Carreira

Pague um almoço a um colega

Novas ideias surgem de conversas triviais com profissionais bem informados

Almoço de negócios (Getty Images)

Almoço de negócios (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 14h24.

"Desenvolver uma visão sistêmica significa conhecer o impacto de seu trabalho na ação dos outros, olhando para o resultado de sua atividade de maneira mais ampla", diz Joel Dutra, professor da Faculdade de Engenharia e Administração da Universidade de São Paulo.

Para desenvolver essa postura, o professor sugere participar de projetos em outras áreas para compreender seu papel na cadeia de operação da empresa. “Isso ajuda a pensar fora da caixa e até a criar outros tipos de processo”, diz.

Chame um colega bem informado de outra área para um almoço — novas ideias surgem de conversas triviais. A visão sistêmica, diz Joel, ajuda a diminuir as ineficiências das empresas, que, em sua maioria, encontram-se nas interfaces.

"Na passagem de uma atividade de uma área funcional para outra normalmente existem perdas de eficiência, porque nenhuma das partes tem uma visão do todo, e isso gera retrabalho, falhas de comunicação e diminuição da produtividade", afirma.

Por que adotar um olhar 360º

Um profissional com visão sistêmica amplia seu espaço de atuação na empresa e tem mais chances de mostrar competência, desenvolver potenciais e atrair a atenção dos líderes. Mesmo que falte tempo para desenvolver essa habilidade, é preciso tentar.

Opção zona de conforto

Se o profissional não colocar energia nesse processo, a tendência é ser visto como um funcionário acomodado. Logo, receberá sempre as atividades operacionais. Como consequência, as oportunidades de promoção para esse empregado são limitadas.

Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhoComportamentoEdição 187Networking

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões