5 coisas que você deveria saber sobre o Esquadrão Suicida
Na noite da terça-feira, a Warner Bros. anunciou o elenco de Esquadrão Suicida, uma das muitas adaptações de personagens da DC Comics
Da Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 12h17.
Última atualização em 13 de junho de 2017 às 19h38.
Na noite da terça-feira (2), a Warner Bros. anunciou o elenco de Esquadrão Suicida, uma das muitas adaptações de personagens da DC Comics que a empresa irá lançar até 2020 para tentar destronar o posto da Marvel nos cinemas. A intenção da Warner é de que o Esquadrão Suicida seja uma espécie de Guardiões das Galáxias para o Universo DC nas telas de cinema: personagens desconhecidos (até dos fãs de quadrinhos) que se tornam sucesso de bilheteria - o filme dos Guardiões é o mais assistido nos Estados Unidos em 2014. Mas o que é o Esquadrão Suicida? Quando eles surgiram? Em que histórias eles aparecem? Por que o Coringa está no meio deles? A INFO separou cinco coisas que você precisa saber sobre o futuro filme da DC Comics.
O Esquadrão Suicida surge quando o governo dos Estados Unidos reúne um time de supervilões que recebe a tarefa de completar missões impossíveis (ou suicidas), em troca de redução de suas sentenças. Entre as histórias, está a invasão da sede de uma organização terrorista (matando todos os membros no meio do caminho), o desmantelamento de governos ditatoriais na África ou o extermínio de uma colônia de formigas gigantes geneticamente modificadas (?!). A dinâmica entre os personagens também é simples: todos os membros do grupo se odeiam, além de odiar o governo, que também odeia eles. Ou seja: além da ação, o humor também garantido. Não dá para entender como a DC demorou mais de 27 anos para transformar uma sinopse tão promissora em roteiro de filme.
As histórias do Esquadrão Suicida nos quadrinhos são marcadas por vários cancelamentos. Entre idas e vindas, já foram publicadas nos Estados Unidos quatro versões do grupo de supervilões desde 1987. A estreia do Esquadrão Suicida nos quadrinhos foi publicada em maio de 1987 e durou até 1992. Os personagens voltariam a aparecer em 2001, mas a revista durou menos de um ano antes de ser cancelada novamente pela DC. Uma terceira versão começou a ser publicada em 2011 e foi duramente criticada por ser machista e violenta. Neste ano, pensando na adaptação para os cinemas, a DC lançou um quarto reboot da série, que agora é chamada de Novo Esquadrão Suicida. Mas as vendas continuam baixas e as histórias são chamadas de idiotas pela crítica especializada.
Como o Esquadrão pode ser composto por qualquer um dos vilões da DC Comics, a variedade de formações e personagens é inesgotável. Por isso, a rotatividade do grupo é constante nos quadrinhos. Os membros fixos do Esquadrão Suicida são personagens obscuros do universo DC. O líder da equipe (e provável protagonista do filme) é o Pistoleiro, um vilão secundário de Batman, que será feito por Will Smith na adaptação para cinema. De qualquer forma, é preciso ser muito fã de quadrinhos para saber de quais super-heróis a Encantadora ou o Capitão Bumerangue são antagonistas (precisamos procurar no Google para saber que eles aparecem nos quadrinhos de Super-Homem e Flash, respectivamente) Para aumentar a confusão, os roteiristas da série nos gibis gostam de matar os personagens da equipe. Em 2001, na primeira edição da terceira versão do Esquadrão Suicida, todos os membros do grupo (menos um) foram assassinados ao final da história.
Apesar de quase todos os vilões da DC terem participado do Esquadrão Suicida, o Coringa, arqui-inimigo do Batman, nunca fez parte do grupo. Por isso, foi surpreendente a escalação do ator Jared Leto como o personagem na adaptação para o cinema - e ainda mais após ser anunciado que o Coringa fará parte do Esquadrão. Mas a decisão de colocar o vilão de Batman no filme pode ser explicada por meio de outra personagem que estará nos cinemas, mais do que a popularidade do personagem. A Arlequina, assistente de Coringa nos quadrinhos, é um dos membros fixos da formação atual do Esquadrão Suicida (além de um dos personagens mais rentáveis da DC Comics nos Estados Unidos). A escalação para o papel da atriz Margot Robbie, uma das mais quentes de Hollywood no momento, mostra que a relação entre Arlequina e o Coringa ocupará boa parte do filme.
A Warner Bros. ainda não escalou a atriz que fará um dos papeis mais importantes do filme: Amanda Walter, o contato do Esquadrão Suicida com o governo americano. A personagem é considerada como uma das mais peculiares dos quadrinhos, por fugir completamente do estereotipo dos super-heróis americanos. Amanda é uma burocrata de meia idade e acima do peso, que inferniza a vida dos supervilões com as missões impossíveis. Entre as atrizes mais cotadas para o papel, está Oprah Winfrey. Sim, a apresentadora e uma das mulheres mais importantes dos Estados Unidos.