Carreira

Uma boa questão de concurso sobre concordância verbal

Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional, resolve e comenta uma questão sobre concordância verbal que caiu no último concurso do TJ/SP

15. Estudar (Photo Pin)

15. Estudar (Photo Pin)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 11h36.

É impressionante como a Língua Portuguesa, nos processos seletivos, tem o poder de selecionar os candidatos. Vejamos, hoje, uma questão sobre Concordância Verbal, do último concurso do TJ/SP.

"Pato manco. O termo da política norte-americana é usado para classificar executivos eleitos cuja aprovação popular e minoria no Legislativo os _____________ incapacitados de alterar significativamente a vida dos governados. Se tudo correr como _____________ as pesquisas de intenção de voto, as eleições de novembro nos EUA, com renovação completa da Casa dos Representantes e um terço do Senado, _______________ o presidente Barack Obama refém de um Congresso dominado pela oposição."
(www.cartacapital.com.br, 06.10.2014. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

a) deixa... indica... deixará
b) deixam... indica... deixarão
c) deixam... indicam... deixarão
d) deixa... indicam... deixarão
e) deixam... indicam... deixará

No primeiro espaço, destaca-se que a forma verbal “deixam” deve concordar com a expressão composta “aprovação popular e minoria no Legislativo”; em palavras análogas: “a aprovação popular e a minoria no Legislativo deixam incapacitados os executivos.”

No segundo espaço, salienta-se a existência do hipérbato ou, simplesmente, a inversão em meio a um sujeito no plural. No entanto, com a sequência direta, fica simples perceber que “as pesquisas de intenção de voto indicam.”

Finalmente, no terceiro espaço, o verbo “deixar” deve concordar com o sujeito, também, no plural. Cadê o sujeito? Basta que se retirem as expressões entre vírgulas; sendo assim, “as eleições de novembro nos EUA deixarão o presidente Barack Obama refém de um Congresso dominado pela oposição”.

Todos os verbos no plural? Parabéns a você por ter optado, inicialmente, pela letra “c”! 

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – Damásio Educacional
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramática

Mais de Carreira

Quer emprego no Carnaval? Feriado já não freia mais contratações no Brasil, diz pesquisa

Essa ferramenta de IA está se tornando aliada dos criadores de conteúdo e desafiando o ChatGPT

As quatro ferramentas de IA que estão revolucionando a produtividade e o lucro de líderes

Por que começar seus prompts do ChatGPT com esta palavra faz diferença?