Exame Logo

10 projetos de iluminação inspiradores

Designers elegem projetos de iluminação surpreendentes e explicam o que define um bom trabalho

Iluminados (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2015 às 11h53.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h36.

Qual o papel da iluminação em um projeto arquitetônico? Para a lighting designer Junia Azenha, do escritório Foco, Luz & Desenho, de São Paulo, a luz deve complementar o projeto e valorizar seus elementos construtivos. “Para mim, um bom projeto luminotécnico é aquele que, com pouca intervenção, resolve e valoriza os problemas da arquitetura . Também é o que é esteticamente admirável, mas também durável”, afirma a profissional. Conversamos com Junia e com Guinter Parschalk, lighting designer do radix estudio de design, de São Paulo, para eleger os 10 projetos luminotécnicos mais inspiradores do mundo.
  • 2. Estação da Luz (São Paulo/Brasil)

    2 /12(foto/Divulgação)

  • Veja também

    O projeto luminotécnico é assinado pelo lighting designer Gilberto Franco e valoriza os traços arquitetônicos de um dos pontos turísticos mais agitados da capital. “O prédio tem uma arquitetura antiga e que, com a luz, fica muito bem desenhada. A luz, sobretudo os contrastes, contribui para definir melhor as nuances e os detalhes arquitetônicos”, afirma Junia Azenha, do escritório paulistando Foco, Luz & Desenho
  • 3. Centro Cultural Britânico Brasileiro (São Paulo/Brasil)

    3 /12(Divulgação)

  • Esther Stiller é a profissional responsável por iluminar esse prédio de Pinheiros, em São Paulo, onde o Brasil e a Inglaterra se encontram e que, de tempos em tempos, é palco de um evento com realezas. “É uma obra linda e bem resolvida. As luzes horizontais e as lentes são bem localizadas e tornam os volumes bem definidos. Não há excessos”, avalia Junia.
  • 4. Igreja da Pampulha (Belo Horizonte/Brasil)

    4 /12(Divulgação)

    Outro projeto luminotécnico inspirador é a Igreja de São Francisco de Assis, assinado pela arquiteta Mônica Lobo. “A arquitetura sinuosa de Niemeyer é desafiadora na hora de iluminar e a Mônica consegue dar conta de valorizar áreas difíceis, como as inclinadas”, diz Junia Azenha, do escritório paulistando Foco, Luz & Desenho, justificando a escolha.
  • 5. Marie-Elisabeth Lüders Building House (Berlim/Alemanha)

    5 /12(Divulgação)

    O prédio integra o novo complexo parlamentar da cidade de Berlim e é assinado pelo escritório alemão Licht Kunst Licht. “Amo os projetos deste escritório. Há um rigor e um nível de detalhamento de quem domina as técnicas de luz. A habilidade faz com que as construções sejam, plasticamente, inspiradoras. Os profissionais desse escritório são simples, rigorosos e corretos e têm trabalhos que são referências mundiais”, afirma Junia
  • 6. Zollverein Coal Mine Industrial Complex (Essen/Alemanha)

    6 /12(Divulgação)

    O projeto deste complexo industrial alemão, localizado na cidade de Essen, na Alemanha, é assinado pelo escritório alemão Licht Kunst Licht, do que Junia Azenha é fã.
  • 7. Museu de Arte Comtemporânea de Niterói (Niterói/Brasil)

    7 /12(Divulgação)

    Eleito pelo lighting designer Guinter Parschalk, do radix estudio de design, como inspirador, o projeto de iluminação do prédio assinado por Oscar Niemeyer é de autoria de Peter Gasper. Seu efeito luminotécnico é resultante da união da luz solar que entra pelas frestas com as lâmpadas distribuídas pelos espaços.
  • 8. Han Show Theatre (Wuhan/China)

    8 /12(Divulgação)

    Assinado por Qiu Wei, Wang Yuan e Chen Xiaoxiang, esse edifício é inspirado na tradicional lanterna vermelha chinesa. Para o lighting designer Guinter Parschalk, do radix estudio de design, é um dos trabalhos mais inspiradores do oriente.
  • 9. Memorial Nacional de 11 de Setembro (New York/EUA)

    9 /12(Divulgação)

    A iluminação deste prédio, construído em homenagem às vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro, é um projeto de Paul Marantz. Segundo Guinter Parschalk, do radix estudio de design
  • 10. Memorial das Vitimas da Violência, no Parque Chapultepec (Cidade do México/México)

    10 /12(Divulgação)

    Este memorial é uma obra arquitetônica que busca materializar a violência presente na sociedade mexicana. As luzes foram distribuídas pelo espaço por Gustavo Àviles e foram eleitas por Guinter Parschalk, do radix estudio de design, como um projeto luminoténico bem resolvido.
  • 11. BruumRuum (Barcelona/Espanha)

    11 /12(Divulgação)

    Esta é uma obra interativa com luzes assinada por Maurici Ginés. Trata-se de um espaço que incentiva a participação do público e com LEDs e sensores luminotécnicos que acendem e apagam de acordo com as reações sonoras de quem está passando pela praça. Eleito por Guinter Parschalk, do radix estudio de design, como inspirador.
  • 12. Veja agora as piscinas de casas de famosos

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaDecoraçãoDesign

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame