5 lagos que vão fazer você querer ter um em casa
Cinco projetos de lagos no jardim que vão fazer você correr até o telefone e pedir um a um paisagista
Da Redação
Publicado em 21 de maio de 2016 às 07h44.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h14.
São Paulo - Não há brasileiro que, durante os meses quentes do nosso ano (que são vários), não deseje uma piscina. Mas melhores que elas são os lagos criados em grandes jardins . Lindo e eco-friendly, ele também é chamado de piscina biológica, com várias vantagens em relação às piscinas convencionais. Esses lagos giram em torno de um ecossistema construído para se manter sozinho, livre de aditivos químicos. As maiores responsáveis por sua limpeza são as plantas aquáticas que acompanham sua ambientação, deixando o paisagismo ainda mais charmoso. Confira os ambientes selecionados, mas cuidado: eles vão te deixar com vontade de construir um lago no seu quintal imediatamente!
Neste projeto, a Genus Loci Ecological Landscapes Inc. criou um ambiente com transição impecável de piscina para lago. Próximo à floresta, faz parte do terreno de um chalé. Acompanhado de uma doca personalizada para mergulhos e um abrigo à beira d'água, é um refúgio aquático perfeito para quem precisa descansar.
De formato alongado e com diferentes profundidades de água, o lago divide a atenção com uma cachoeira com jeito de falésia. Esse jardim é perfeito para receber amigos e família para pequenas reuniões, seja de dia sob o sol ou à noite em frente ao fogo da lareira externa. O projeto é da Exterior Worlds Landscaping & Design e foi feito preservando ao máximo a paisagem natural da casa de uma família em Houston. A iluminação montada dentro do lago traz um ar dramático ao ambiente.
Essa piscina possui um lago adjacente com plantas responsáveis por filtrar a água e torná-la própria para nadar. É uma opção criativa para quem gosta da ambientação dos lagos naturais, mas não se sente confortável nadando próximo às plantas, peixes e até sapos.
A ideia era que o lago na frente da casa fosse apenas ornamental. Mas o neto da proprietária expôs sua vontade de nadar ali e coube à paisagista Eliane Fortino encontrar maneiras de criar condições ideais para banho. A piscina biológica, resultado final do projeto, possui fundo escuro e borda irregular, é coberta de pedras e filtrada por uma bomba e pelas raízes das plantas. Lucas adorou e só pensa em nadar com os peixes!
Renata Tilli, paisagista, também tem um delicioso lago em seu jardim. Nele convivem peixes, plantas e pessoas em perfeita harmonia. A árvore cereja-do-Rio-Grande faz sombra ao lado, acompanhada de várias bananeiras comuns. As bordas desta piscina natural são permeadas por lavanda francesa, costela de adão e samambaias.