Exame Logo

O que dizem 10 jovens que trabalham na Movile, dona do iFood

Dez estagiários contam o que fazem, como é o dia a dia de trabalho na Movile e como foi o processo de seleção

Como é trabalhar na Movile (Luisa Melo/EXAME.com)

Camila Pati

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 06h04.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h10.

São Paulo – Autonomia é a palavra que mais se repete no discurso dos jovens estagiários da Movile, que desenvolve e investe em jogos, como o infantil Playkids, e aplicativos, como o iFood e o Maplink. A empresa está com inscrições abertas para estágio até o dia 10 de setembro. Com salários que giram em torno dos 1,5 mil reais, segundo informações publicadas na comunidade de carreiras Love Mondays, eles têm a oportunidade de participar de atividades de impacto em seu dia a dia de trabalho, nas mais diversas áreas, coisa rara para um estagiário. A comunicação fácil com todo mundo da empresa também é outro ponto valorizado. Os horários flexíveis e benefícios como café da manhã, auxílio para estudar idiomas e academia são alguns dos mimos mais festejados. Aos interessados nas vagas disponíveis para estágio, os jovens, em coro, dão um conselho: autenticidade. Eles também alertam: não espere um processo seletivo tradicional. Quase todos contaram ter se surpreendido com o aspecto inusitado da dinâmica de grupo. Navegue pelas fotos e confira o que eles contaram sobre a seleção e a rotina de trabalho.
  • 2. André Bonfatti, 23 anos

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    O que faz?
    "Sou programador fullstack com foco em backend e operações." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "A dinâmica em grupo foi bastante inusitada, construtiva e desafiadora. Porém, o que me surpreendeu foi a entrevista técnica que apresentou um nível de dificuldade muito maior que de outras seleções de estágios que participei em empresas de TI. O dia a dia  é bastante desafiador e sinto que esta fase do processo já havia me dado um gostinho do que seria esperado de mim." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "Logo na primeira semana já me foram incumbidas tarefas de grande impacto e me foi dada uma autonomia que eu não imaginava para a execução das mesmas. Porém, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, Peter” (Homem Aranha); e o foco em resultados que está no DNA da Movile já me fez sentir a pegada. Animal!" O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Para nós, programadores, a Movile apresenta um ambiente ímpar. Aqui existem pessoas excelentes (e algumas até referências no país) em todas as frentes de tecnologia da empresa e todos são totalmente abertos para falar de seus trabalhos ou assuntos diversos. O que aprendi na universidade com certeza me ajudou, mas o que estou aprendendo na Movile está sendo essencial para minha carreira. Outro benefício que faz a diferença: alta flexibilidade.

    O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "Prepare o melhor que você tem e venha com tudo!"
  • 3. Beatriz Zarattini, 21 anos

    3 /12(Divulgação)

  • Há quanto tempo faz estágio na Movile?
    "Cinco meses." O que faz?
    "Trabalho na área de branding, somos responsáveis por difundir, dentro e fora da Movile, a missão da empresa, que é tornar a vida das pessoas melhor por meio dos seus aplicativos. Basicamente faço toda a parte de comunicação englobando relações públicas e social media." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "Acredito que a parte mais desafiadora no processo seletivo foi a dinâmica bem inusitada. Foi um desafio que eu nunca tinha vivenciado e acho difícil que alguém tenha vindo preparado para essa experiência. A seleção fugiu totalmente do senso comum e isso motivou todos nós candidatos a mostrarmos nosso melhor e demonstrarmos que tínhamos uma visão macro." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "Não tenho dúvidas de que o que mais me surpreendeu e ainda me surpreende é a fidelidade da Movile aos seus valores e a aderência dos movilianos a eles. Para ser um verdadeiro moviliano é preciso que você seja GENTE FIRME, ou seja, é uma empresa que valoriza pessoas com brilho nos olhos, focadas nos clientes, obcecadas por resultados, meritocráticas e sustentadas por ética. E é exatamente este clima que eu sinto e posso conviver com pessoas incríveis e aprender diariamente. Venho animadíssima trabalhar!" O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Eu amo ser da área de comunicação e poder fazer relações públicas, para mim isso é muito claro! E essa parte que eu mais gosto é muito alinhada com o que eu acredito que seja o maior benefício oferecido pela Movile, que é a falta de hierarquia e a acessibilidade que temos a qualquer pessoa da empresa, ou seja, poder me comunicar o tempo todo. Isso contribui absurdamente no meu desenvolvimento! Tenho a oportunidade de falar com muita gente de áreas diferentes e cada dia aprendo algo novo sobre a Movile. Isso só reforça ainda mais o desejo da empresa em ter pessoas globais e ela com certeza oferece condições para que você se torne uma."
  • 4. Arthur De Lio Tavares da Silva, 27 anos

    4 /12(Divulgação)

    Há quanto tempo faz estágio na Movile?
    "Cinco meses." O que faz?
    "Trabalho na área de Operações de Conteúdo do PlayKids." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "A dinâmica de grupo com certeza é a parte mais desafiadora do processo, pois deixa claro que não basta você ter um bom currículo. Durante o processo, fomos colocados em situações que eu nunca tinha pensando antes, bem diferente das dinâmicas das outras empresas, em que a maioria dos candidatos já têm as respostas prontas, de tão parecidas que são. Você precisa ser bom, rápido e saber improvisar bastante, tudo isso individualmente e em equipe" O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "A velocidade das mudanças, a falta de burocracia e a comunicação entre as pessoas. Tudo muda muito rápido aqui dentro, e é fácil sugerir alguma mudança ou melhoria para todos os setores. Todos estão sempre dispostos a ouvir e explicar tudo que preciso." O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Poder trabalhar em um produto global, competitivo, que faz diferença na vida de milhares de crianças e que me desafia todos os dias a melhorar o que faço." O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "Sejam autênticos e saibam improvisar, pois vão testar suas capacidades e suas respostas até o limite. May the force be with you (Que a força esteja com você)!"
  • 5. Carolina Prochnon, 21 anos

    5 /12(Divulgação)

    Há quanto tempo faz estágio na Movile?
    "Cinco meses." O que faz?
    "Trabalho na área de facilities, que na verdade é a área responsável por cuidar de todo o ambiente dos escritórios da Movile." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "O processo seletivo é totalmente inusitado e cheio de surpresas, não existem respostas padrão e a régua de candidatos é muito alta. Responder sobre cases reais da empresa na dinâmica, com candidatos incríveis, foi muito desafiador. Eu não imaginava trabalhar em Ffcilities e hoje vejo que não poderia estar fazendo outra coisa, o cuidado da área de Gente no processo é demais." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "Com certeza o dia a dia cheio de surpresas. Na Movile, um dia nunca é como o outro, e os estagiários têm muita autonomia e responsabilidades dentro da empresa. Além disso, o contato com os movilianos no processo de integração foi demais, porque tive a oportunidade de entender cada área da empresa e como realmente é a Movile." O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "O que mais me motiva são as oportunidades e desafios constantes. Nossos clientes são as movilianas e os movilianos, e nós trabalhamos em equipe para causar impacto positivo dentro da empresa, ser reconhecido por tornar o escritório algo que vai muito além do trabalho, é muito gratificante." O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "A Movile é um lugar incrível. Seja você mesmo no processo e dê o seu melhor, porque vale muito a pena."
  • 6. Gustavo Basso, 23 anos

    6 /12(Divulgação)

    Há quanto tempo faz estágio na Movile?
    "Cinco meses". O que faz?
    "Estagiário de produtos no PlayKids." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "O fato de que as atividades propostas e os desafios apresentados são cases reais da Movile com limitações que vemos no dia a dia." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "A confiança. A Movile é uma empresa que espera grandes resultados de todos, e com a gente não foi diferente. Tenho total liberdade e autonomia nas atividades para que possa aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas e os desafios enfrentados, ao mesmo tempo em que tenho acesso a todas as pessoas excepcionais que trabalham aqui." O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Trabalhar com produtos de alcance global, como o PlayKids, me mostrou que quem nos faz crescer são os nossos usuários, pessoas reais com problemas reais e que veem no nosso trabalho uma maneira de melhorar suas vidas. Cada foto, vídeo e mensagem de agradecimento que recebemos dos pais e de seus filhos nos motiva a continuar todos os dias.
    A Movile quer que seus colaboradores se sintam em casa e por isso tem grande cuidado e atenção com seus escritórios, para que o trabalho seja o mais produtivo possível mantendo o tom inspirador." O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "A Movile quer vocês do jeito que vocês são, sejam autênticos e não tenham medo de errar. Mais importante que saber tudo é ter vontade de aprender, se envolver com o que você acredita e encarar desafios com um sorriso no rosto."
  • 7. Ludmila Rodrigues Ribeiro, 25 anos

    7 /12(Divulgação)

    O que faz?
    "Trabalho na área de mobile content encantando nossos clientes com soluções e produtos para o mercado de telefonia móvel." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "O grande desafio é que o processo seletivo é extremamente criativo e nada convencional, mostra que para trabalhar aqui temos que pensar fora da caixa constantemente." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    “Além do ambiente descontraído, são as pessoas. Aqui todos estão dispostos a te ajudar no que for necessário independente da área que sejam, somos um Big Team. ” O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Quando estava em busca de um estágio um dos pontos que considerava importante era um dia a dia dinâmico, e o meu trabalho é exatamente assim, nenhum dia é igual ao outro e tenho total autonomia no que faço. Os benefícios são ótimos, mas, sem dúvidas, a Academia Movile está no meu Top 5!" O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "Confie muito em você e acredite no seu potencial. No processo haverá candidatos excepcionais, mas a avaliação vai muito além da qualificação de cada um. Pense grande e boa sorte."
  • 8. Hélio Costa, 23 anos

    8 /12(Divulgação)

    Há quanto tempo faz estágio na Movile?
    "Cinco meses." O que faz?
    "Trabalho com o time de marketing do PlayKids" O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "O fato de explorarem nossa capacidade de sinergia dentro de equipes completamente desconhecidas." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "A horizontalidade da comunicação. Foi uma característica citada durante o processo, mas vivenciá-la de fato é uma experiência que acelera muito a curva de aprendizagem." O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "O fato de todas as atividades que eu executo terem um impacto real no PlayKids. Na Movile nós nunca fazemos algo que não faça sentido ou que não traga resultados relevantes, isso acaba criando habilidades lógicas e operacionais muito acima da média." O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "Informação é poder. Estudem muito o mercado mobile (em escala global) e tragam insights relevantes para as etapas do processo seletivo."
  • 9. João Vitor Marchiore, 22 anos

    9 /12(Divulgação)

    O que faz?
    "Trabalho no financeiro, FP&A (Planejamento Financeiro e Análise)." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "Com certeza a dinâmica em grupo, principalmente aqui na Movile. Normalmente temos a visão de que processo seletivo é algo bem quadrado e sem muitas diferenças. Até que você entra numa sala que se chama Cinema, participa de um jogo de tabuleiro com um dado enorme e responde a cases reais de empresas do grupo." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "A Movile realmente vê os estagiários com olhos diferentes. Isso fica muito claro quando percebo a autonomia que tenho. Além de ter um horário bem flexível, sou realmente dono do que faço, então consigo organizar muito bem minha vida dentro e fora daqui." O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Acho FP&A incrível. Tenho possibilidade de conversar e questionar pessoas de várias áreas e aprender um pouco com cada um deles. Também gosto muito de trabalhar com o time financeiro, é sempre bom participar de um time unido como o nosso. Dos benefícios, o que mais gosto é o café da manhã, é muito bom poder acordar um pouco mais tarde e não se preocupar em preparar o café. É show." O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "A Movile é sensacional, principalmente quando os valores seus e dela combinam. Venha tranquilo e mostre quem você é. Don’t Panic!"
  • 10. Luara Rodrigues Codognotto, 21 anos

    10 /12(Divulgação)

    O que faz?
    "Estagiária de Marketing no PlayKids."

    O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "O processo reflete bastante como é trabalhar na empresa: muito divertido, cheio de surpresas e com uma boa pitada de pressão para a tomada de decisões. A dinâmica, com certeza, foi a parte mais desafiadora e também a mais legal. Responder sobre situações reais do cotidiano da equipe da empresa deixou todo mundo com mais vontade de fazer parte disso. Mas, o mais difícil foi lidar com a ansiedade pelo resultado."

    O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?

    "O quanto as pessoas são acessíveis e estão dispostas a ajudar a entender tudo o que acontece aqui, a rapidez com que as coisas mudam e quão rápido eu fui capaz de aprender com essas mudanças e me adaptar, graças a ajuda dos outros."

    O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?

    "Gosto muito da autonomia que tenho, consigo ter visão estratégica e participar de decisões. Também gosto da correria que é o dia a dia e, no meu caso, por ser da área de marketing, gosto muito do desafio de ter que entender o consumidor que é bem diferente de mim, que são mães e crianças. Da parte dos benefícios, é ótimo ter horários flexíveis e um ambiente amigável.

    O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?

    "Esqueçam dos outros processos seletivos que vocês já participaram, em que existia resposta certa e errada para as perguntas. Demonstre a sua vontade de estar ali, improvise, esteja pronto para responder sob pressão e procure não 'enfeitar' muito as coisas que disser. Tenha confiança, e o mais importante: nunca desista de resolver um problema apresentado, sempre tem um jeito. Boa sorte, talvez a gente se encontre por aqui."
  • 11. Suzana Correa Petropouleas, 24 anos

    11 /12(Divulgação)

    O que faz?
    "Trabalho na área de business development – M&A. Meu trabalho envolve principalmente pesquisas de mercado e estratégias de desenvolvimento de negócios das empresas investidas." O que achou mais desafiador no processo seletivo?
    "Era esperada uma agilidade enorme da nossa parte na resolução de vários cases num curto espaço de tempo. Nós tínhamos que pensar rápido e colocar o que sabíamos em prática sem receio de se expor. E foi ótimo para já dar um feeling de como as coisas funcionam aqui: tudo acontece muito rápido, o nível de exigência é desafiador e o dia a dia é bastante dinâmico." O que mais surpreendeu você ao começar a trabalhar na Movile?
    "Realmente é uma empresa comprometida em tornar a vida das pessoas melhor, dos funcionários aos clientes. É incrível trabalhar com pessoas que também são apaixonadas por novas tecnologias que revolucionam modelos de negócios e ampliam o acesso às facilidades que elas proporcionam." O que mais gosta no trabalho que desempenha e entre os benefícios oferecidos pela empresa?
    "Meu trabalho exige bastante raciocínio crítico, análise e criatividade. Tenho aprendido muito em pouco tempo e acho isso incrível. Gosto também do foco em resultados e em inovação de processos em detrimento de burocratizações desnecessárias e do ambiente de trabalho flexível e informal, que reflete a preocupação em aliar produtividade e qualidade de vida. O subsídio para cursos de línguas também é ótimo."

    O que diria para os candidatos ao estágio na Movile?
    "Venham sem medo. A Movile é a cara da nossa geração e tem tudo o que procuramos: dinamismo, flexibilidade, desafios, muita inovação, ambiente amigável e possibilidade de aprender e se desenvolver muito. E a área de RH se preocupa em fazer com que o processo seletivo seja uma experiência positiva para todos os candidatos. É divertida e agrega bastante. Boa sorte."
  • 12. Por falar em estágio....

    12 /12(Divulgação/Twitter)

  • Acompanhe tudo sobre:Jovens

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame