Carreira

Etiqueta do anfitrião

Informe-se sobre o país de origem de seu convidado

Infográfico - Etiqueta de anfitrião (Paulo Brabo/EXAME.com)

Infográfico - Etiqueta de anfitrião (Paulo Brabo/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 17h24.

São Paulo - No mês passado, conversamos sobre a importância das atitudes quando for atuar como o embaixador de sua empresa ao receber um estrangeiro. Alguns leitores nos escreveram pedindo outras dicas. Ai vão elas:

• Conhecimento e poder. Acho que cultura e conhecimento são sinônimos de poder e força. Informe-se sobre o país do convidado, sua história e seus hábitos. Não se esqueça de atualizar seu conhecimento sobre o nosso país. Os estrangeiros chegam aqui com um bom nível de informação sobre o Brasil, e querem saber mais. Portanto, não decepcione, faça sua lição de casa. 

• Hierarquia. Esse é um recado especialmente dirigido às mulheres. Exceto nos países latinos, nos demais lugares o que conta na hora de receber gentilezas e primazias não é sexo nem idade, mas, sim, o cargo. Um diretor ou alguém hierarquicamente superior a você, menina, vai com certeza entrar primeiro no elevador ou se servir primeiro do cafezinho oferecido numa reunião. Não se espante nem se ofenda, o cargo fala mais alto.

• Costumes religiosos. Certifique-se do credo religioso de seu visitante. Estude e veja se a época em que irá recebê-lo não é, coincidentemente, algum período do ano que lhe impõe algum tipo de restrição. Ao respeitar os hábitos religiosos de seu convidado, você certamente ganhará pontos na escala de consideração dele.

• Hospitalidade. Da minha época de eventos internacionais acabei construindo amizades do mundo todo que perduram até hoje, resistindo à distância. O segredo para manter o relacionamento é demonstrar seu prazer genuíno de receber. Vale convidar os estrangeiros para conhecer sua casa. Agora, somente se isso estiver sendo oferecido de forma verdadeira e cordial. 

Em resumo, não complique a preparação da chegada de um colega do exterior. Esteja pronto para receber, planeje tudo em detalhes e desfrute. Como a vida é uma avenida de duas mãos, esteja certo de que seu convidado trabalhará de maneira produtiva e desfrutará de cada segundo de sua estada aqui com conforto e prazer.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoEdição 153Etiqueta no trabalho

Mais de Carreira

Contratação via SMS: a estratégia inusitada de uma empresa nos EUA para avaliar candidatos

Veja 5 costumes comuns no trabalho na Áustria, mas não no Brasil, segundo executiva austríaca

Ela criou um projeto nos EUA que ajuda brasileiros a aprender inglês online e de graça

Especialista alerta: com vagas abertas, setor sofre com falta de talentos qualificados para 2025