As competências mais buscadas em TI, comunicação e design
Veja o perfil procurado por recrutadores nas áreas de TI, comunicação, marketing e design, segundo levantamento do portal de vagas trampos.co
Claudia Gasparini
Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 14h07.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h56.
São Paulo - Uma pesquisa do portal trampos.co estudou 880 vagas nas áreas de comunicação, marketing e tecnologia , e chegou a um mapa das competências mais exigidas desses profissionais no país. Baseado em anúncios de oportunidades publicados no portal em 2013, o estudo mostrou que TI é a área mais solicitada do grupo analisado. Em seguida, vieram os designers, profissionais de atendimento e jornalistas. A pesquisa também avaliou os benefícios mais comuns no mercado. Vale-refeição é a oferta mais frequente, constando de 71% das vagas. Em seguida aparecem o vale-transporte (65%) e a assistência de saúde (39%). Além dos benefícios tradicionais, o vídeo game é a promessa de 19% dos empregadores no caso dos programadores. Veja nas fotos as competências, habilidades e formações mais solicitadas pelos empregadores para quem trabalha nessas áreas.
As duas qualidades mais apreciadas pelos recrutadores são proatividade (42%) e criatividade (30%). Espera-se que o profissional domine WordPress, Facebook e tenha facilidade com blogs. As graduações mais procuradas são em design, publicidade, design gráfico e desenho gráfico.
As formações acadêmicas preferidas pelos recrutadores são jornalismo, publicidade ou relações públicas. Quem faz conteúdo também precisa ser proativo (30%), criativo (26%) e organizado (26%).
A maior parte das vagas na área pede domínio de plataformas como Facebook, Twitter, blogs, YouTube, Instagram e Google+. Saber usar o Scup também é um diferencial. Os cursos mais buscados são publicidade, jornalismo, marketing e relações públicas. Quanto ao perfil, as características em destaque são organização (37%), vontade de crescer (35%) e disponibilidade para viagens (29%).
Grande parte das vagas na área pede formação em tecnologia da informação ou engenharia. O perfil mais solicitado é marcado pela organização (36%) e pelo foco (32%).
As competências mais exigidas de profissionais de tecnologia da informação são perfil analítico (22%), senso crítico (21%) e visão estratégica (14%). Também é preciso dominar Wordpress, Facebook, CMS, Magento, Twitter, Internet, APIs, Joomla, Computação em Nuvem, Blogs, AWS e GitHub. As formações mais procuradas são em ciência da computação, tecnologia da informação, sistemas de informação, análise de sistemas e engenharia da computação.
As formações mais buscadas são em publicidade e design. Quanto ao perfil, as principais características desejadas pelas empresas são criatividade (44%), proatividade (35%) e capacidade de trabalhar em equipe (32%).
Os recrutadores esperam que o profissional de atendimento seja organizado (41%), proativo (30%) e capaz de manter um bom relacionamento interpessoal (27%). O domínio do inglês é crucial. Publicidade, comunicação social e marketing são os cursos mais buscados.
Os recrutadores buscam profissionais de mídia com perfil analítico (35%), proativo (35%) e organizado (26%). Os diplomas preferidos são de áreas de comunicação social como publicidade e marketing.
Marketing e publicidade são os cursos preferidos pelos recrutadores. Também é comum demandar profisisonais com perfil analítico (53%), organizado (34%) e com disponibilidade para viagens (22%).
O perfil mais procurado é o de um profissional organizado (42%), ambicioso (28%) e analítico (21%). Graduados em marketing, comunicação social e administração são os mais requisitados para posições na área.
Mais lidas
Mais de Carreira
10 frases que você nunca deveria dizer no trabalhoEssa obra de arte feita com inteligência artificial foi vendida por R$ 2 milhõesCom salários de R$ 35 mil, essa é uma das profissões em alta para 2025; conheçaO benefício número 1 que mantém as pessoas felizes no trabalho, segundo executiva da Finlândia