Carreira

O erro silencioso que está sabotando a produtividade com IA no seu time

Sem orientação adequada, a IA pode prejudicar decisões. Lideranças devem transformar o uso da tecnologia em vantagem estratégica

Inteligência Artificial vai destravar novas possibilidades nos negócios (Westend61/Getty Images)

Inteligência Artificial vai destravar novas possibilidades nos negócios (Westend61/Getty Images)

Publicado em 21 de janeiro de 2026 às 10h26.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Na era da inteligência artificial generativa, ferramentas como ChatGPT e Gemini se tornaram parte do dia a dia de empresas que querem se manter competitivas. Mas, sem o devido preparo, essas ferramentas podem mais atrapalhar do que ajudar. 

É o que revelou uma pesquisa com pequenos empreendedores no Quênia. Enquanto os mais experientes aumentaram lucros e receitas em até 15% com o uso da IA, os menos preparados viram seus resultados caírem em 8%. 

A diferença cai sobre a capacidade analítica, julgamento e experiência para avaliar as respostas da tecnologia. As informações foram retiradas de Forbes.

Se deseja aprender as maiores ferramentas de IA do mercado, clique aqui para garantir vaga em curso gratuito sobre o tema 

A IA pode impulsionar ou sabotar — tudo depende de quem a opera

A analogia usada por Aytekin Tank, CEO da Jotform, é simples e eficaz: duas tenistas têm a chance de treinar com um especialista. Uma tem experiência e sabe absorver os ensinamentos. 

A outra, iniciante, fica confusa e piora ainda mais sua performance. O mesmo vale para a inteligência artificial, levando em consideração que seu valor depende da experiência de quem a utiliza.

A IA pode ser uma ferramenta poderosa de geração de ideias, análise de dados e produtividade. Mas líderes que desejam colher os benefícios da tecnologia precisam garantir que suas equipes tenham preparo técnico e mentalidade crítica. Não se trata apenas de treinar, mas de ensinar a questionar. 

Algumas das perguntas que os profissionais da Jotform são incentivados a fazer antes de aceitar qualquer sugestão vinda de uma IA:

  • Que suposições estão sendo feitas? 
  • Falta algum contexto? 
  • Essa resposta está mesmo alinhada ao nosso negócio?

Treinamento é essencial, mas precisa respeitar o ritmo dos profissionais

A recomendação mais óbvia — oferecer treinamentos — esbarra na realidade de que os profissionais já estão sobrecarregados. Por isso, uma alternativa inteligente é integrar a IA aos fluxos de trabalho já existentes. 

Saia da superfície: esse curso gratuito revela os segredos para transformar a carreira usando inteligência artificial; inscreva-se aqui 

Dessa forma, os funcionários aprendem na prática, durante suas tarefas do dia a dia, sem comprometer seu tempo pessoal.

Mas essa integração precisa vir acompanhada de diretrizes claras sobre onde a IA entra no processo e em que momento a decisão deve ser 100% humana? Para que a IA seja uma aliada real, é preciso estabelecer limites, como usar a ferramenta para rascunhos e ideias iniciais, mas deixar a revisão final para o olhar humano.

Na prática, isso significa recompensar quem usa a IA com inteligência — quem avalia, revisa e ajusta — e não apenas quem a utiliza de forma rápida e automática. A ideia é criar uma cultura em que o uso da IA seja transparente e estratégico: não basta mostrar o que a IA entregou, é preciso explicar o raciocínio por trás do uso da ferramenta.

EXAME libera vagas para curso gratuito de IA

De olho nesse movimento e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial. 

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.  O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?

- Automatizar tarefas repetitivas.
- Personalizar sua abordagem profissional.
- Tomar decisões inteligentes com base em dados.
- Conectar-se melhor com clientes e colegas.
- Aumentar sua produtividade e credibilidade.

Para garantir a sua vaga, clique aqui

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IAInteligência artificial

Mais de Carreira

CEO da Uber Brasil: ‘De vez em quando eu faço Uber’

Esse é maior erro dos líderes hoje, diz CEO da Heineken Brasil

CEO que fatura US$ 300 milhões revela técnica para manter mentalidade vencedora

Três maneiras de discordar de alguém ‘sem parecer arrogante’, fala especialista em psicologia