12 lições de vida que o mundo pode aprender com os havaianos
Os moradores do Havaí vivem e respiram o espírito do aloha, mas o que isso quer dizer realmente?
Da Redação
Publicado em 19 de maio de 2014 às 20h20.
A experiência havaiana começa e termina com "aloha", palavra que assinala amor, afeto e misericórdia.
"Aloha" tornou-se uma saudação, usada para dizer "oi" e "tchau". "Alo" quer dizer "presença", e "ha" significa "respiração" - a presença da respiração.
Se você olhar mais além dos resorts turísticos prestigiosos e perfeitos, dos dias intermináveis de tempo maravilhoso e dos coloridos coquetéis de frutas, verá que o Havaí é mais do que aparenta à primeira vista.
Os moradores do Havaí vivem e respiram o espírito do aloha, mas o que isso quer dizer realmente?
"Aloha" é um modo de vida. Basicamente, é uma orientação moral que une o Havaí todo e seus moradores.
A Mãe Terra não poupou esforços neste arquipélago: vegetação tropical verdejante, maravilhas naturais intocadas e mar azul-turquesa com o qual nenhum outro destino no mundo se compara.
Mas não pense que os havaianos enxergam tudo isso como normal e garantido: eles sabem que são abençoados por possuir algumas das maravilhas naturais mais intocadas do mundo.
Por isso, a gratidão é o elemento fundamental do coração havaiano.
O resto do mundo poderia aprender algumas coisas com a cultura havaiana. Ponha um pouco de "aloha" em seu dia e espalhe-o pelo mundo.
Veja a seguir 12 lições de vida que o mundo pode aprender com os havaianos:
1. Menos é mais
No Havaí, menos é mais. Isso diz respeito a tudo, desde o drama e as atitudes negativas até os equipamentos que você leva à praia e as roupas que você veste. Não é preciso estar numa ilha para livrar-se de coisas desnecessárias; jogar fora o que você não precisa e simplificar sua vida pode ajudar a libertá-lo emocional, espiritual e fisicamente.
2. Sorria
Chega de drama! Falando a sério, o sol ainda vai se levantar amanhã, e tudo se resolverá com o tempo. Não é preciso levar as coisas tão a sério e guardar ressentimentos no coração. Aprenda com os moradores do Havaí, onde um ditado popular é "never mind". Basicamente, significa "deixe para lá".
3. Saia de casa e se divirta ao ar livre
"Holoholo" significa sair de casa por simples curtição. Quando foi a última vez que você foi passear a pé só pela diversão, que assistiu ao pôr do sol ou simplesmente ficou sentado em silêncio em sua praia favorita? No Havaí, a natureza é terapia, mas não é preciso embarcar num avião para o meio do Oceano Pacífico para tomar uma boa dose de natureza. Saia de casa e vá brincar com o mundo. Você se sentirá mais ligado à terra.
4. Faça o que você gosta todos os dias
Os havaianos são conhecidos por planejarem seus dias de modo a incluir as coisas que mais gostam de fazer, quer seja surfar, comer ou andar de bicicleta. Qualquer outra coisa fica em segundo lugar - a primazia é dos seus desejos. Deixe sua paixão guiá-lo e você sentirá alegria interna.
5. Coma alimentos locais
Todo o mundo reclama dos preços altos dos alimentos no Havaí, mas os habitantes do arquipélago e alguns turistas sabem que comer comida local significa alimentar-se de iguarias saudáveis e de preço superacessível. No Havaí, paga-se menos para comer o que vem do próprio Havaí. E seu corpo o agradecerá por isso.
6. Olhe as pessoas nos olhos
As ilhas são pequenas, e qualquer coisa que uma pessoa fizer acabará repercutindo para ela, mas não é por isso que os havaianos sorriem uns para os outros. O espírito do "aloha" é acolhedor, e tratar seu vizinho de modo amigável, quer você o conheça ou não, é de praxe nas ilhas.
7. Relaxe mais
Em outros lugares pode ser difícil se descontrair, mas não é preciso viajar até o paraíso para conseguir seu descanso mais que merecido. Mire-se no exemplo dos havaianos e crie um espaço para a descontração em cada dia. Assista ao pôr do sol, mergulhe no mar ou sente-se na rede - relaxar quer dizer tirar tempo da agitação e dos afazeres da vida e focar sua atenção sobre viver a vida nesse momento.
8. Guarde seus aparelhos digitais
Resista à tentação de fotografar tudo e curta o momento plenamente. Você não verá havaianos na praia brincando com seus aparelhos - a inspiração deles vem do sol e da areia. Na realidade, muitos havaianos não mandam SMS. Se querem falar com você ou vê-lo, eles o procuram pessoalmente.
9. Mexa seu corpo
Você não verá muitos havaianos sentados dentro de casa ou malhando em lugares cobertos. Eles não ficam sócios de academias. O lugar onde cuidam do fitness é o mundo. Eles movimentam o corpo todos os dias, seja de que modo for! Podem ser caminhadas, natação, surfe ou "paddle boarding" (surfar deitado na prancha, remando com os braços) - o importante é levantar e movimentar o corpo para ganhar clareza mental e autoconfiança.
10. Respeite a Mãe Natureza.
Os havaianos passam a infância ao ar livre e têm vínculos fortes com a natureza. Ainda crianças, são ensinados que o mar e a terra são a frágil fonte de toda a vida. Não importa onde você resida, a Mãe Natureza é a espinha dorsal da vida. Cuide dela e proteja-a ao máximo.
11. Abra mão das expectativas.
Esqueça seu planejamento e deixe o dia rolar naturalmente. Muitos havaianos acordam sem despertador e deixam o dia avançar do jeito que ele quiser. Além disso, vivendo em um clima tropical é preciso estar preparado para tudo e abrir mão das expectativas em relação a tudo. Não é necessário viver no meio do Oceano Pacífico para aprender essa lição de vida: abrir mão das expectativas é o caminho mais rápido para a felicidade .
12. Arrisque-se mais.
As ilhas havaianas são lugares propícios para se correr riscos e empurrar a vida ao limite. Ali onde nasceu o surfe de ondas grandes, a asa-delta motorizada, a natação com golfinhos selvagens e o paddle boarding, a aventura está presente em todo lugar.
Para a alma de quem ama a aventura, o Havaí representa a busca da felicidade. E, como comprova a vida nas ilhas, correr riscos pode render recompensas memoráveis.