Em 2017, um dragão destrói o vilarejo onde a família Simpson vive (xfdhyds/Agência Brasil)
Estadão Conteúdo
Publicado em 16 de maio de 2019 às 12h30.
Última atualização em 20 de maio de 2019 às 10h48.
No ar há 30 anos, o desenho Os Simpsons é conhecido por 'prever o futuro'. A eleição de Donald Trump, a invenção do smartwatch e até o roubo de limoeiros premiados foram algumas das premonições do desenho.
Fãs de Game of Thrones notaram, nessa semana, mais um possível acerto dos produtores de Simpsons: Em um episódio de 2017, intitulado Os Sefersons, a família Simpson é inserida em um mundo de fantasia baseado em GoT. E um dragão destrói o vilarejo onde eles habitam. Lembra alguma coisa?
https://www.youtube.com/watch?v=mtGYvg_uRpI
Como uma animação (que bate recordes de permanência no ar na TV americana) consegue "prever" tantos casos, é um mistério, mas aconteceu de novo: em um episódio da 21ª temporada, que foi ao ar em 2010, 'Os Simpsons' previram que os EUA iriam ganhar uma medalha no curling durante as Olimpíadas e acertaram até mesmo que seria contra a Suécia na final - o fato ocorreu na vida real no último sábado, 24.
Em 1998, no episódio 'When You Dish Upon a Star', a série animada imaginou que a companhia Fox poderia ser comprada pela Walt Disney Co., o que de fato ocorreu em dezembro de 2017.
Em 2012, no episódio 'Lisa Goes Gaga', a cantora Lady Gaga aparece "voando" pelo ar presa a fios e toca piano vestida numa roupa bastante criativa, bem como aconteceu na apresentação do Super Bowl LI, em fevereiro de 2017.
A eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA foi prevista em um episódio dos Simpsons em 2000.
Um episódio de 1995 avança 15 anos no futuro para mostrar como seria o casamento da Lisa - numa cena, um cartaz brinca com os Rolling Stones (2010 - A Turnê das Cadeiras de Rodas, diz). Bem, é 2016 e Mick Jagger e companhia ainda estão pulando por aí.
Em 1995, um premiado limoeiro foi roubado de Springfield... bizarramente, isso também aconteceu em Houston, em 2013.
Um tigre ataca os personagens Gunter e Ernst em um show - dez anos depois, Roy Horn (do 'Siegfried e Roy') foi atacado por um tigre branco no palco, o que o deixou parcialmente paralisado.
Homer é conhecido por seu "espírito empreendedor", e em 1998 ele teve a ideia de roubar e revender gordura de restaurantes, e ele até fez Bart fugir da escola para ajudá-lo. Um episódio semelhante ocorreu em 2011, em St. Louis, nos EUA.
Homer vai votar para presidente em 2008, e ele aperta o botão de "Barack Obama", mas a urna contabiliza o voto para o então candidato John McCain. Quatro anos depois, em 2012, um escândalo parecido tomou conta do noticiário nos EUA.
O personagem Abu, de 'Os Simpsons' trabalha em seu mercadinho onde um cartaz, ao fundo, de Trump diz: "Eu quero você... fora (do país)", outra crítica a proposta de Trump contra os imigrantes.
Nesse episódio de 1994, o personagem Dolph tenta mandar uma mensagem em um aparelho touch screen, mas é terrivelmente "corrigido" pelo hoje famoso auto corretor. A questão é que nenhuma das tecnologias existia na época.
O episódio mostra em 1998 um jogo que simula o trabalho no campo e no jardim... embora a realidade virtual ainda não tenha chegado lá, o joguinho Farmville foi bastante popular nos primórdios do Facebook.
Comida de refeitório não é lá a melhor coisa do mundo. Em 1994, o restaurante da escola das crianças em Os Simpsons servia um barril de carne de cavalo... um escândalo em 2013 envolvendo uma grande rede de fast food colocou em questão o uso da mesma carne nos hambúrgeres.
Em 1992, o meio irmão de Homer, Herb, inventou uma máquina que traduzia os resmungos de um bebê em palavras. Hoje em dia, um aplicativo de smartphones "promete" a mesma tarefa.
Mesmo com a máquina um pouco antiquada, a série previu com folga o uso de videoconferências para conversas entre parentes.
No episódio em 2005, Marge consegue transformar uma foto de polaroid em um bolo... a ciência ainda não inventou a magia, mas as impressoras 3D de hoje em dia podem, de fato, imprimir bolos.
O episódio em que a família se muda para uma fazenda tem uma plantação de tomates que sofreram mutações por conta de radiação atômica - o mesmo evento aconteceu no Japão em 2011, 12 anos depois.
Antes da grande epidemia dos últimos anos, o virus era pouco conhecido; mas o espectador atento de 'Os Simpsons' já tinha visto o nome, quando Marge dá para um Bart doente o livro 'George Curioso e o Vírus Ebola'.
O noivo de Lisa no mesmo episódio, Hugh, fala com as pessoas por meio do seu "smart watch" -- parecido com o Apple Watch, que parece que não engrenou, pelo menos aqui no Brasil.
Foi meio que de passagem, mas e esse design? Na série, funcionava como um interfone numa casa.
Miley Cyrus fez isso, mas Homer tinha feito pelo menos 20 anos antes, em 1994.