12 carros esportivos incríveis do Salão de Frankfurt
Evento automobilístico mostra os mais belos veículos de luxo das maiores montadoras do mundo. Confira alguns deles
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2013 às 17h33.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h28.
São Paulo – Com carros luxuosos , potentes e bonitos, o Salão do Automóvel de Frankfurt pode fazer brilharem os olhos dos motoristas, inclusive dos mais desapegados. A feira é considerada o maior salão de automóveis do mundo e reúne na Alemanha, até o dia 22, mais de mil expositores de 34 países. Entre as dezenas de veículos à mostra, os modelos esportivos são alguns dos destaques. Confira 12 dos que apareceram por lá.
O modelo Audi Sport Quattro Concept é, como o nome diz, um conceito contemporâneo do veterano Sport Quattro, lançado nos anos 80. O veículo revelado no Salão de Frankfurt tem cor amarela chamativa, com grade hexagonal grande na dianteira, rodas de liga leve de 21 polegadas diferentes da versão original, e maiores saídas de escapamento. O modelo é híbrido e traz um motor V8 TFSI 4.0 litros de gasolina, com 567 cavalos de potência, e um propulsor elétrico que gera 153 cv.
A Audi também apresenta no evento o modelo A3 Cabriolet, conversível que chega ao mercado alemão em outubro por 31,7 mil euros (94,5 mil reais). A capota abre e fecha em 18 segundos e haverá três opções de motor: 1.4 litros TFSI, com 140 cv; 1.8 l, com 180 cv; e um a diesel 2.0 l TDI, com 150 cv.
Outro carro conceito criado pela Audi e exibido em Frankfurt é o Nanuk, esportivo com motor V10, turbo-diesel de 544 cavalos de potência, câmbio automático de sete marchas e com capacidade para transitar em terrenos planos e acidentados. Sua velocidade máxima é de 305 quilômetros por hora e ele demora 3,8 segundos para chegar de zero a 100 quilômetros por hora de velocidade.
Em homenagem a Jean Bugatti, filho do fundador da Bugatti, a empresa lançou uma versão especial do superesportivo Veyron chamada Grand Sport Vitesse “Jean Bugatti”. O modelo terá produção limitadíssima, com apenas três unidades, vendidas por 2,28 milhões de euros (6,9 milhões de reais). O motor é W16 8.0 litros, com potência de 1216 cavalos, e é possível chegar de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 2,6 segundos.
O novo Porsche 918 Spyder é um híbrido que foi pensado para concorrer com os modelos LaFerrari e McLaren P1. Principal veículo da marca apresentado no Salão, ele terá duas versões, uma para as ruas e outra para competições. O motor 4.6 V8 a gasolina soma forças com um propulsor elétrico, resultando em 887 cavalos de potência. A velocidade máxima é de 345 quilômetros por hora e, para chegar de zero a 100 km/h, bastam 2,8 segundos. Mesmo com toda essa força, ele pode ser econômico. Se apenas o motor elétrico foi utilizado, o consumo é de 33 km por litro de gasolina.
Possivelmente a última versão da série Gallardo, da Lamborghini, o Squadra Corse é outro destaque da feira. O motor do automóvel é V10, com potência de 570 cavalos e câmbio sequencial de seis marchas. Em 3,4 segundos, ele chega de zero a 100 quilômetros por hora e sua velocidade máxima é de 320 km/h.
O BMW i8 segue o conceito do i3 e se mostra um carro leve (1.490 quilos), com célula de sobrevivência feita de fibra de carbono. Além do belo design, ele é um modelo híbrido, com um motor 1.5 biturbo com três cilindros a gasolina e um motor elétrico. Juntos os dois propulsores somam uma potência de 367 cavalos e alcançam 100 quilômetros por hora em 4,6 segundos. O consumo de combustível também é muito baixo, podendo fazer até 35 km por litro de gasolina, se for usado apenas o motor elétrico.
A edição 458 Speciale da Ferrari é uma releitura da 458 Italia e tem estrutura altamente leve (1.290 quilos), o que confere ao carro um ótimo desempenho. O motor é do tipo V8 4.5 litros, com 605 cavalos de potência, e aceleração de zero a 100 km/h em 3 segundos. Para chegar aos 200 km/h, ele demora só 9 segundos.
Esse carro conceito é fruto de uma parceria entre a montadora Maserati e a marca da alta costura Ermenegildo Zegna, que exploraram cores e tecidos de revestimento para representar a fluidez e a pureza do metal. Essa experiência deu origem a um veículo com cores neutras, como bege e marrom no ambiente interno, e materiais como couro e veludo. A versão tradicional do Quattroporte chegou ao mercado brasileiro em maio deste ano, com uma opção de motorização: V8 3.8 biturbo de 530 cavalos, com transmissão automática de oito velocidades. A velocidade máxima é de mais de 300 km/h e, para chegar de zero a 100 km/h, bastam 4,7 segundos.
Outro produto da Maserati exibido no salão é o Ghibli, já apresentado no Salão de Xangai deste ano. O modelo, cujo apelo esportivo é maior do que o do Quattroporte, tem motor V6 3.0, com potência de 330 cavalos, e consegue alcançar os 100 quilômetros por hora em 5,6 segundos.
Apresentado pela divisão europeia da GM, o Monza Concept é um modelo conceito inspirado nas ondas do mar à beira da praia. O automóvel tem apenas 1,31 metro de altura e 4,69 metros de comprimento, capacidade para quatro pessoas e porta-malas de 500 litros de espaço. A motorização é híbrida, contando com um sistema elétrico e um motor três cilindros 1.0 turbo a gás natural, que estende a autonomia do veículo.
O futurista Peugeot Onyx Concept é o carro conceito da montadora francesa, já apresentado em outros salões, desde 2012, e que volta ao foco nesta edição do evento de Frankfurt. Com painel digital e volante inspirado em aviões, o veículo é híbrido e tem velocidade máxima de 410 quilômetros por hora. Ele conta com um motor 1.6 THP, de 256 cavalos, e um propulsor elétrico de 120 cavalos de potência, que conferem um consumo de 25 quilômetros por litro.