-
1. Abaixo de zero (ou quase)
zoom_out_map
1/6 (Pablo de Sousa / Viagem e Turismo)
São Paulo – No dia 21 de junho, tem início o inverno no hemisfério sul e, daqui a pouco, as férias do meio do ano também batem à porta. Enquanto o frio não chega de vez, ainda dá tempo de organizar uma
viagem para os dias de folga. Para quem gosta das baixas temperaturas - e tudo que vem com elas, como neve e vento gelado, a jornalista de turismo e blogueira do
ViajeAqui Adriana Setti indicou cinco opções de destinos imperdíveis, no Brasil e lá fora. Clique nas fotos para conferir cada um deles.
-
2. La Parva, no Chile
zoom_out_map
2/6 (Wikimedia Commons)
A 2.750 metros acima do nível do mar, a estação de esqui La Parva, no Chile, é um dos destinos indicados pela jornalista. O lugar fica na Cordilheira dos Andes e é uma boa oportunidade para quem quer ver (e sentir) neve. A estação fica a cerca de 60 quilômetros de Santiago e faz parte do complexo “Tres Valles”, que inclui também “El Colorado” e “Valle Nevado” (região mais frequentada pelos brasileiros que vão esquiar no país). “La Parva é a estação de esqui mais chique do Chile é pouco conhecida pelos brasileiros. É uma chance de fazer um programa mais chileno”, afirma Adriana.
-
3. Serra Gaúcha
zoom_out_map
3/6 (Marcelo Curia / Viagem e Turismo)
A região serrana do Rio Grande do Sul, representada pelas cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves, é outra opção para quem gosta de curtir o frio. “Tem ótimos hotéis, pousadas de charme, restaurantes sofisticados e um calendário atribulado de eventos”, afirma Adriana. Lá, o turista pode provar bons vinhos produzidos na região, degustar massas, galetos e fondues, enquanto se aquece nas lareiras dos hotéis e outros estabelecimentos. A arquitetura bávara dá um ar europeu ao lugar que fica a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre.
-
4. Campos do Jordão
zoom_out_map
4/6 (Ana Paula Hirama / Flickr)
A 1.628 metros de altitude e 173 quilômetros de São Paulo, a cidade de Campos do Jordão é outro pedacinho da Europa em terras brasileiras. “É bem óbvio, mas é sempre bom pra quem quer badalar no frio”, afirma a jornalista. A obviedade do destino fica por conta de seu apelido, de “Suíça Brasileira”, dada a arquitetura típica do “Velho Mundo”, e por ser reconhecida como estância climática – já que a cidade oferece boa estrutura de hospedagem, passeios e estabelecimentos para atender a grande demanda de turistas.
-
5. Monte Verde e Gonçalves
zoom_out_map
5/6 (Leo Feltran / Guia Quatro Rodas)
Esses dois destinos do sul de Minas Gerais são uma alternativa para quem quer curtir o frio longe do agito noturno – mais presente em Campos do Jordão – e bem próximo da natureza. Monte Verde é um distrito de Camanducaia e fica a 170 quilômetros de São Paulo. Gonçalves, pertencente à microrregião de Pouso Alegre, está a 190 quilômetros. As duas localidades são cercadas por montanhas com diversas cachoeiras e trilhas para caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo, além de esportes radicais como montanhismo e rapel. A gastronomia também é um ponto forte desses lugares.
-
6. Bom Jardim da Serra
zoom_out_map
6/6 (Tato Coutinho / Viagem e Turismo)
Essa pequena cidade de Santa Catarina fica a 1.245 de altitude e tem entre suas principais atrações cachoeiras e cânions no entorno, além de bons hotéis e restaurantes, segundo Adriana Setti. “Na Serra Catarinense, São Joaquim é o destino mais batido, mas Bom Jardim é uma alternativa para quem quer uma coisa mais tranquila e fora do eixo turístico”, afirma. Outro ponto que chama a atenção nesse município de cerca de quatro mil habitantes é que seu ar é considerado um dos melhores do país, por não haver poluição no local. Além disso, durante o inverno, há chances de os visitantes verem neve, devido às baixas temperaturas. O próprio caminho até a cidade é também uma atração. A Estrada da Serra do Rio do Rastro (rodovia SC-438) passa pela serra e contorna montes e um cânion de 1.450 metros de profundidade, proporcionando uma bela vista do lugar.