Carreira

Profissões do futuro

QUEM: Yacoff Sarkovas EMPRESA: Agência Articultura CARGO: Gestor de patrocínio O que faz um gestor de patrocínio? Até os anos 80, comunicação empresarial era sinônimo de publicidade. Mas a partir dos anos 90 mídias alternativas passaram a atrair a atenção do consumidor. O gestor se preocupa em estruturar as políticas de patrocínio tanto para as […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.

QUEM: Yacoff Sarkovas
EMPRESA: Agência Articultura
CARGO: Gestor de patrocínio

O que faz um gestor de patrocínio?
Até os anos 80, comunicação empresarial era sinônimo de publicidade. Mas a partir dos anos 90 mídias alternativas passaram a atrair a atenção do consumidor. O gestor se preocupa em estruturar as políticas de patrocínio tanto para as empresas como para os patrocinados: times esportivos, área de música, artes e toda sorte de atividade social.

Qual formação deve ter esse gestor?
As pessoas que trabalham com isso geralmente têm experiências no campo da captação de recursos. Quanto à formação acadêmica, elas geralmente vêm da área de marketing ou administração e têm interesse pela vida cultural.

Qual o potencial de crescimento desse setor?
É um dos mercados de comunicação que mais crescem no mundo. Há algo em torno de 1 bilhão de dólares investidos em patrocínio no Brasil. O International Event Group -- entidade americana que coleta estatísticas sobre o tema -- estima que haja 14,6 bilhões de dólares nesse setor espalhados pelo mundo. A América Latina recebe 2% desse total.

Como está o mercado para os gestores de patrocínio no Brasil?
Se não houvesse maturidade no mercado, não haveria espaço para uma agência como a Articultura -- que só faz isso. Entre outros feitos, tivemos participação na mostra Brasil 500 Anos e somos responsáveis pelos patrocínios da Petrobras.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'