ferro e gato da Balisun.
  • 9. Se o rack for comprido...

    9 /10(Leonardo Costa)

    Na sala de estar proposta pelas arquitetas Isabella Lucena e Joanna Fraga, a extremidade do móvel preto, encomendado à Engenho do Porto Marcenaria, acomoda uma bandeja amarela com garrafas. Já que o rack é baixo, almofadas no assoalho convidam a se sentar e preparar um aperitivo no bar descolado. Repare que dois quadros delimitam o espaço da composição.
  • 10. Veja agora algumas obras que criam ilusão de ótica

    10 /10(Bert Knottenbeld / Flickr Commons)

  • Acompanhe tudo sobre:ApartamentosCasasDecoraçãoImóveis

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame