Nathalia Cavalieri, vice-presidente de marketing da Hotmart, empresa global de tecnologia que fomenta o empreendedorismo e o ensino online (Hotmart/Divulgação)
A pandemia de covid-19 mudou a forma como consumimos conteúdos na internet. A Pesquisa Global Consumer Insights Survey 2020, conduzida pela consultoria PwC, mostrou que 36% dos consumidores no mundo estão gastando mais com entretenimento e mídia desde que a pandemia começou. No Brasil, 25% dos consumidores brasileiros afirmaram ter expectativa de gastar mais em entretenimento em casa durante a pandemia, e 48% esperavam aumentar seu consumo de conteúdo de vídeo, segundo pesquisa da consultoria McKinsey.
Esse volume de pessoas buscando conteúdo na internet abre novas oportunidades para quem quer se tornar um empreendedor digital e ganhar dinheiro compartilhando seu conhecimento e suas paixões. Na Hotmart, empresa global de tecnologia focada no empreendedorismo e ensino online, as vendas vêm aumentando significativamente. Com a pandemia, os produtos digitais se tornaram alternativas ainda mais relevantes, seja para complementar a renda, seja para aprender novas habilidades pessoais ou profissionais. A empresa oferece uma plataforma para venda, divulgação e compra de produtos digitais, como cursos online, e-books, audiobooks e podcasts.
“Se, em um primeiro momento, as pessoas buscavam atividades online para se divertir, logo ficou clara a demanda de aprender algo novo, de um hobby a uma nova atividade profissional. E isso acelerou o mercado, transformando mais produtores de conteúdo em empreendedores digitais”, conta Nathalia Cavalieri, vice-presidente de marketing da Hotmart.
Para fazer parte da plataforma não há custos, como assinaturas ou mensalidades. Basta o interessado fazer o cadastro, incluir seu conteúdo na plataforma e divulgá-lo. A empresa cobra apenas um valor sobre os produtos vendidos. A Hotmart oferece ainda vários cursos e conteúdos gratuitos para orientar quem quer se lançar nessa empreitada. “Nossas aulas e nossos programas ensinam conceitos básicos e avançados, dando oportunidade a todos que querem empreender usando todo o potencial das ferramentas da Hotmart”, indica a vice-presidente.
Se você já produz conteúdos nas redes sociais ou acha que tem vocação e talento para ser um empreendedor digital, Nathalia elaborou uma lista de dicas para ajudar nesse processo. Confira abaixo:
Qualquer empreendedor digital precisa entender o mercado onde vai atuar e a relação das pessoas com os produtos já existentes. “É importante pesquisar sobre o tema e buscar informação em todo lugar: do Google a ferramentas mais elaboradas, como as do Ibope”, orienta Nathalia.
Ainda que a pessoa não vá se dedicar integralmente à produção de conteúdo no início e que não seja necessário ter um investimento mínimo – basta um smartphone para gravar um vídeo – é importante ter uma estratégia desde o começo do projeto.
Depois que você entender como o mercado funciona, é preciso entender onde o seu produto se encaixa nele. Aqui, é importante trabalhar os atributos do seu produto, ou seja, definir quais serão os principais diferenciais, como você quer que ele seja percebido pelos clientes, o que ele tem de diferente em relação à concorrência, entre outros pontos.
“Vale fazer benchmarking de marcas concorrentes do jeito que você acha que seu produto poderia ser feito, mas para poder fazer algo totalmente diferente”, desafia a executiva. “Dessa forma, o conteúdo não fica com uma visão engessada e o empreendedor digital pode testar seu conteúdo.”
Antes de colocar o produto no mercado, o próximo passo é criar um plano de vendas, com estratégia, argumento e metodologia de venda. “Algumas pessoas fazem cursos pagos, outras utilizam materiais que a Hotmart disponibiliza gratuitamente”, diz Nathalia. “Mas, independentemente da escolha, o importante é ter a visão dos passos que serão dados.”
É preciso traçar um plano pensando na divulgação com etapas bem estabelecidas para cada momento de estruturação do produto, da venda até o pós-venda. Ao longo do caminho, o empreendedor tem que avaliar os resultados constantemente, ver se o plano funcionou e, se necessário, recomeçá-lo novamente.
Aqui, a dica é gerar identificação entre as pessoas que consomem seu produto, não só para entender seu cliente, mas também para conseguir fazer o produto evoluir.
O empreendedor digital pode criar essas comunidades no Sparkle, aplicativo da Hotmart voltado para grupos com o mesmo interesse, ou em suas redes sociais. Ele ainda pode usar ferramentas como pesquisas nessas mídias para entender o comportamento do consumidor.
Esse é um dos mantras da Hotmart e significa avaliar todas as informações disponíveis, entender os números e analisar as melhores oportunidades e canais de venda. A própria plataforma disponibiliza gratuitamente os dados no HotmartAnalytics, com números de vendas, onde elas acontecem, faturamento, entre outras informações.
Clique aqui para saber como começar o seu negócio digital.