Carreira

Buscando estágio? Valorize seu currículo

Especialistas ensinam estratégias para elaborar um currículo mesmo sem experiência

estudante-460-getty-jpg.jpg

estudante-460-getty-jpg.jpg

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2010 às 18h00.

São Paulo - Todo profissional em início de carreira se depara com um dilema: como montar um bom currículo com poucas experiências de trabalho?

Segundo os especialistas em recrutamento, é possível montar um currículo diferenciado para vagas de estágio mesmo sem muita bagagem.

"O currículo é como uma fotografia do profissional. O importante é explorar os ângulos certos para que ele se torne atrativo", diz Rodolfo Ohl, diretor do MonsterBrasil.com.

Em primeiro lugar, não se esqueça das regras universais para qualquer bom currículo: caprichar no português, não se esquecer de informar todos os contatos atualizados e nunca mentir sobre a sua formação e experiência.

Dito isso, vamos às dicas que podem ajudar a valorizar um currículo de principiante. A primeira é enfatizar a experiência acadêmica. Destacar cursos, experiências de laboratório na faculdade e detalhar projetos de faculdade que tenham sido interessantes.

Algumas empresas da área de tecnologia, como o Google, valorizam muito o histórico acadêmico. "Partimos do princípio que um aluno que desempenha bem no ambiente acadêmico terá uma boa performance no trabalhão", conta Emmanuel Evita, gerente de comunicação de produtos do Google Brasil.

O gigante das buscas realiza eventos com freqüência nas melhores universidades de tecnologia do País para buscar talentos promissores.

"Participação no movimento estudantil e iniciativas como empresa junior também", contam pontos, diz Ohl. 


A segunda dica é destacar experiências no exterior – programas de intercâmbio, cursos e até mesmo viagens a lazer. "Qualquer tipo de experiência, mesmo que de curto prazo, vale destacar', afirma o especialista.

Outra maneira de incrementar o currículo é incluir trabalho voluntário, mesmo que não seja relacionado à vaga pretendida. Mostra que o candidato tem versatilidade e disposição para colocar a mão na massa. Por fim, valorize qualquer experiência profissional pregressa, mesmo que breve.

"É importante ser criativo na hora de relatar as experiências. Não inventar, mas explorar bem seus melhores ângulos", explica Ohl. "Mostrando que você tem realizações, mesmo que pequenas, você pode sair na frente de outros candidatos. É importante lembrar que você vai disputar com outros profissionais nas mesmas condições", alerta o especialista.

Confira o guia de Currículos

Siga o canal de Carreira no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemcarreira-e-salariosCurrículosEstágiosMudança de emprego

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões