10 carros esportivos incríveis do Salão de Detroit
Conheça alguns dos carros que se destacaram pelo design e alta-performance no salão norte-americano
Da Redação
Publicado em 23 de janeiro de 2014 às 07h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h19.
São Paulo – Os carros esportivos sempre foram uma atração à parte no Salão de Detroit;não à toa que o prêmio do “Carro Norte-americano do Ano” foi justamente para um: o Chevrolet Corvette Stingray. Aqui está um resumo dos principais carros esportivos mostrados em Detroit, são 7 modelos de produção e 3 conceitos; carros que abusaram de potência e precisão, mas sem abrir mão do luxo.
A sexta geração de um dos mais famosos esportivos americanos do mundo foi o grande destaque da Ford no Salão de Detroit. O novo modelo chega ao mercado com a suspensão traseira independente (permitindo que o carro atue em condições extremas) e opção para motor de quatro cilindros.
O novo modelo combina o ar nostálgico dos antigos pony cars (esportivos americanos geralmente de tamanho menor) com a nova identidade visual da Ford.
Apresentada como um modelo global, a nova geração do esportivoaindanão teve a sua importação confirmada para o mercado brasileiro.
Uma versão conversível também deu as caras no estande da montadora em Detroit.
Com um inédito motor 6.2 V8, sobrealimentado com intercooler, o Corvette Stingray Z06 foi um dos modelos apresentados pela General Motors durante o Salão de Detroit. Com o potente motor, a montadora promete entregar 625 cavalos de potência, e 87,8 kgfm de torque.
O esportivo virá de série com rodas de alumínio de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira. Ele ainda contará com painel removível de fibra de carbono no teto.
A nova geração do Corvette Stingray foi bem aclamada pela crítica de Detroit, sendo eleito o "Carro Norte-Americano do Ano", por um júri formado por jornalistas automotivos.
Mary Barra, CEO da General Motors, e o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, conhecem o novo esportivo da Chevrolet durante a apresentação do modelo no salão.
A Chevrolet também levou a versão de corrida do seu esportivo para o Salão de Detroit, o Corvette C7R. Carro está apto para participar de uma variedade de competições de automobilismo, e fará sua estreia durante a 52ª Rolex 24 em Daytona.
A versão de alta-performance do Série 3 é uma das apostas da BMW para o Salão de Detroit (junto, claro, do M4 Coupé). A grande novidade do M3 Sedan, assim como do M4, é o motor de seis cilindros, bem mais potentes que os antigos de oito cilindros. Com ele, a montadora promete 425 cavalos de potência.
O M3 seria uma opção de quatro portas para quem ainda precisa de um pouco de praticidade, mesmo com um carro mais potente (ao contrário do M4, que com sua carroceria coupé traz apenas duas).
Os para-choques foram redesenhados, ganhando entradas de ar mais vistosas. Levemente alargados, os para-lamas abrigam rodas de liga leve aro 18 desenhadas para estas versões. O toque final está nas quatro saídas de escapamento traseiras, deixando claro que estes são carros para poucos.
O modelo apresentado em Detroit é bem mais leve que a sua versão anterior, em parte pelo uso em excesso de materiais nobres. O polímero reforçado com fibra de carbono aparece em diversos componentes, desde o teto até o eixo de transmissão. Já a suspensão é feita inteiramente de alumínio.
Outro esportivo de destaque da BMW foi o M4 Coupé (anteriormente conhecido como M3 Coupé). O estilo mais agressivo da carroceria evidencia a vocação esportiva do modelo, que chega a fazer 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos (com a transmissão manual de seis marchas). O motor é o mesmo usado no M3 Sedan.
O carro foi uma das promessas da montadora alemã para o mercado brasileiro. A previsão da BMW é que o modelo chegue no segundo semestre de 2014.
Não muito distante do estande da BMW estava um rival a altura do M4: Lexus RC F. O modelo de performance foiuma das novidades mais aguardadas do Salão de Detroit. Feito para rivalizar com o alemão, o RC F ganhou um motor novo, sendo considerado pela montadora o "carro V8 com desempenho mais poderoso já desenvolvido pela Lexus".
O motor 5.0 V8 oferece mais de 450 cavalos de potência e 52,8 kgfm de torque. Com isso, o Lexus RC F acelera de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 270 km/h. Em velocidade de cruzeiro, o motor utiliza o ciclo de Atkinson, para aumentar a economia de combustível; em rotações mais elevadas, muda para ciclo de Otto, garantindo alta performance.
Visualmente, um kit aerodinâmico agressivo foi instalado no RC F, incluindo novo para-choque dianteiro, saias laterais revisadas e entradas de ar nos para-lamas. As rodas de alumínio são de 19 polegadas.
A Porsche trouxe o antigo Targa 911 renovado para o Salão de Detroit, mesmo que 20 anos após o último lançamento do modelo. O novo Targa 911 representa uma volta às origens da companhia alemã, com características que remontam ao primeiro modelo, de 1965, como a capota dobrável no lugar do teto de vidro.
O carro deve começar a acelerar nas ruas ainda neste ano, mas sem previsão para as ruas brasileiras. O preço inicial do Targa 4 será de US$ 101.600, enquanto o Targa 4S começará em US$ 116.200.
O modelo foi apresentado com duas opções de motorização: a S, com motor 3.4 de seis cilindros em linha; e a 4S, com motor 3.6. A versão 4 poderá acelerar de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos, alcançando a velocidade máxima de 280 km/h. Já a versão 4S pode ir de 0 a 96 km/h em 4,2 segundos, chegando à máxima de 293 km/h.
Alguns fãs de rali conhecem muito bem esse carro: Subaru WRX STI. O sedã topo de linha da montadora japonesa deve chegar ao mercado ainda em abril deste ano.
Visualmente, é possível perceber o perfil corpulento da carroceria do WRX STI, proporcionado por um kit aerodinâmico exclusivo. Na frente, é possível ver os faróis um pouco menores, além da grade em formato hexagonal.
Na traseira, o destaque fica para o grande aerofólio (já famoso no modelo). As rodas de liga-leve são de 18 polegadas.
O motor é um 2.5 turbo de quatro cilindros, oferecendo 305 cavalos de potência. Completa o conjunto uma transmissão manual de seis marchas. O carro também tem sistema de tração integral e diferencial mecânico controlado pelo motorista.
Para o Salão, a Kia apresentou um modelo conceito com cara de déjà vu. Após uma série de teasers, a montadora revelou o GT4 Stringer concet que parece mais uma versão futurista do Hyundai Genesis Coupé, só que com um motor de corrida que entrega 315 cavalos de potência.
O esportivo conta com tração traseira e uma interessante configuração de assentos (com espaço para duas pessoas na frente e duas atrás). Modelo também conta com faróis verticais de LED, difusor dianteiro em fibra de carbono, capô ventilado e rodas de liga leve de 20 polegadas.
Sem nenhuma surpresa, o conceito esportivo mostrado em Detroit, é fruto do trabalho da equipe de design da Kia Califórnia, lar de seu antecessor de 2012, o conceito Track'ster. Vai ser bem difícil, entretanto, encontrar o modelo nas ruas, pois é pouco provável que a Kia prepare uma versão de produção do conceito.
A Kia informou que o GT4 Stinger concept será equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros movido à gasolina e com injeção direta (T-GDI) de 315 cavalos de potência, atrelado a uma transmissão manual de seis velocidades de relação curta, além de um chassis com uma suspensão double wishbone independente.
A Toyota apresentou o conceitoFuture Toyota 1, ou FT-1, já no primeiro dia do Salão de Detroit. O mais recente lançamento esportivo da Toyota parece ser uma construção da herança de modelos como o Celica e o Supra, já bastantes tradicionais da marca.
O Toyota FT-1 concept foi apresentado com um design bastante agressivo (talvez até um dos mais agressivos da montadora). Possui um para-brisa envolvente na frente, enquanto no interior há um volante inspirado pela Fórmula 1.
O protótipo foi desenvolvido no centro de estilo da marca, na Califórnia (EUA), e antecipa algumas das soluções aerodinâmicas que a Toyota pode usar nos seus modelos futuros.
A Toyota não divulgou detalhes técnicos, mas destacou que o FT-1 possui "um motor dianteiro idealmente equilibrado, layout de um carro com tração traseira e que é alimentado por uma alta tecnologia, com um motor de combustão interna de alto desempenho"
Especula-se que o carro conceito pode dar origem a tão aguardada nova geração do Toyota Supra. Mas enquanto não chega, os fãs de games podem testá-lo no Gran Turismo 6, para o PlayStation 3.
A grande revelação da Nissan para o Salão de Detroit foi oSports Sedan concept, que é cogitado como uma possível prévia da nova geração do Maxima. Modelo é tratado pela marca japonesa como um carro que “captura a essência de um design emocional e enérgico, com proporções de um autêntico esportivo”.
De acordo com a montadora japonesa, trata-se de um carro “arrebatador”, que “oferece a antevisão de um futuro sedã esportivo de produção”.
Dotado de grade dianteira “V-Motion” cromada, o Sports Sedan concept também apresenta faróis no formato de bumerangue, de LED, enquanto as rodas são de 21 polegadas.
O sedã é equipado com motor 3.5 V6, que oferece 300 cavalos de potência. Já a transmissão é a Xtronic (CVT), com perfil esportivo.