Exame Logo

8 aviões e helicópteros que chamam a atenção na Labace

Feira de aviação acontece entre os dias 14 e 16 de agosto e traz novidades do mercado de aviação executiva

No ar (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 14h40.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h30.

São Paulo – Mais de 16 mil pessoas compareceram à Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) em 2012 e, na edição deste ano, que acontece desta quarta até sexta-feira, a expectativa é a mesma. Em 2013, as principais fabricantes de aviões e helicópteros se reúnem no Aeroporto de Congonhas para impressionar os amantes de aviação. Empresas como Helibras, Embraer e Bombardier são algumas das que estarão presentes. Confira a seguir alguns modelos de tirar o fôlego que estarão presentes no local.
  • 2. Helicóptero Helibras Esquilo AS 350 B3e

    2 /10(Divulgação)

  • Veja também

    O AS350 B3e Esquilo é a configuração mais recente do modelo mais vendido da Helibras no mundo todo e traz equipamentos que mantém sua versatilidade e eficiência. O helicóptero tem capacidade para um piloto e cinco passageiros, velocidade máxima (VNE) de 287 quilômetros por hora, autonomia com tanque standard de 4,14 horas (com velocidade de máxima autonomia) e alcance com tanque standard de 661 km (sem reservas, com velocidade de cruzeiro rápido).
  • 3. Helicóptero Helibras EC130 T2

    3 /10(Divulgação)

  • O novo helicóptero EC130 T2, da Helibras, foi apresentado oficialmente pela primeira vez no país em julho deste ano e, agora, traz tecnologias que incrementaram seu desempenho. Entre as novidades está o motor Arriel 2D, além da caixa de transmissão principal mais moderna, cabine interior reestruturada com piso plano e um melhor sistema de ventilação e desembaçamento. A capacidade máxima é de um piloto e seis ou sete passageiros, a velocidade máxima de cruzeiro é de 236 quilômetros por hora, e o alcance máximo com tanque standard é de 616 km.
  • 4. Bombardier Challenger 300

    4 /10(Rafael Cusato)

    Eficiência, economia e tecnologia avançada são os atributos que a Bombardier confere ao Challenger 300, líder mundial no segmento dos jatos supermédios. O modelo tem capacidade para oito passageiros, tem poltronas largas e um sofá que pode virar cama. A autonomia de voo é de mais de 3 mil milhas náuticas (5.676 km), o bastante para viajar de São Pauloa San Jose, na Costa Rica, sem escalas. O preço para desfrutar desse conforto é de 25 milhões de dólares.
  • 5. Bombardier Challenger 605

    5 /10(Divulgação)

    Sucessor do Challenger 600, Bombardier Challenger 605 foi fabricado com mais espaço e conforto. A capacidade do modelo é de 13 passageiros, com até três tripulantes, e a autonomia de voo é de 4 mil milhas náuticas (7.408 km), que permite viajar tranquilamente de São Paulo a Miami sem paradas para reabastecer. A aeronave ainda apresenta o Bombardier Enhanced Vision System (BEVS), um equipamento opcional que ajuda no controle do piloto em situações operacionais difíceis, como baixa visibilidade. Tudo isso sai por 31 milhões de dólares.
  • 6. Bombardier Global 6000

    6 /10(Divulgação)

    Outro modelo da Bombardier que chama a atenção do público é o Global 6000. Com capacidade de 19 passageiros, ele custa cerca de 60 milhões de dólares. A aeronave apresenta uma cabine de 60,6 metros cúbicos e tem um sistema multimídia completo. Sua performance é imponente, impulsionada por duas turbinas Rolls-Royce Deutschland BR710A2-20. Os motores garantem uma velocidade máxima de até 950 quilômetros por hora e um alcance que pode chegar a 11 mil quilômetros.
  • 7. Embraer Legacy 500

    7 /10(Divulgação)

    Entre outros modelos, a Embraer levou para a feira o Legacy 500, que faz sua primeira aparição pública no Brasil, após ser apresentado em Genebra, na Suíça. A aeronave só deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2014 e o preço deve girar em torno de 20 milhões de dólares. Neste avião de médio porte, a empresa aplicou conceitos de aeronaves maiores, trazendo mais conforto e tecnologia para os viajantes e pilotos. O Legacy 500 tem capacidade para oito passageiros e alcance de mais de quatro mil quilômetros.
  • 8. Embraer Lineage 1000

    8 /10(Divulgação)

    Pela segunda vez, o modelo Lineage 1000, da Embraer, será apresentado na Labace. O modelo lançado em 2006 faz parte da categoria ultra-large e é o maior jato executivo da empresa. Com capacidade para até 19 passageiros, distribuídos em cinco espaçosas zonas de cabine, a aeronave pode ter configuração com cama queen-size, chuveiro, sistema de áudio e entretenimento completo. Se voar com até oito passageiros, o alcance do Lineage 1000 poderá superar os 8 mil quilômetros. O preço do jato gira em torno de 55 milhões de dólares.
  • 9. Cirrus SR22

    9 /10(Wikimedia Commons)

    Com um preço de 795 mil dólares, o jato Cirrus SR22 é o mais barato da Labace. Sua capacidade é de até cinco pessoas, com espaço para mais de 65 quilos de bagagem. O monomotor tem autonomia de sete horas de voo e alcance de dois mil quilômetros. Em caso de pane, a aeronave conta com paraquedas que pode ser acionado para que o piloto faça um procedimento de emergência, garantindo maior segurança à viagem.
  • 10. Veja, agora, os 10 carros mais caros no planeta

    10 /10(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõesBombardierEmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaFeirasHelicópterosJatos executivosSetor de transporteTransportesVeículos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame