Carreira

Quer trabalhar na ONU? Há vagas para brasileiros em 6 áreas

A ONU está com inscrições abertas para seu programa de jovens profissionais. Confira como funciona a seleção e veja uma amostra da prova escrita


	ONU: seleção de jovens profissionais é aberta para brasileiros
 (Joshua Lott/Reuters)

ONU: seleção de jovens profissionais é aberta para brasileiros (Joshua Lott/Reuters)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 5 de julho de 2014 às 13h39.

São Paulo – Notícia boa para quem fala fluentemente inglês e francês. Um dos lugares mais cobiçados por quem sonha com o serviço público internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU), está com oportunidades para jovens profissionais.As inscrições já estão abertas e o prazo varia entre 13 e 20 de agosto, dependendo da vaga.

O Young Professional Programme (YPP) é voltado para quem tem até 32 anos. Neste ano, a ONU está aceitando candidaturas de pessoas de 54 países selecionados e o Brasil está na lista. De acordo com o site da ONU, aprovados podem receber salários anuais a partir de 46.730 dólares.

Para participar é preciso ter, no mínimo nível superior completo. São seis áreas com oportunidades: economia, direitos humanos, sistemas e tecnologia da informação, fotografia, política e produção de rádio.

A disputa promete ser acirrada. Em 2013, foram mais de 22 mil inscritos. A dica para quem quer aumentar as chances de aprovação é compreender profundamente o funcionamento da Organização, segundo Marcella Winter, coordenadora do curso preparatório Clio Internacional.

“As vagas são para o Secretariado, que coordena as mais variadas atividades da ONU, portanto, é muito importante que o candidato domine assuntos relativos à atividade das Nações Unidas na área da vaga para a qual concorre”, explica Marcella.

Seleção é feita em 3 etapas

A seleção ocorre em três etapas. Na primeira fase é preciso enviar o currículo e carta de motivação. “A carta deve conter a exposição dos motivos que o levam a se candidatar para a vaga, relato de sua experiência na área e esclarecimento de que forma poderá contribuir para os trabalhos da Organização”, explica Marcella.

Na segunda fase, é a vez da prova discursiva. É composta pelo general paper, em que são testados conhecimento de relações internacionais e habilidade de escrita e pelo Specializaded Paper, que valida o conhecimento específico na área em que o candidato concorre.

Conhecer as atividades desempenhadas pelo Secretariado é primordial para quem vai fazer a prova de relações internacionais. “Além disso, é importante saber quais as questões atuais da agenda da ONU”, diz Marcella. Leia jornais, artigos acadêmicos e outras publicações especializadas na área para a qual você está prestando.

A última fase traz a prova oral. “Nela, será validada a proficiência na língua inglesa e será m feita uma entrevista, com questões relativas às competências necessárias para ocupar o cargo”, diz Marcella.

Aprovados são chamados para começar a trabalhar depois de três meses do fim do processo seletivo. “Ou podem entrar em um cadastro de reserva, sendo convocados segundo a necessidade do Secretariado”, diz Marcella.

A seguir confira como é o General Paper, uma das provas escritas da seleção do YPP. Esta é a única amostra que a ONU disponibiliza em seu site:

//www.scribd.com/embeds/231544368/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-9s4MJhD0XVg4FBLKol17&show_recommendations=false

Acompanhe tudo sobre:JovensONUvagas-de-emprego

Mais de Carreira

Olimpíadas 2024: Veja os resultados do Brasil no primeiro dia de disputa

Lista de concursos em agosto: Veja as mais de 16 mil vagas de empregos no setor público

11 frases para evitar se quiser ser um marqueteiro de sucesso

O alvo dela é o pódio das Olimpíadas 2024: a história de Ana Luiza Caetano, do tiro com arco

Mais na Exame