Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h35.
Aurimar Santana Cerqueira é conhecido como Harry. A julgar pela solução de software que criou, bem que seu sobrenome poderia ser Potter - o bruxo cuja história da escritora inglesa J.K. Rowling vendeu mais de 30 milhões de exemplares. Nosso Harry brasileiro não estudou em Hogwarts, mas tem uma formação excelente. É formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e em computação no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). Depois de trabalhar cinco anos desenvolvendo sistemas corporativos na Shiseido, empresa do setor de cosméticos, resolveu atuar como autônomo. Em 1997, descobriu um nicho de mercado que mudou sua vida.
Naquele ano, foi chamado para desenvolver um software para a AGF Seguros. Durante o projeto, descobriu que muitos conceitos que construiu poderiam ser aplicados em qualquer outra seguradora.
Foi nesse momento que Harry teve uma idéia tão inovadora que até hoje é exclusividade no Brasil. Ele criou uma solução para o mercado de seguros e previdência 100% online. "O produto casou a funcionalidade com a necessidade de flexibilidade que o mercado tinha", diz. "É um verdadeiro McDonalds das operações de seguro, pela padronização e rapidez que oferece nos processos."
Hoje a solução já foi adotada por dez empresas no Brasil e por cinco em outros países. Como ele exportou a solução? Simples. A implantação bem-sucedida em subsidiárias brasileiras chamou a atenção das multinacionais. Seu software já é usado em outras subsidiárias de países como Índia, Indonésia, Tailândia, Hong Kong e Espanha. Mesmo com a excelência no mercado brasileiro, Harry nem pensa em parar. Além de atender mais clientes, dentro e fora do país, ele pretende também lançar outras novidades. Não tem medo de arriscar. "O Brasil do futuro precisa de pessoas com esse perfil", acredita.