Carreira

IA: transformações radicais no mercado pedem requalificação constante; saiba como se preparar

Série online, gratuita e com certificado ensina como liderar projetos que utilizam inteligência artificial para se tornar um dos profissionais mais valorizados do mercado

Já é possível enxergar a IA como um apoio ao trabalho humano e cada vez menos atrelá-la a algo negativo. (Sean Anthony Eddy/iStockphoto)

Já é possível enxergar a IA como um apoio ao trabalho humano e cada vez menos atrelá-la a algo negativo. (Sean Anthony Eddy/iStockphoto)

Júlia Cerqueira
Júlia Cerqueira

Content Writer

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 07h00.

Última atualização em 4 de janeiro de 2024 às 14h53.

Ferramentas de inteligência artificial se tornaram parte da rotina de profissionais de diversos segmentos e a tendência é que essa tecnologia ocupe ainda mais espaço. O estudo Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, indica que 75% das empresas já buscam incorporar a IA em seus negócios nos próximos anos. 

Em paralelo à implementação da IA, os profissionais também precisam desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para acompanhar o que alguns especialistas chamam de “a maior revolução de carreiras da história”.

Ainda existem polêmicas e receios sobre o avanço exponencial da IA. No entanto, já é possível enxergá-la mais como um apoio ao trabalho humano e cada vez menos como uma ameaça, já que a tecnologia pode ser utilizada para potencializar a carreira e os negócios.

Descubra como você pode trabalhar em uma das áreas mais promissoras de 2024. Assista à série online e gratuita da EXAME clicando aqui

O que o mercado quer 

Uma pesquisa feita pela edX, plataforma de cursos online co-fundada pela Harvard e MIT, indica os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho. O levantamento mostra que 47% dos participantes acreditam que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho. 

Mas afinal, o que é necessário para começar a trabalhar em conjunto com a inteligência artificial? Um estudo conduzido pelo LinkedIn aponta alguns caminhos. O documento  mostra que as competências mais desejadas pelos recrutadores são:   

  • Excel;
  • inglês;
  • habilidades analíticas;
  • estruturação de dados;
  • reconhecimento de padrões;
  • aprendizado de máquina (machine learning).

Agora que você já sabe o que o mercado busca, é hora de colocar a mão na massa e descobrir como alavancar sua carreira implementando a inteligência artificial em negócios de todas as áreas. Para te ajudar nessa jornada, a EXAME está lançando a série 100% online Inteligência Artificial: carreira do futuro. Clique aqui e saiba mais.

Onde estão as oportunidades

As oportunidades para trabalhar com inteligência artificial estão por todos os lados. Algumas atividades que já existem, como desenvolvedor de IA generativa, cientista de dados e especialista em cibersegurança vão ganhar ainda mais força enquanto outras irão surgir. A Forbes listou quatro profissões que serão criadas pela inteligência artificial. Confira:

  1. Especialista em ética da IA: responsável por avaliar e orientar o desenvolvimento, implementação e uso de inteligência artificial de maneira ética. Isso envolve identificar e mitigar possíveis vieses, assegurar transparência e responsabilidade nas decisões tomadas por sistemas de inteligência artificial, além de garantir o respeito aos princípios éticos ao lidar com questões como privacidade, segurança e impactos sociais. 
  2. Curador de informações para IA: sua função é coletar, organizar e gerenciar conjuntos de dados utilizados para treinar modelos de inteligência artificial. Isso inclui a seleção criteriosa de dados relevantes, a remoção de vieses indesejados e a garantia da qualidade e representatividade dos dados.
  3. Engenheiro de machine learning: desenvolve e implementa algoritmos e modelos de machine learning para resolver problemas específicos a partir da coleta e preparação de dados, escolha e ajuste de algoritmos, treinamento e avaliação de modelos, além de otimizar a eficiência e desempenho dos sistemas de machine learning.
  4. Designer de prompts para IA: cria instruções e sugestões que orientam a interação entre usuários e sistemas de inteligência artificial. Esses profissionais projetam comandos ou perguntas de forma clara e eficaz para obter respostas desejadas, garantindo uma interação mais natural e produtiva. O objetivo é criar prompts que ajudem a moldar o comportamento do sistema de IA, facilitando a comunicação e garantindo uma experiência de usuário mais intuitiva e eficiente.

        Ainda dá tempo de garantir a sua vaga! Clique aqui e faça sua inscrição na série gratuita e com certificado Inteligência Artificial: carreira do futuro

        Inteligência Artificial: a carreira do futuro 

        Apresentado por Izabela Anholett, CTO da EXAME, de 15 a 23 de janeiro, a série Inteligência Artificial: carreira do futuro vai mostrar como se tornar um profissional especializado em liderar e implementar novas tecnologias de IA em empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

        Ao final, os participantes ainda receberão um certificado de participação que poderá ser compartilhado em suas redes sociais e aumentar a visibilidade do seu perfil para os recrutadores. Clique aqui e garanta sua vaga.

        *Conteúdo apresentado pela Faculdade EXAME

        Acompanhe tudo sobre:branded marketing

        Mais de Carreira

        Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

        Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

        Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

        Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões