Redação Exame
Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 17h06.
Chelsea Hirschhorn era advogada e avessa a riscos, até enxergar valor em um produto inusitado: um aspirador nasal para bebês. Ao adquirir a empresa que o vendia, ela fundou a Frida, hoje uma marca reconhecida nos EUA no setor de cuidados com a maternidade.
Sem rodadas de investimento e com uma estratégia orientada à execução sólida, Hirschhorn criou um negócio rentável e virou exemplo de liderança que vai na contramão do hype. As informações são da CNBC Make It.
Muitos fundadores celebram a pressa e a disrupção. Hirschhorn escolheu o oposto. Ao lançar a Frida, em 2014, seu plano era simples: desenvolver uma empresa lucrativa sem depender de capital de risco.
“Crescimento rápido nunca foi nosso objetivo”, afirma.
“Adotei uma abordagem prática e em ritmo constante, o oposto do que se espera de um fundador tradicional.”, disse.
Esse cuidado com o passo a passo, segundo a CEO, foi o que permitiu à Frida crescer com sustentabilidade e manter controle estratégico sobre o negócio.
Do Direito à liderança: a virada de chave empreendedora
Antes da Frida, Hirschhorn era advogada na área de falências. A virada veio quando uma vizinha presenteou sua família com um produto sueco pouco conhecido nos EUA: o NoseFrida, um aspirador nasal infantil.
Vendo o potencial de mercado, Chelsea comprou a pequena empresa da vizinha e começou a estudar o setor de cuidados parentais. Apesar do medo inicial de abandonar sua carreira, teve o incentivo do marido, que se tornaria presidente da nova empresa.
“Sou naturalmente organizada e detalhista. No começo, isso parecia um obstáculo... mas percebi que era o meu superpoder como líder.”, explicou.
Desde o início, Hirschhorn decidiu não levantar rodadas de venture capital. A opção por crescer com os próprios recursos foi estratégica:
Em um ecossistema onde “crescer rápido a qualquer custo” ainda é o mantra, a CEO da Frida mostra que o verdadeiro diferencial pode estar em ir contra a corrente, e fazer isso com convicção.
Hoje, Hirschhorn define seu estilo de liderança como empático, transparente e adaptado à sua fase de vida. Mãe e executiva, ela valoriza o bem-estar da equipe e oferece benefícios como cortes de cabelo e manicure no escritório.
“Pode parecer algo pequeno, mas mostra que priorizamos a saúde mental e o tempo das pessoas.”
Além da empatia, ela mantém a exigência alta quanto a entrega, foco e rigor, uma combinação que espelha os valores ensinados na Masterclass: alta performance com humanidade.
A masterclass “Liderança com Jorge Paulo Lemann” é gratuita e online. Você terá acesso a três módulos exclusivos que ensinam a pensar grande com clareza, executar com simplicidade e eficácia e construir uma rede de pessoas talentosas para impulsionar sua carreira.
Com essa masterclass você pode: