Carreira

Em expansão, Mercado Livre vai abrir 2.500 vagas para negros

Empresa vai contratar cerca de 7,2 mil pessoas no Brasil em 2021 e pretende usar oportunidade para aumentar igualdade racial

Centro de distribuição do Mercado Livre em Cajamar, no interior de São Paulo:  (Divulgação/Divulgação)

Centro de distribuição do Mercado Livre em Cajamar, no interior de São Paulo: (Divulgação/Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 15 de abril de 2021 às 20h04.

Dos 7,2 mil novos contratados que o Mercado Livre pretende fazer neste ano de 2021 no Brasil, 2.500 serão de negros. O propósito da empresa é aproveitar sua expansão e necessidade de contratação para a aumentar a igualdade racial dentro da empresa.

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pela supervisora de Talent Acquisition do Mercado Livre, Ayodele Camargo, em uma live que discutiu a importância de ações afirmativas para incluir pretos e pardos em empresas.

Além de Ayodele, participaram Djamila Ribeiro, mestra em Filosofia Política e considerada uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC e Diego Araujo Santos e Senior Manager de Marketplace do Mercado Livre.

"Quando a companhia faz esse recorte e faz essa reserva de vagas é uma forma de contrapartida social. Ainda que as pessoas digam que está na moda, não é uma questao de moda, mas de necessidade, oportunidade e reconhecimento. Como você coloca essa pessoa para competir em pé de igualdade se eu não reservo uma parcela de vagas para ela?", disse Ayodele Camargo. 

Hoje, 38% dos 5 mil colaboradores no Brasil se autodeclaram pretos ou pardos, sendo que apenas 16% dos cargos a partir de gerência são ocupados por estes funcionários. A empresa afirma que ainda é um percentual abaixo do que almeja, mas já representa um aumento de 5 pontos percentuais na comparação com 2020.

O Mercado Livre anunciou na última semana seu plano de dobrar o número de funcionários em 2021 na América Latina. A empresa deve partir de 15.500 para mais de 32 mil.

Nessa expansão, as posições de logística devem ser quadruplicadas e 4 mil empregos adicionados apenas na área de tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:Mercado LivreNegros

Mais de Carreira

Com 20 mil na folia, 'Passa Lá no RH' marca nova era da gestão de pessoas em bloco de carnaval

Três comandos do ChatGPT para ser promovido no trabalho

Como treinar seu cérebro para gostar de tarefas difíceis, conta psiquiatra de Stanford

Este é o prompt perfeito para o ChatGPT, segundo presidente da OpenAI