Você sabe o que significa estar 'transido de frio'?
Antes de tudo, a palavra transido é paroxítona, ou seja, a penúltima sílaba é a tônica: tran-si-do. Entenda o significado
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2021 às 17h37.
Última atualização em 29 de julho de 2021 às 16h27.
(por Diogo Arrais, professor de Português — @diogoarrais)
Você já ouviu a expressão "transido de frio "? Antes de tudo, a palavra transido é paroxítona, ou seja, a penúltima sílaba é a tônica: tran-si-do.
Particípio do verbo transir, transido significa impregnado, transpassado, perpassado: um sujeito transido de frio está impregnado de frio.
Esse curioso vocábulo pode remeter a alguém tomado por uma determinada sensação: transido de preocupação, transido de ansiedade ou transido de medo .
O escritor Guimarães Rosa usou assim a expressão:
"Olha para fora, transido, arrepiado, não ousando choramingar..." (João Guimarães Rosa, Ave, palavra)
Agora, um outro desafio: conjugue o presente do indicativo de transir. Pense, reflita...aparente "problema" à vista.
Transir é verbo defectivo: possui conjugação incompleta. No presente do indicativo, existem a 1ª e a 2ª pessoas do plural: nós transimos, vós transis.
A princípio, como verbo transitivo direto, significa "ir ou passar através de":
"O vento gelado transia a sala de estar."
Em sentido figurado, também na transitividade direta (não exigência da preposição), é possível vê-lo como "causar estarrecimento":
"A espantosa visão transiu-o."
"A paixão transiu-o de vez."
Apesar de esse verbo não constar no Dicionário Prático de Regência Verbal, do importante professor Celso Pedro Luft, o Aulete português traz a seguinte sentença:
"Se alguém te encarar fito, há de transir-te" (Castilho)
Transir, transido: sabedoria vocabular rica a todos nós, falantes e escritores da Língua Portuguesa. Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal no Youtube !