Carreira

Esta é a principal pergunta para quem quer estudar fora

Muitos estudantes que planejam intercâmbio não sabem responder à mais básica das perguntas – e a mais importante de todas

Reflexão: você sabe por que quer fazer intercâmbio (foto/Thinkstock)

Reflexão: você sabe por que quer fazer intercâmbio (foto/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2017 às 19h00.

Última atualização em 4 de julho de 2017 às 19h00.

Aqui no Estudar Fora, nós já falamos das três perguntas mais importantes para se responder antes de decidir estudar fora do Brasil por um período. Estas respostas vão ser determinantes para que o estudante escolha o melhor momento e o melhor destino para o seu intercâmbio.

Estas três perguntas, porém, servem para ajudar o estudante que já sabe qual é o objetivo do seu intercâmbio a tomar uma decisão. Mas e quando nem isto está claro?

Muitos estudantes não sabem responder à mais básica das perguntas – e a mais importante de todas:

“Por que você vai estudar fora do Brasil?”

Parece uma pergunta fácil, mas na verdade muitas pessoas nunca pensam a respeito disso. E a resposta não deve ser um discurso defendendo por que você quer estudar fora, e sim uma reflexão de em quais aspectos esta experiência serão importantes para você.

Há três razões por que você deveria gastar alguns minutos refletindo sobre esta pergunta:

Você desenvolve autoconhecimento

Muitas vezes na vida nós entramos em piloto automático e acabamos por fazer coisas por pensar que nós deveríamos fazê-las. Somos bombardeados com mensagens de diferentes fontes, que têm diferentes expectativas sobre o nosso futuro. Seus professores podem estar dizendo que você precisa estudar fora para se destacar no mercado de trabalho; agências de intercâmbio anunciam que a experiência vai mudar sua visão de mundo; pais podem dizer que eles queriam ter tido esta oportunidade quando estavam na escola. Mas, no fim, qual é a sua motivação para ir?

Você ganha um senso de direção

Perguntar-se por que você vai estudar fora pode ajudar a esclarecer seus objetivos e orientar suas decisões. Se uma das suas motivações para estudar no exterior é a vontade de se desenvolver em uma segunda língua, ter consciência disso vai ajudá-lo a aproveitar ao máximo todas as oportunidades de praticar o idioma.

Você ganha confiança

Os dois itens acima – autoconhecimento e senso de direção – vão contribuir para que você se sinta mais confiante. Isto vai ajuda-lo tanto na candidatura para uma bolsa de estudos quanto na adaptação ao destino.

Estudar fora é uma grande oportunidade de aprender mais sobre você mesmo e sobre o que você quer da vida. Parar para se perguntar por que você está fazendo algo pode ter um impacto profundo nas suas experiências – use esta reflexão para se tornar mais consciente das suas próprias motivações.

  • Este artigo foi originalmente publicado por Estudar Fora, portal da Fundação Estudar
Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemCursos no exterior

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho