11 alimentos que não precisariam de data de validade
Muitas vezes os prazos não passam de recomendações dos produtores sobre quando a qualidade do produto estará melhor
Da Redação
Publicado em 2 de setembro de 2016 às 16h04.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h08.
O sistema de prazo de validade de alimentos é confuso. Para começo de conversa, há mais de uma data para tentar entender – “best by” (indica que o alimento será mais fresco se consumido até essa data, mas não estará necessariamente estragado depois dela), “sell by” (indica o prazo em que o produto deve ser vendido pela loja). E, em segundo lugar, essas datas em muitos casos estão totalmente equivocadas. Além disso, os consumidores não têm certeza de como interpretá-las, de modo que muitos alimentos ainda com boa qualidade são jogados no lixo devido a esses prazos. Muitas vezes os prazos não passam de recomendações dos produtores sobre quando a qualidade do produto estará melhor, não de quando seu consumo passa a representar um risco à saúde. Na realidade, alguns alimentos não estragam. Nunca. Isso mesmo: alguns alimentos podem ser conservados por tempo indeterminado, mesmo que haja uma data de validade impressa sobre suas embalagens.
Se você já se cansou de jogar fora comida que ainda está boa, é hora de saber quais são os alimentos que nunca estragam. Há 11 deles; aprenda quais são e então guarde-os para sempre. Ou até o dia em que for comê-los.
Se você já se cansou de jogar fora comida que ainda está boa, é hora de saber quais são os alimentos que nunca estragam. Há 11 deles; aprenda quais são e então guarde-os para sempre. Ou até o dia em que for comê-los.
O mel pode ser conservado por tempo indeterminado. Ele pode mudar de cor e se cristalizar, mas ainda poderá ser comido sem problema algum. Se o seu mel ficar cristalizado, coloque o vidro aberto numa panela de água quente e mexa-o até os cristais se dissolverem.
Mesmo que a embalagem do arroz ficar coberta de pó, o arroz que está lá dentro estará tão bom quanto no dia em que você o comprou. Isso se aplica ao arroz branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati. O arroz integral não tem a mesma sorte: devido a seu teor mais alto de gordura, pode ficar rançoso. Para garantir a qualidade de seu arroz, basta guardá-lo num recipiente bem fechado, no qual não penetre ar, para não permitir a entrada de carunchos.
Pode comprar vinagre branco em embalagem de atacado sem se preocupar: não será preciso jogá-lo fora. Ele nunca se estragará, porque fica fresco para sempre. Portanto, vale fazer um estoque do produto. Assim você sempre poderá recorrer a ele para fazer molhos de salada, marinadas e até mesmo para uso na limpeza doméstica.
Como é feito de álcool, o extrato puro de baunilha permanece fresco e saboroso pelo tempo que você o tiver em sua despensa. A baunilha de imitação não possui a mesma duração. Pensando nisso, pode valer a pena optar pela baunilha um pouco mais cara, sem prazo de validade.
Sal de cozinha, sal kosher ou sal marinho conservam ao longo de anos a mesma qualidade que tinham no dia em que você os comprou.
Para conservar amido de milho por tempo indeterminado, conserve-o bem seco, em recipiente bem fechado e num lugar de temperatura amena. Considerando que dificilmente você acabará com um recipiente grande de amido de milho em pouco tempo, é bom saber que não precisará repor seu estoque – nunca.
No caso do açúcar, o problema não é conservá-lo fresco, mas impedir que endureça e vire uma pedra. O açúcar nunca estraga porque não é um ambiente que propicia crescimento bacteriano. Apenas se certifique de guardá-lo num recipiente bem fechado, para protegê-lo de bichinhos e umidade.
Não é preciso se apressar para acabar com aquela garrafa de 1,5 litro de rum: as bebidas alcoólicas fortes se conservam bem em lugares escuros e frios, por mais tempo que o necessário. Seu bar pode até ser um objeto que passa de geração para geração. A bebida pode perder um pouquinho de seu aroma, mas não a ponto de isso ser perceptível.
O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.
O café solúvel pode ser guardado no freezer para sempre, quer a embalagem já tenha sido aberta ou não.
Como o café solúvel, se você o guardar congelado ele ficará bom para sempre. E a gente acha que você deve sempre guardar um pouco de xarope de bordo em seu congelador, para que nunca mais seja obrigado a comer panquecas sem essa delícia em cima.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025