11 híbridos de arrancar OMG em Nova York
O Salão do Automóvel de Nova York abre oficialmente as portas para o público nesta sexta (29), mas a imprensa especializada já deu as caras por lá. Veja a seguir alguns do modelos híbridos que estão dando o que falar
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h37.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h40.
A fim de mostrar a sua visão de futuro da tecnologia e do design de seus crossovers, a Subaru leva ao salão o seu primeiro filhote híbrido a entrar em produção, o XV Crosstrek Hybrid. O modelo combina um motor a gasolina de 2.0 litros boxer e um motor elétrico, de 13,4cv, acoplados ao tradicional sistema de tração integral da marca. O híbrido conta ainda com baterias de lítio que são recarregadas durante a frenagem. Já o câmbio será CVT, de marchas continuamente variáveis.
Pensa que só carros de porte médio aderem à onda verde? Não mesmo. Prova disso é o aclamado SUV Escalade Hybrid 2013, que conta com uma travagem regenerativa que converte a energia cinética do veículo em energia elétrica para uso posterior pelos motores elétricos. A gestão eficiente de combustível é feita pelo sistema Active Fuel Management, que, quando possível, desativa quatro dos oito cilindros para reduzir o consumo de gasolina.
Depois do compacto Prius (a primeira geração do híbrido da Toyota lançada em 1977), a montadora japonesa propõe o sistema híbrido para um modelo SUV. O Toyota Highlander é para quem busca sustentabilidade e espaço sobre quatro-rodas. Com cara de brabo, o modelo chega com motor 2.5 Atkinson de 156 cv e motor elétrico de 141 cv. Informações oficiais sobre o desempenho não foram reveladas, o que deve acontecer nos próximos meses.
A Porsche leva à NY o protótipo híbrido Panamera Sport Turismo, que impressiona no desempenho. Juntos, o motor a combustão e o motor elétrico garantem ao protótipo aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de seis segundos. No modo de condução puramente elétrico, o protótipo tem autonomia de pelo menos 30km, atingindo velocidade máxima de 130km/h.
A marca da gravata dourada também leva à Nova York um representante híbrido, o Chrevolet Malibu Eco. Na versão alternativa, o modelo conta com a tecnologia híbrida eAssist que recarrega um pack de baterias de íons de lítio, além do sistema start/stop que contribui para a redução no consumo de combustível.
Em sintonia com as tendências do mercado automotivo, a montadora americana aposta em mais uma representante para sua ofensiva 'verde'. Quem sai do forno é o C-Max Hybrid. O veículo combina um motor a gasolina de quatro cilindros e outro elétrico, que juntos entregam 188 cv de potência. Em baixas velocidades, o carro anda só na eletricidade, e nas altas entra em cena o motor a combustão.
Esportivo e ecológico, o híbrido de dois lugares Honda CR-Z (abreviação em inglês de Compact Renaissance Zero) ganhou uma repaginada no visual, que incluem farois de LED e novas rodas de liga leve. O up-grade também se estendeu ao conjunto propulsor: a potência dos motores a combustão e elétrico foram aumentadas, sem comprometer, no entanto, o consumo de energia ou as emissões. Quando combinados, os dois motores garantem consumo médio de 20 quilômetros por litro de combustível.
Na linha de utilitários pesados mas “verdinhos” sob o capô, a GM apresenta o GMC Yucon híbrido, que ganhou uma repaginada. Para maximizar a eficiência do combustível, o modelo ganhou uma ponta mais aerodinâmica e com sombrancelhas mais baixas. O carro tem um motor a gasolia Vortec 6.0L V8 e outro elétrico. Em baixas velocidades, é possível assumir o modo puramente elétrico.
A maior montadora da Coreia do Sul aposta suas fichas “verdes” no Sonata Hybrid, que fez estreia mundial no New York International Auto Show, no ano passado. Ela está de volta na edição 2013. Equipado com um motor a combustão 2.0, transmissão automática de seis velocidades e um motor elétrico híbrido de 30kW, o carro oferece uma potência máxima de 191 cv e gera economia de 21 km/l. O veículo dispõe também de uma espécie de eco guia em seu painel para ajudar os motoristas a dirigir de maneira mais econômica.
Investir em tecnologias que contribuam com a preservação da natureza é um dos motes da divisão de veículos de luxo da Toyota. A aposta verde da Lexus é o modelo compacto CT200h. O primeiro carro híbrido da marca utiliza uma motorização hibrida a gasolina, que garante consumo de 3,8 l/100 km e emissões reduzidas de CO2 (87 g/km).
O primeiro híbrido de luxo do Grupo Ford associa um motor a combustão de quatro cilindros e 2,5 litros e um motor elétrico, que juntos entregam um potência máxima de 240 cavalos. O sedã de interior luxuoso e com excelentes acabamentos tem desempenho que impressiona, fazendo 19,2 km/l na cidade. O carro traz ainda um dispositivo de direção no painel, que ajuda o motorista a aprimorar a economia de combustível e o desempenho do híbrido.