Programadores representam 12% dos freelancers brasileiros, diz pesquisa
O foco do levantamento são profissões ditas 'criativas' ou não-braçais, de áreas como moda, arquitetura e marketing
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2015 às 07h20.
Existem mais de 10 milhões de trabalhadores freelancers no Brasil. Cerca de 31% deles está em São Paulo, seguido por Minas Gerais, com 11%, e Alagoas e Rio de Janeiro, com 10% cada.
Esses são alguns dos números de uma pesquisa realizada pela empresa mineira TraktoPro, criadora de um aplicativo que calcula valores de trabalhos e prepara orçamentos.
O estudo, intitulado "Freelando no Brasil", ouviu 9 mil profissionais freelancers. Destes, 31% são da área de design gráfico, 22% de cinema/televisão/vídeo, enquanto que desenvolvedores e programadores e publicitários estão empatados com 12%.
Em relação a gêneros, os resultados são bem equilibrados, com 52% de homens e 48% de mulheres. O custo de vida médio desses profissionais, incluindo alimentação, moradia e transporte, é de R$ 3.610.
O foco do levantamento são profissões ditas "criativas" ou não-braçais, de áreas como moda, arquitetura e marketing.
Um estudo completo precisaria contemplar uma série de outras profissões, como motorista, pintor, cozinheira ou babá. O número de 10 milhões de freelancers, segundo a pesquisa, é baseado em indicadores de instituições como Firjam e Sebrae.