12 lugares para fugir do agito do Carnaval
Feriadão também pode ser bom para relaxar. Confira alguns destinos que valem a pena nessa época para quem deseja sossego
Da Redação
Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 14h55.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h46.
São Paulo – Mesmo para quem não gosta de confete, marchinhas e fantasias, o Carnaval pode ser uma boa oportunidade de conhecer novos lugares, principalmente neste ano, que terá tão poucos feriados emendados. Nessas últimas semanas antes do início das festas, ainda dá tempo de planejar a viagem . Por isso, EXAME.com conversou com Luiza Antunes, jornalista e blogueira de viagens do 360meridianos, que indicou destinos interessantes para o turista que quer sossego e diversão sem precisar ouvir os batuques dos trios elétricos ou blocos de rua.
Se a ideia é sair do país, alguns de nossos vizinhos da América Latina são boas opções de destinos no Carnaval e o Chile é um deles. No verão, o céu fica mais limpo e é possível ver com mais nitidez a Cordilheira dos Andes. A capital Santiago tem vários passeios em que é possível conhecer a arquitetura, a cultura e a gastronomia locais. Além da cidade, outros pontos que valem a visita são as belezas naturais do Deserto do Atacama, no norte, e da Região dos Lagos, ao sul do país.
“Os Estados Unidos, com exceção da cidade de New Orleans, também são um destino relativamente ‘seguro’ em relação à comemoração do Carnaval”, afirma Luiza. A blogueira indica principalmente as grandes metrópoles para passear, como Nova York, Miami, Orlando, São Francisco, Boston e Chicago. E, como lá é inverno nessa época do ano, é bom se preparar também para o frio e, talvez, neve.
No Brasil, as cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves, na região serrana do Rio Grande do Sul, é alternativa para ficar longe da folia sem morrer de frio, já que esses destinos são muito procurados também no inverno. Lá, o turista pode explorar a gastronomia e a arquitetura bávara, que dá um ar europeu ao lugar, além de outros passeios em parques e museus. “Essas cidades turísticas têm comemorações muito pontuais e valem a pena ser visitadas”, diz Luiza.
As ruas, museus, bosques, parques e praças floridas da cidade de Curitiba, no Paraná, costumam ficar mais vazios durante o Carnaval. Por isso, esse é um bom destino para os que procuram tranquilidade nessa época do ano, de acordo com a blogueira.
Mesmo com desfile de escolas de samba no sambódromo, é possível fugir da folia em Manaus ou em outras cidades do estado. “O Amazonas tem uma festa grande em junho, o festival de Parintins. Isso quer dizer que no carnaval essa é uma região mais tranquila”, afirma Luiza. Os passeios de ecoturismo são a melhor pedida, seja no entorno da capital, seja em cidades mais distantes, como São Gabriel da Cachoeira, onde fica o Pico da Neblina, destino para turistas mais radicais.
“Minha cidade natal, Belo Horizonte (MG), voltou a ter carnavais de rua recentemente. Mas como o movimento ainda é pequeno, não atrapalha quem busca tranquilidade e lugares mais vazios”, diz a jornalista. Os cinco dias de folga são mais que suficientes para conhecer o local e ainda passar um dia no Museu do Inhotim, em Brumadinho (região metropolitana), ou ver as grutas próximas, como a do Maquiné ou do Rei do Mato.
Amantes da natureza e aventura também podem se refugiar no Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Durante o feriado, dá para contratar pacotes turísticos para se afastar da civilização em passeios na mata, enquanto algumas cidades próximas promovem festas de Carnaval para os foliões.
Em um dos maiores paraísos brasileiros, é possível aproveitar o feriadão com tranquilidade. A cidade de Bonito é a mais famosa do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Boquena, que inclui também os municípios de Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul. Essa região atrai muitos turistas nessa época do ano, mas isso não significa que é impossível ter paz. O forte do local é o ecoturismo e os passeios são de cair o queixo.
O único deserto do Brasil fica no Parque do Jalapão, no Tocantins, e é garantia de muita aventura. Em contato intenso com a natureza e pouca estrutura turística, o lugar é indicado para viajantes mais radicais. O aparente desconforto para os viajantes é recompensado com lindas praias, rios de águas cristalinas e na temperatura ideal, nem muito fria, nem muito quente.
Apesar de ter o nome da cidade mineira Diamantina, muito famosa pelo carnaval agitado, a chapada, que fica no centro-oeste da Bahia, está longe de ser palco das confusões dessa época. Assim como os destinos anteriores, aqui o grande atrativo é a natureza, com diversas nascentes de rios, grutas, cavernas, cânions, flora e fauna exuberantes. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem 152 mil hectares e integra as cidades de Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.
Como é uma reserva natural, a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um retiro para o corpo e a mente. Nos passeios, a água cristalina permite convida para mergulhos e banhos de mar, e, além das paisagens paradisíacas, dá para conhecer um pouco da história local em museus e igrejas.
Para se desconectar completamente do mundo, mesmo em época de folia, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, no extremo sul de São Paulo, é uma boa opção. Pertencente à cidade de Cananéia, o lugar tem menos de mil habitantes e mais de 15 mil hectares de Mata Atlântica. Lá não pega sinal de celular, não tem energia elétrica e as casas existentes se mantêm por meio de geradores. Em compensação, há belas praias, cachoeiras, dunas e trilhas para passar o tempo no feriadão. A estrutura turística não é muito grande, já que a hospedagem é feita quase que exclusivamente em pequenas pousadas e em campings, mas nada que deixe o local menos charmoso.