7 híbridos e elétricos arrasadores do salão de Frankfurt
O mais tradicional salão do automóvel do mundo trouxe modelos híbridos e elétricos "indiscretos" para rivalizar com a Tesla
Vanessa Barbosa
Publicado em 27 de setembro de 2015 às 08h16.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h31.
São Paulo - As principais montadoras do mundo não param de investir em carros mais limpos e com menor consumo de combustível. Os modelos verdes já são presença obrigatória nos principais salões de automóveis. Em Frankfurt, o mais tradicional salão do mundo, não é diferente. A ofensiva das montadoras nesse filão de mercado se justifica tanto pela pressão ambiental crescente quanto pelo potencial de vendas. Em 2020, um em cada 16 novos carros vendidos no mundo será híbrido, plug-in ou elétrico, projeta a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) Veja nos slides os modelos elétricos e híbridos que roubaram a cena no Salão de Frankfurt, que termina neste domingo (27).
Sem dúvida, a Porsche foi a sensação do evento ao apresentar o carro conceito Mission E, o primeiro esportivo de quatro portas totalmente elétrico da sua história. Dono de um visual moderno, o protótipo só deve ganhar as pistas em 2020, mas é um sinal de que a marca alemã pretende rivalizar com a Tesla e seu Model S. A Porsche garante que o modelo de 600 cv de potência oferece uma autonomia de 500km numa única carga e consegue atingir os 100km/h em menos de 3.5 segundos. Para carregar, diz a empresa, bastarm 15 minutos na tomada para obter 80% do alcance.
Outro modelo surpreendente é o Concept IAA (Intellligent Aerodynamic Automobile), o " transformer" da Mercedes-Benz. Ao toque de um botão ou, automaticamente, ao atingir a velocidade de 80 km/ h, o cupê de quatro portas executa uma transformação de visual fascinante, deixando o veículo 39 centímetros mais longo. O IAA é equipado com um sistema híbrido (gasolina/elétrico) capaz de entregar 274 cavalos de potência e atingir a velocidade máxima de 250 km/h. Por se tratar de um conceito, o modelo não será vendido por enquanto, mas as pesquisas relacionadas a ele servirão como inspiração para gerações futuras de automóveis da marca.
Como não poderia deixar de ser, o Tesla Model S também brilhou em Frankfurt. A marca apresentou o novo Modelo S P90D, que entrega 772 cavalos de potência e vai de zero a cem quilômetros em 2,9 segundos. A autonomia foi estendida para 526 km, estabelecendo um novo recorde.
Este SUV elétrico da Audi se baseia no conceto de "Aerosthetics", que combina desenvolvimentos técnicos e soluções criativas de design para lidar melhor com a resistência do ar. O Audi E-Tron Quattro deverá chegar ao mercado em 2018. Com três motores elétricos, o modelo pode atingir uma autonomia de 500 quilômetros.
O Volkswagen GTE Sport Concept é um híbrido plug-in feito em sua maior parte de carbono. Ele combina três unidades de propulsão - uma a gasolina e duas elétricas - que entregam uma potência máxima de 400 cv. A VW garante que o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h.
Com um powertrain híbrido do novo Toyota Prius, o Concept C-HR é um crossover compacto esportivo pensado para o mercado europeu, onde é significativa a procura por crossovers desse tipo. A expectativa é que o modelo de produção deste carro conceito seja apresentado no Salão de Genebra, em março do próximo ano.
Apesar de não ser tão invocado assim, o Nissan Leaf, carro elétrico mais vendido do mundo não poderia ficar de fora. Na versão 2016, apresentada no Salão de Frankfurt, o modelo teve sua autonomia estendida e, agora, é capaz de fazer 250 km com uma só carga. Este feito é possível graças à introdução de uma nova bateria de 30 kWh, que aumenta a autonomia do carro em 25%. A montadora japonesa acredita que a maior autonomia aumenta o apelo do Leaf como uma alternativa competitiva em termos de desempenho aos veículos comuns a combustão.