Como usar estas expressões corretamente? Prof. de português explica
A expressão “a partir de” não usa acento grave; o “a” é apenas preposição. Veja essa e mais dicas de português
Da Redação
Publicado em 25 de maio de 2022 às 11h00.
Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Na coluna desta semana, veremos algumas dúvidas comuns, trazidas pelos leitores.
A PARTIR DE
A expressão “a partir de” não usa acento grave; o “a” é apenas preposição. Vale sempre se lembrar de uma regra: não ocorre crase antes de verbo.
"A partir da próxima semana, não haverá mais as matutinas reuniões."
À MEDIDA QUE, NA MEDIDA EM QUE
À medida que é uma expressão proporcional e sempre com acento grave; na medida em que é causal (demonstra motivo, razão). Sendo assim, não são sinônimas.
"À medida que os investimentos aumentarem, mais salas alugaremos."
Na medida em que remete à causalidade, à ideia de causa:
“Os comércios estavam vazios, na medida em que os preços estão altíssimos.
O PREFIXO CO-
COPILOTO: é a assim a grafia correta. O prefixo “CO” aglutina-se com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por “o” ou “h”: coobrigação, coocupante, cooperar, coordenar, coerdeiro, coautor, cosseno, cotangente, coabitar, coabitante etc. Em resumo com o prefixo “co”, deve haver a união ao segundo elemento.
MAL E BEM PODEM SER PREFIXOS
As formações vocabulares com MAL- (caso esse elemento seja um prefixo) exigem hífen caso a palavra principal inicie-se por –vogal, -h, -l: mal-estar, mal-empregado, mal-humorado.
Já as formações com BEM- exigem hífen caso a palavra principal inicie-se por –vogal, -h, -m e casos consolidados à parte: bem-estar, bem-humorado, bem-mandado, bem-vindo.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.