As estrelas "subvalorizadas" da TV americana
Confira quais são as estrelas da TV americana que possuem salários milionários que, no entanto, parecem irrisórios frente a audiência do programa em que elas atuam
Talita Abrantes
Publicado em 6 de novembro de 2012 às 14h54.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h15.
São Paulo – No mundo corporativo, principalmente nos setores que privilegiam a remuneração variável, o salário está intimamente ligado aos resultados que o profissional entrega. No mundo da TV , a lógica nem sempre é assim. Em ranking recente, o jornal Los Angeles Times comparou os salários recebidos pelas principais estrelas da televisão americana com a audiência que os respectivos programas delas arrebanham. O resultado? Ty Burrell que encarna um dos protagonistas do Modern Family, uma das séries de maior sucesso da televisão americana atual, tem o (digamos) custo de audiência mais baixo da TV americana.
Para encarnar o agente imobiliário Phil Dunphy, de Modern Family, Ty Burrel embolsa um salário anual estimado em 1,1 milhão de dólares. Mas quando comparado à audiência que Burrel e seus colegas trazem para a ABC estes valores parecem irrisório. Segundo a estimativa do Los Angeles Times, por cada ponto na audiência, Burrel recebe o equivalente a (pasmem) 8 centavos de dólar.
A chilena naturalizada americana Nicole Polizzi, mais conhecida como Snookie Polizzi, tem um salário de anual de 1,2 milhões de dólares para estrelar o reality show Jersey Shore da MTV americana. Mas para cada ponto na audiência do programa, a Snookie recebe 16 centavos de dólar.
Para decidir o futuro dos aspirantes à estrela da música no The Voice, a cantora Christina Aguilera recebe 2,1 milhões de dólares por ano da NBC. Contudo, para cada ponto na audiência que o programa tem com, o valor é diluído por 17 centavos de dólar.
A cada ponto de audiência que a série CSI conquista, Ted Danson, que interpreta o personagem D.B. Russell, ganha 40 centavos de dólar. De moeda em moeda, em um ano, ele tem o salário de 5 milhões de dólares.
Para cada telespectador que assiste ao American Idol, Jennifer Lopez recebe um pagamento de 63 centavos de dólar da Fox. Em um ano, o salário da cantora e atriz para atuar no programa é de 12,5 milhões de dólares.
Ryan Seacrest ganha alguns centavos a mais que Jennifer Lopez por cada pessoa que assiste ao American Idol. Em média, 75 centavos de dólar por cada ponto na audiência. No último ano, ele recebeu um salário de 15 milhões de dólares para estrelar o programa.
Ashton Kutcher até pode ser o ator mais bem pago das séries americanas (com a bolada anual de 17 milhões de dólares). Mas por cada ponto na audiência de Two and a Half Men, o ator ganha apenas 1,16 dólares.
O cardiologista Mehmet Oz ganha, por ano, 4 milhões de dólares para tratar de assuntos de saúde na televisão americana. Mas, para cada ponto na audiência, este valor é diluído por 1,22 dólares.
Um dólar e cinquenta e sete centavos – este é o valor que Tina Fey ganha por cada ponto na audiência de ’30 Rock’. O salário anual da atriz e criadora da atração é de 7,2 milhões de dólares.
Para apresentar a competição “America´s Next Top Model”, a modelo Tyra Banks embolsa 4 milhões de dólares por ano. Na comparação com a audiência, o salário é diluído por 1,67 dólares para cada telespectador que aciona a atração.
Para estrelar o programa que leva seu primeiro nome, Ellen Degeneres recebe um salário anual de 5 milhões de dólares. Em termos de audiência, a apresentadora ganha 1,72 dólares por cada telespectador que acompanha a atração.
Estrela de diversos concursos televisivos (American Idol é só um deles), o produtor de TV Simon Cowell ganha 40 milhões de dólares por ano para julgar os calouros do ‘X Factor’. Para cada ponto na audiência, ele recebe 3,17 dólares.
Seis milhões de dólares por ano e 3,33 dólares por cada ponto na audiência. Estes são os números que seguem a conta bancária e trajetória do comediante Jimmy Kimmel, atração do programa ‘Jimmy Kimmel Live’.
Com um salário anual de 4,5 milhões dólares, o comediante Stephen Colbert ganha cerca de 3,75 dólares por cada ponto que seu programa “Colbert Report” marca de audiência.
Para estrelar “Maury”, o apresentador Maury Povich recebe um salário de 13 milhões de dólares por ano. Em termos de audiência, o salário vale 4,06 dólares para cada telespectador ligado na atração.
Com um salário anual de 2 milhões de dólares, o jornalista Piers Morgan ganha 4,08 dólares por cada ponto na audiência em seu programa homônimo.
A frente do “Today” desde 1996, o jornalista Matt Lauer embolsa 25 milhões de dólares por ano. EM termos de audiência, ele recebe 5,43 por cada telespectador ligado no noticiário.
Com um salário anual de 8,5 milhões de dólares, o comediante Craig Ferguson recebe 5,67 dólares por ponto na audiência arrematado pelo programa “Late Late Show”.
Por ano, o apresentador Bill O´Reilly ganha 16 milhões de dólares para estrelar o programa “O´Reilly Factor”. Em termos de audiência, são 5,71 dólares para cada telespectador ligado na atração.
Por cada ponto na audiência que o programa “Daily Show” marca, o apresentador Jon Stewart recebe 8,24 dólares. Em um ano, o salário do comediante é de 14 milhões de dólares.
Cada televisão ligada no “Late Show” rende para David Letterman o equivalente a 9,69 dólares. Por ano, o salário do apresentador é de 31 milhões de dólares.
Com um salário de 6 milhões de dólares e uma audiência pífia no programa 360, o jornalista Anderson Cooper é uma das personalidades com maior resultado na relação audiência versus salário. Para cada TV ligada no programa, ele recebe 13,54 dólares.
O valor é o mesmo para a comediante Chelsea Handler, do “Chelsea Lately”. Com salário de 6 milhões de dólares, ela embolsa 13,54 dólares para cada ponto na audiência.
Mais lidas
Mais de Carreira
Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam AltmanSam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'