Carreira

Três sinais vermelhos para você prestar atenção durante uma entrevista de emprego

Além de se preparar para a entrevista em si, o candidato deve ficar atento a alguns sinais

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 28 de outubro de 2024 às 10h30.

Quem nunca passou por momentos de apreensão durante uma entrevista de emprego? Alguns sinais de alerta durante o processo podem ser mais preocupantes do que outros. Confira três momentos em que você deve prestar mais atenção sobre o que está ocorrendo em seu projeto para conquistar uma nova vaga, de acordo com a CNBC:

A empresa cancelou a entrevista e depois me deu um "bolo"

A repórter da CNBC, Gili Malinsky, diz que teve uma primeira entrevista para um emprego marcada para as 9h30 da manhã numa cafeteria. Depois de reorganizar seu dia para poder estar presencialmente ao local combinado, a candidata recebe, às 17h30 do dia anterior da conversa, um email informando da necessidade de remarcar a entrevista.

Por um lado, "coisas acontecem", diz Stacie Haller, consultora de carreira na Resume Builder, acrescentando que "fui gerente de contratação. Contratei milhares de pessoas na minha carreira. E às vezes tenho que cancelar uma entrevista".

Mais tarde no processo de entrevista, Malinsky encontrou-se com funcionários na empresa e fez um teste de redação. Perguntada por e-mail sobre a faixa salarial, a empresa nunca mais respondeu depois da devolutiva da candidata.

Empresa cortou a vaga durante o processo de contratação

Gili Malinsky lembra também de uma empresa para qual se candidatou e depois foi informada que cortariam a vaga para a qual ela estava no processo. "No final, continuamos a entrevista sobre outra vaga, que era parecida", lembra.

"É bem possível que a vaga tenha mudado ou sido modificada enquanto eles estavam entrevistando as pessoas", diz Amanda Augustine, especialista em carreiras. Ela alerta que um sinal ruim seria se nova ocupação fosse muito diferente da proposta, com mais atribuições e um salário menor.

Sempre ouça seu instinto

Se durante o processo de entrevista você sentir que algo está errado, “vá verificar com alguém depois”, como um amigo, colega ou outra pessoa do seu círculo profissional para ver se é típico, diz Haller.

O ponto principal, porém, é “sempre ouça seu instinto”, diz Haller, acrescentando que “se algo parece errado para você, está errado. Se algo parece estranho para você, é estranho.”

Inevitavelmente, como um possível empregador o trata durante o processo de entrevista é indicativo de como ele o tratará como um funcionário oficial. Preste bastante atenção e certifique-se de que está recebendo o nível de respeito e comunicação que merece, porque “não melhora depois que você trabalha lá”, alerta Haller.

Acompanhe tudo sobre:Guia de Carreira

Mais de Carreira

É o fim do home office? Pesquisa revela as tendências do RH para 2025

Seja um Top Voice no LinkedIn: veja 5 dicas para se destacar na plataforma usando IA

Como aplicar a técnica usada por Steve Jobs para treinar seu cérebro

7 profissões para quem gosta de comunicação