Como usar o verbo requerer do jeito certo
Professor do Damásio Educacional elucida qual é a conjugação correta deste verbo
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2014 às 12h36.
Resposta de Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional *
Nas andanças pelas mídias sociais, deparei-me com a seguinte dúvida:
“Professor, pode me ajudar? Na frase ‘O promotor requer a condenação...’, se eu colocasse o pretérito, assim ficaria: ‘O promotor requis a condenação...’?”
Interessante a analogia proposta pelo leitor, já que o verbo assemelha-se muito a “querer”. Em muitas deduções, “requerer” seria a junção do prefixo “re-“ e o próprio verbo “querer”, ou seja, “querer novamente”. Não! Infelizmente não!
O verbo “requerer” significa “pedir por meio de requerimento”, “exigir”. Sua conjugação, particular, relaciona-se diretamente ao radical “requere-“. No presente do indicativo, por exemplo: requeiro, requeres, requer, requeremos, requereis, requerem.
No pretérito perfeito, a atenção deve ser máxima, em função de a conjugação ser regular: requeri, requereste, requereu, requeremos, requerestes, requereram.
Do pretérito perfeito, deriva-se o pretérito mais-que-perfeito: requerera, requereras, requerera, requerêramos, requerêreis, requereram.
Do pretérito perfeito, também, deriva-se o pretérito imperfeito do subjuntivo: requeresse, requeresses, requeresse, requerêssemos, requerêsseis, requeressem.
De tal pretérito perfeito, por fim, também, deriva-se o futuro do subjuntivo: requerer, requereres, requerer, requerermos, requererdes, requererem.
Em suma: cuidado com a primeira pessoa do presente do indicativo e sua letrinha “i”; cuidado com o pretérito perfeito e sua particular conjugação.
Ah! Respondendo à dúvida inicial: o promotor, então, requereu a condenação.
Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Divulgação