Exame Logo

As 5 leis definitivas do sucesso para os trainees

Para os jovens talentos, as portas das empresas estão abertas. Confira as características que levam ao sucesso

Jovem atravessando linha de chegada: sucesso surge a partir de características comportamentais definidas (Thinkstock)

Camila Pati

Publicado em 2 de setembro de 2015 às 15h00.

São Paulo – Em questão de concorrência, programas de trainee de grandes empresas se assemelham a disputados concursos públicos . Mas, enquanto grande parte dos concurseiros está em busca da estabilidade, os jovens que se lançam em processos seletivos para trainee querem o contrário: movimento, o que, neste caso, se traduz na expressão ascensão rápida de carreira .

E é justamente essa vontade de crescer e se desenvolver a principal aposta das empresas para manter o investimento em seus programas de trainee, mesmo em um cenário de ajuste de gastos.

“Percebemos que as empresas continuam mantendo o seu ‘pulmão de talentos’ para sair da crise porque valorizam o olhar do jovem, a sua vontade de buscar novas formas de fazer as coisas, com mais agilidade e de maneira mais econômica”, diz Juliano Casa, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.

Por isso, para os jovens talentos, as portas estão abertas nesta temporada de seleções de trainee. Mas o que significa ser, de fato, um talento? Para além da capacidade técnica afiada, pressuposto para aprovação em um programa, talentos são jovens com características comportamentais tão bem definidas que é até possível denominá-las de leis do sucesso para trainees. Confira:

1. Curiosidade

A curiosa busca por informações é característica visível em todo jovem talento. “São pessoas que vão além da camada óbvia de pesquisa em textos institucionais e sites das empresas”, diz o gerente da Page Talent.

Redes sociais, notícias do setor de atuação da companhia e relatórios são leituras sugeridas e que podem trazer insights interessantes durante o processo seletivo e também ao longo do programa de trainee.

2. Humildade

A arrogância é um risco para jovens que se destacam em disputas acirradas e pode comprometer o sucesso ao longo do programa de trainee.

Questionar por questionar, sem considerar a experiência prévia, é um indicador da atitude arrogante, segundo Juliano Casa. Por outro lado, ouvir os mais experientes com o objetivo de aprender é sinal de humildade.

“O real ‘talento’ entende o papel dele e faz questionamentos relevantes que permitam, de fato, o aperfeiçoamento do que esta sendo questionado por ele”, diz.

3. Senso crítico

Pensamento crítico é considerado um dos talentos do século 21, segundo explicou a professora Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam, na Holanda, em r ecente entrevista a EXAME.com.

Diretamente relacionada à capacidade de resolver problemas, esta competência permite ao jovem boa capacidade de análise e proposição de soluções às questões que se apresentam diante dele.

“É uma característica desenvolvida ao longo da formação do jovem”, diz o gerente da Page Talent. Entrar para o centro acadêmico da faculdade, fazer trabalho voluntário e participar de empresas júnior são formas de garantir o repertório necessário ao desenvolvimento do pensamento crítico. “É um jeito de se desenvolver em um ambiente mais seguro”, diz Juliano Casa.

4. Resiliência

No fim do dia, quem cresce na empresa é o profissional que, além de competente, é resiliente. Emprestada da Física, a palavra resiliência ganha importância em processos seletivos como atributo pessoal. Enfrentar dificuldades e sair mais forte deste processo de superação é o ponto chave.

No contexto dos jovens trainees, a resiliência pode ser percebida naqueles que sabem gerenciar frustrações e adaptar-se a situações adversas. “Aprender com os erros também é muito importante”, diz Casa.

5. Autoconhecimento

Motivações, planos e projetos futuros podem até aparecer entre nuvens já que estamos falando de pessoas jovens, em começo de carreira, mas pelo menos seus contornos devem estar vívidos na mente do trainee.

É que pessoas de sucesso conhecem bem as dores e as alegrias da sua trajetória e sabem o porquê de suas escolhas. Juliano Casa indica aos jovens que reservem um tempo para refletir sobre caminhos e anseios. Ter em mente o plano futuro após a realização do programa é um diferencial.

São Paulo - Ser trainee exige competências que nem sempre são ensinadas na universidade. Muitas lições valiosas estão nos filmes - dos dramas às animações.  A pedido de EXAME.com, especialistas da consultoria Seja Trainee e do Grupo DMRH compilaram 15 títulos que devem constar no repertório de qualquer trainee. A lista vai de obras recentemente premiadas pelo Oscar, como "Whiplash" (foto), a filmes que já viraram clássicos, como "O senhor dos anéis". Em comum, os longas têm a capacidade de despertar a reflexão sobre temas essenciais para o sucesso de um trainee, como resiliência, autoconfiança, liderança e trabalho em equipe. Clique nas fotos para ver a seleção.
  • 2. A teoria de tudo

    2 /17

  • Veja também

    O drama que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayne mostra a vida do astrofísico Stephen Hawking. O filme focaliza a relação do cientista com sua ex-mulher Jane, dos primeiros anos de namoro ao diagnóstico da doença que o paralisou. Por que assistir? A história de Hawking comove e inspira espectadores porque mostra a incrível capacidade do cientista de se reinventar a cada novo obstáculo trazido por sua doença. Segundo Jéssica Lopes, consultora da Seja Trainee, esse é um bom exemplo para o jovem. "O filme mostra a importância de não se deixar abater pelas limitações, ser resiliente e se concentrar no seu propósito", diz ela. "The theory of everything"
    Diretor: James Marsh
    Ano de produção: 2014
  • 3. Capitão Phillips

    3 /17

  • Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Richard Phillips, responsável pela condução do cargueiro Maersk Alabama até o Quênia. Os problemas do capitão começam quando o navio é sequestrado por piratas da Somália. Por que assistir? De acordo com Andressa Rotondaro, consultora da Seja Trainee, o filme traz exemplos de liderança tanto por parte do herói quanto do vilão. Para os trainees, a dica é prestar atenção na importância da visão estratégica e da coragem para assumir riscos. "Captain Phillips"
    Diretor: Paul Greengrass
    Ano de produção: 2013
  • 4. Invencível

    4 /17

    Louis Zamperini é um jovem e talentoso atleta olímpico. Depois de sofrer um acidente aéreo, ele acaba preso pelos japoneses durante a 2º Guerra Mundial. Por que assistir? "Nas horas adversas, Zamperini permanece firme em suas escolhas e propósitos", afirma Andressa, da Seja Trainee. Graças a essa atitude, ele consegue influenciar as pessoas ao seu redor. Segundo a consultora, a mensagem para os trainees é clara: sem objetivos claros, fica difícil exercer qualquer liderança. "Unbroken"
    Diretora: Angelina Jolie
    Ano de produção: 2014
  • 5. Whiplash: Em busca da perfeição

    5 /17

    Estrelado por J.K. Simmons, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante em 2015, o filme conta a história de um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração. Envolto num ambiente de alta pressão, ele transita entre a determinação e a obsessão por seus objetivos. Por que assistir? Segundo Jéssica, a trajetória do músico tem muitas semelhanças com programas de seleção de trainees. Isso porque, na busca pela perfeição, o músico entra numa espiral violenta de autocobrança. Aos poucos, porém, ele começa a enxergar a importância do equilíbrio emocional. "Brilho nos olhos é importante, mas o jovem também precisa reconhecer seus limites para ter sucesso", diz a consultora. "Whiplash"
    Diretor: Damien Chazelle
    Ano de produção: 2014
  • 6. Gravidade

    6 /17

    Uma engenheira sem qualquer experiência prévia no espaço é recrutada para uma missão ao lado de astronautas americanos. Quando uma chuva de meteoros atinge a espaçonave do grupo, ela perde contato com os outros tripulantes. Por que assistir? É claro que a situação vivida pela personagem principal é muito mais radical do que um processo seletivo para trainees, mas alguns paralelos podem ser traçados. Segundo Andressa, o filme deve ser assistido porque expõe a importância da automotivação para superar qualquer desafio, seja ele do tamanho que for. "Gravity"
    Diretor: Alfonso Cuarón
    Ano de produção: 2013
  • 7. Os estagiários

    7 /17

    Dois vendedores quarentões ficam desempregados quando a empresa de relógios onde trabalhavam fecha. Apesar de serem completos ignorantes do mundo digital, eles ingressam num programa de estagiários do Google. Por que assistir? A comédia mostra a importância de lidar com as diferenças e usar o potencial de cada um a favor da equipe. "É ideal para candidatos em fase de dinâmica de grupo, porque mostra bem esse processo", comenta Andressa. De acordo com ela, também vale a pena observar o destino de quem não sabe competir e faz parcerias apenas por interesse. "The internship"
    Diretor: Shawn Levy
    Ano de produção: 2013
  • 8. O sorriso de Mona Lisa

    8 /17

    Em 1953, um jovem professora é contratada para ensinar história da arte numa conceituada universidade da Califórnia. Indignada com o machismo da escola, ela decide reagir. Por que assistir? Segundo Lilian Dorighello, gerente de comunicação e marketing do Grupo DMRH, o filme é um ótimo mote para discutir valores no ambiente de trabalho. Ela explica que os jovens são cada vez mais cobrados por sua coerência e conduta moral. "Muitos recrutadores preferem candidatos éticos, com valores sólidos, a candidatos brilhantes tecnicamente, porém com uma índole duvidosa", comenta. "Mona Lisa smile"
    Diretor: Mike Newell
    Ano de produção: 2003
  • 9. As aventuras de Pi

    9 /17

    Pi é um jovem indiano que viaja de navio com os pais até o Canadá. Após uma terrível tempestade que destrói a embarcação e mata seus familiares, ele fica à deriva num pequeno barco - tudo na companhia de um enorme e assustador tigre. Por que assistir? Como em "Gravidade", o roteiro coloca o protagonista numa situação muito mais desesperadora do que uma seleção de trainees. Mesmo assim, há paralelos possíveis. Segundo Andressa, a salvação de Pi acontece a partir de suas descobertas existenciais. Da mesma forma, a "sobrevivência" do trainee depende de seu autoconhecimento e, consequentemente, de sua capacidade de automotivação. "Life of Pi"
    Diretor: Ang Lee
    Ano de produção: 2012
  • 10. Universidade Monstros

    10 /17

    A animação mostra o início da amizade entre Mike e Sulley na Universidade Monstros, instituição que ensina a assustar crianças à noite. Apesar de se detestarem, os dois colegas são obrigados a trabalhar juntos num torneio universitário. Por que assistir? Os protagonistas têm papéis e estilos de liderança bastante diferentes. "Cada um tem seu talento, mas Mike demora para reconhecer que está obstinado a ser algo que não é", comenta Andressa. Aos trainees, o filme ensina que é preciso aproveitar os dons naturais de cada pessoa para extrair o melhor de uma equipe. "Monsters University"
    Diretor: Dan Scanlon
    Ano de produção: 2013
  • 11. O discurso do rei

    11 /17

    Gago desde a infância, o rei George se mostra reticente quando sua esposa Elizabeth o convence a se consultar com o doutor Lionel. Mas o médico acaba se revelando um grande aliado na retomada da sua autoconfiança. Por que assistir? A gagueira de George pode vista como metáfora para qualquer dificuldade que precisa ser superada. Segundo Andressa, da Seja Trainee, é muito interessante observar as resistências do rei durante o trabalho com o médico - e como ele passou a ganhar confiança a partir do momento em que reconheceu suas próprias forças. "The king's speech"
    Diretor: Tom Hooper
    Ano de produção: 2010
  • 12. Duelo de titãs

    12 /17

    Baseado em fatos reais, o drama acompanha a trajetória de um técnico de futebol americano nos anos 1970. Alvo ele próprio de preconceitos, o protagonista tenta dissolver as tensões raciais que dividem seu time. Por que assistir? "Conflitos entre membros da equipe, ou entre chefes e chefiados, são mais frequentes do que imaginamos", diz Lilian. Desde cedo, é importante que os profissionais se preparem para gerir essas tensões. "O filme vale a pena por trazer uma excelente mensagem sobre liderança e resolução de conflitos", afirma a gerente da DMRH. "Remember the Titans"
    Diretor: Boaz Yakin
    Ano de produção: 2000
  • 13. Náufrago

    13 /17

    Após um acidente de avião, um funcionário de uma multinacional fica preso numa ilha por quatro anos. Tido como morto pela família, ele precisa encontrar formas de sobreviver física e emocionalmente ao isolamento completo da civilização. Por que assistir? O protagonista impressiona pelo seu alto grau de resistência à frustração. Por isso, é exemplo para o jovem. "A resiliência e a determinação são fundamentais para qualquer profissional, especialmente em início de carreira", diz Lilian. "Cast away"
    Diretor: Robert Zemeckis
    Ano de produção: 2000
  • 14. Patch Adams: O amor é contagioso

    14 /17

    O doutor Adams cuida de seus pacientes com afeto, bom humor e irreverência. Apesar de despertar a desconfiança de algumas figuras na faculdade de medicina, seus métodos pouco ortodoxos provam, aos poucos, a importância da alegria para a cura. Por que assistir? Segundo Lilian, o drama enfoca os benefícios de se criar e manter boas relações em qualquer contexto. "Com uma comunicação clara e envolvente, é possível conseguir resultados surpreendentes", afirma a gerente da DMRH. "Patch Adams"
    Diretor: Tom Shadyac
    Ano de produção: 1998
  • 15. Invictus

    15 /17

    O drama se passa na época do apartheid na África do Sul. Em meio às tensões raciais do período, o presidente Nelson Mandela e o capitão do time de rugby do país se unem para tentar mudar a cultura nacional. Por que assistir? O conselho de Andressa é observar a gestão habilidosa do conflito pelos personagens principais. Segundo ela, o filme mostra a força das lideranças inspiradoras e o poder do conjunto. "São ótimos exemplos em que o jovem pode se espelhar", diz a consultora. "Invictus"
    Diretor: Clint Eastwood
    Ano de produção: 2009
  • 16. "O senhor dos anéis: A sociedade do anel"

    16 /17

    Na mítica Terra-Média, o hobbit Frodo recebe de presente de seu tio um anel amaldiçoado. Com o apoio de outras seres fantásticos, ele percorrerá uma longa jornada para evitar que o mal se apodere do objeto mágico. Por que assistir? Segundo Lilian, o filme mostra o peso do trabalho em equipe para que uma causa seja atingida. "Os desafios de hoje exigem equipes coesas e integradas", diz ela. Para o trainee, a mensagem que deve ficar é esta: não há brilhantismo que dê conta, isoladamente, da complexidade do mundo corporativo. "The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring"
    Diretor: Peter Jackson
    Ano de produção: 2001
  • 17. Veja agora 15 programas que oferecem bônus e até casa aos trainees

    17 /17(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemcarreira-e-salariosJovensTrainees

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame