São Paulo – Depois de um susto com a saúde, o empresário Fernando Gabas, que desde muito jovem sempre manteve uma vida agitada, precisou mudar alguns hábitos e encontrou na meditação a forma de desacelerar e encontrar equilíbrio.
Gabas, que atualmente é presidente da Heartz e sócio em cinco outras empresas, mantém um projeto paralelo, o Life Matters – o qual compartilha experiências e dá dicas de como manter uma vida física, emocional, espiritual e profissional saudável.
Certificado como instrutor pela One World Academy, na Índia, e pelo Institute of Heart Math, nos Estados Unidos, o empresário ensina técnicas da meditação. A pedido de EXAME.com, Gabas listou 5 dicas infalíveis para quem quer começar com a prática.
Preparação
Procure sempre escolher a mesma hora para meditar. Preferencialmente, pela manhã, ao acordar. Escolha sempre um mesmo local para que você possa sentar confortavelmente e permanecer em silêncio.
Expectativas
Livre-se das expectativas sobre o que acontecerá. Quanto menos você esperar um resultado x ou y melhor será. Se durante a meditação você se distrair, não tem nenhum problema, volte a atenção novamente para a prática.
Esforço
Estamos acostumados a colocarmos esforço em tudo que fazemos No entanto, a meditação é igual ao ato dormir. Se você se esforçar, você não consegue. Relaxe e deixe fluir.
Respiração
A respiração lenta e profunda não somente te acalma como te conecta com você mesmo. Sempre inicie a prática respirando calma e profundamente por sete ciclos.
Sorria
Coloque um sorriso no rosto. Estudos mostram que sorrir aumenta sua felicidade, te acalma e potencializa sua meditação.
-
1. Aliadas
zoom_out_map
1/10 (Freeimages)
São Paulo – Algumas ervas usadas no dia a dia escondem benefícios que vão além de dar mais sabor aos
alimentos. Segundo a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center, a famosa salsinha, por exemplo, pode aliviar até cólicas menstruais. Já o orégano é capaz de combater a bactéria responsável por úlceras gástrica e duodenal. Veja nas imagens 10 ervas poderosas que podem ser aliadas à sua
saúde. E o melhor de tudo, que podem também ser cultivadas em
casa.
-
2. Alecrim
zoom_out_map
2/10 (Wikimedia Commons)
O alecrim, que pode ser usado para fazer chá e também temperar molhos, sopas e carnes, possui ação antisséptica, anti-inflamatória, além de proteger o fígado e controlar a pressão arterial. Ele também pode ajudar no combater da depressão e nos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
-
3. Manjericão
zoom_out_map
3/10 (Reprodução/Flickr/amandabhslater)
Já o manjericão melhora o fluxo sanguíneo, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. Ele normalmente é utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.
-
4. Salsinha
zoom_out_map
4/10 (Freeimages)
A salsinha é um dos temperos mais famosos usados no Brasil. Ela possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. A salsinha também é rica em antioxidantes e age como anti-inflamatório. Pode ser utilizada no preparo de legumes, assados, sopas, massas, carne e frango.
-
5. Tomilho
zoom_out_map
5/10 (Wikimedia Commons/Tekksavvy)
O tomilho possui ação antioxidante e evita também o envelhecimento precoce. Ele ainda atua como antisséptico e ajuda combater doenças do aparelho respiratório. O tempero é muito utilizado em ensopados, pratos com feijão e carnes.
-
6. Hortelã
zoom_out_map
6/10 (Freeimages)
Além de muito saborosa, a hortelã tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, vasoconstritora, expectorante, previne problemas bucais e, ufa, ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Usada muito para preparo de chás e sucos, a hortelã pode dar mais sabor em pratos como feijão, batata, berinjela e cordeiro.
-
7. Camomila
zoom_out_map
7/10 (Stock.XCHNG)
Famosa como calmante natural, a camomila possui também ação antiespasmódica, antidiarreica, analgésica, antialérgica, anti-inflamatória, sedativa e diurética. Ela pode ser utilizada em chás e produtos cosméticos.
-
8. Capim-limão
zoom_out_map
8/10 (Reprodução da web)
O capim-limão possui ação antibacteriana, antitérmica, antianêmica, antidepressiva, além de estimular as funções digestivas. Normalmente ele é usado para o preparo de chás, mas vai bem com salada de frutas e aves.
-
9. Capuchinha
zoom_out_map
9/10 (Wikimedia Commons/Allie_Caulfield)
A Capuchinha possui ação antibacteriana, antisséptica, diurética e digestiva e além de reforçar o sistema imunológico. Essa erva pode ser utilizada em saladas, sucos, temperos e chás.
-
10. Falando em saúde...
zoom_out_map
10/10 (Thinkstock)