10 filmes que nos ajudam a entender distúrbios psicológicos
Seja com suspense, comédia romântica ou animação, esses filmes mostram a vida através do olhar de quem sofre de algum transtorno mental
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2016 às 11h40.
Apesar de andarmos avançando muito em termos de desmistificação do conceito de saúde mental, colocar-se no lugar de pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio psíquico ainda é, provavelmente, um dos desafios mais difíceis. As histórias que se têm acesso, porém, podem ajudar (e muito) nessa tarefa. Seja em livros , como A Redoma de Vidro de Sylvia Plath, em séries , como Orange is The New Black (com Lolly e Crazy Eyes) ou em filmes , como os aqui debaixo, as narrativas têm o poder de nos colocar no lugar dos outros - e de fazerem até mesmo crianças entenderem um pouco melhor certas questões da mente humana.
Do diretor de A Origem e dos melhores filmes já feitos sobre o Batman (Christopher Nolan), este filme de 2000 conta a história de Leonard, um moço que está com dificuldades em entender sua vida após o assassinato de sua esposa.
Com Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, o filme conta a história de um professor que, depois de sair de uma instituição psiquiátrica, volta a morar com os pais e se envolve com uma víuva. Aborda de forma descontraída a bipolaridade e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
O clima nada leve e extremamente competitivo do balé profissional vai fazendo com que a protagonista desse filme, interpretada por Natalie Portman, vá adoecendo seu psiquismo. Nesse filme superintenso, a personagem vai descobrindo sua esquizofrenia - e nós acompanhando seu sofrimento.
Angelina Jolie e Winona Ryder convivem em uma instituição psiquiátrica neste filme, baseado em um livro autobiográfico de Susanna Kaysen. O filme aborda, por conta do ambiente em que acontece, vários tipos diferentes de transtornos mentais.
Conta a história real de John Forbes Nash Jr., interpretado por Russel Crow. Ele é um matemático que tem esquizofrenia, cujos sintomas precisa enfrentar para conseguir construir sua carreira e viver sua vida.
Leonardo DiCaprio vive nesse filme um marechal cuja missão é investigar o desaparecimento de uma paciente em um hospital psiquiátrico sinistro. Apesar de não parecer de início, no entanto, é ele mesmo que acaba se mostrando um dos mais perturbados.
Apesar de não ser um transtorno mental, não há dúvida de que o diagnóstico de Alzheimer também mexe com a cabeça das pessoas. No filme, a personagem de Julianne Moore, uma professora de linguística, tem a vida virada de cabeça para baixo depois de descobrir ser vítima desse mal.
Craig está no ensino médio e tem pensamentos suicidas. Internado em uma clínica, onde fica em observação por uma semana, ele conhece pacientes com outros transtornos.
Não precisa ser filme ~sério~ nem tenso para falar das complicações da mente humana. Este desenho da Pixar é uma das maiores provas disso. Vencedor do Oscar de Melhor Animação, Divertidamente mostra como funcionam as emoções de Riley, uma garota de 11 anos que está passando pelo primeiro grande desafio emocional de sua vida: mudar-se de cidade.
Assim como no filme anterior, este traz logo na personagem principal um distúrbio mental. Depois de Procurando Nemo, a história de Dory comprovou ser interessante o suficiente para ganhar um filme próprio - e, para as crianças, ver que é possível viver uma vida feliz mesmo enfrentando esse tipo de dificuldade é mais que didático: é inspirador.
Mais lidas
Mais de Casual
Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundoMegane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 milOs 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online