Exame Logo

5 dicas que ajudam a controlar a vontade de comer doces

Algumas estratégias podem reduzir a vontade de atacar aquela sobremesa depois do almoço

Estratégias infalíveis (Thinkstock)

Daniela Barbosa

Publicado em 19 de maio de 2016 às 09h08.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h14.

São Paulo - Quem resiste a uma sobremesa depois do almoço? Ou aquele chocolate no meio da tarde? A verdade é que açúcar vicia e algumas pesquisas indicam que ele pode levar até a dependência. Um estudo recente do Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros come doces cinco ou mais vezes por dia. Entre os jovens de 18 e 24 anos, 30% deles consomem doces com regularidade, ou seja, todos dias. O levantamento teve como intuito alertar as pessoas sobre os riscos da diabete, não que a ingestão de doces esteja diretamente ligada ao desenvolvimento da doença, mas à obesidade e ao sedentarismo sim.  Para driblar a vontade de comer doces todos os dias e até mais de uma vez ao dia, a nutricionista Kelly Damasceno, da clínica Dr. Rainer Moreira, listou algumas estratégias que podem diminuir o desejo de comer menos açúcar ao longo do dia. Veja nas imagens quais são elas.
  • 2. Distribua as calorias ao longo do dia

    2 /7(Thinkstock)

  • Veja também

    Levando em consideração a rotina de cada um, o ideal é que as calorias sejam distribuídas ao longo do dia, ou seja, no café da manhã, almoço e jantar.

    "Quando a distribuição não é feita da maneira ideal - maior aporte calórico em momentos que exijam essa necessidade - o corpo tende a compensar através do aumento do estímulo da fome ou vontade específica de comer carboidrato ou doce, principalmente no final de tarde e noite", afirma especialista.

  • 3. Cuidado com a restrição de carboidratos

    3 /7(Thinkstock)

  • Segundo a nutricionista, carboidratos não são vilões, mas eles precisam estar presentes com qualidade.

    "O consumo de alimentos ricos em carboidrato de alto índice glicêmico gera um pico de glicose. Se no momento que você comeu não houve uma atividade que exigisse essa demanda de energia, seu corpo armazena em forma de gordura e pouco tempo depois, com a queda brusca de glicemia, o mecanismo da fome é ativado novamente", explica Kelly.

  • 4. Invista em alimentos que melhoram o humor

    4 /7(Thinkstock)

    Alimentos como castanhas, abacate, banana, leite e derivados precisam fazer parte da dieta, pois eles são precursores de serotonina, o neurotransmissor do prazer e bem-estar.

  • 5. Cuidado também com o adoçante

    5 /7(Thinkstock)

    O consumo de adoçantes de maneira excessiva pode causar uma grande confusão no organismo. Isso porque, ao consumir adoçante, o corpo se prepara para uma digestão, porém ela não acontece já que adoçantes passam pelo trato intestinal sem serem digeridos e absorvidos.  "Neste caso, o mecanismo de fome é ativado, mas o de saciedade não. Por isso, o indivíduo sentirá maior desejo por comida, muitas vezes por carboidrato, ao longo do dia.
  • 6. Beba chá

    6 /7(Thinkstock)

    Além de serem excelentes no auxílio de perda de peso, alguns chás atuam também no controle do apetite  Chás são excelentes para auxiliar no processo de emagrecimento. Alguns atuam no controle de apetite e no aumento do catabolismo de gordura, principalmente o chá verde.  Segundo a especialista, seu uso deve ser aliado a hábitos de vida saudáveis e sua quantidade deve ser controlada. Estudos recentes demonstraram que apesar de inúmeros benefícios, o uso indiscriminado foi associado com possíveis desordens hepáticas.
  • 7. Falando em saúde...

    7 /7(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:DietasDocesEmagrecimentoObesidadeSaúdeSaúde e boa forma

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame