As 10 faculdades que mais formam bilionários
Universidade Harvard aparece no topo da lista com 52 bilionários entre seus ex-alunos, de acordo com a consultoria Wealth-X
Camila Pati
Publicado em 11 de novembro de 2013 às 16h55.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
As mensalidades são altas, mas o retorno financeiro após a obtenção do diploma superior pode atingir a casa dos 9 zeros. Não é regra, mas estudar em algumas das mais renomadas universidades do mundo pode ser o primeiro passo para se tornar um bilionário . É caso de Harvard, que tem 52 alunos com uma fortuna de dar inveja a muito milionário, segundo revela um levantamento recente feito pela consultoria Wealth-X, publicado pela CNBC. Confira as faculdades que mais formam bilionários:
É de Harvard que vem o diploma em economia de Jorge Paulo Lemann, oficialmente, o homem mais rico do Brasil, com fortuna de 17,8 bilhões de dólares, segundo o ranking de bilionários da Forbes de 2013. De acordo, com a Wealth-X, além de Lemann, há ainda outros 51 bilionários que estão na lista de ex-alunos de Harvard. Ao somar a fortuna da turma de bilionários com diploma de Harvard chega-se à impressionante marca de 205 bilhões de dólares.
Entre os 28 bilionários na lista de ex-alunos da Universidade da Pensilvânia está o megainvestidor Ronald Perelman, fundador da MacAndrews & Forbes Holdings Inc, que fez MBA na Wharton School of Business, que pertence à universidade. A sua fortuna é avaliada em 12,2 bilhões, segundo o mais novo ranking da Forbes. Somando a fortuna de todos os 28 ex-alunos bilionários da universidade, a riqueza estimada pela Wealth-X chega a 112 bilhões de dólares.
O co-fundador e atual presidente de tecnologia do Google, Sergey Brin é um dos 27 bilionários formados em Stanford. De acordo com a Forbes, ele é o 21º homem mais rico do mundo, com 22,8 bilhões de dólares em patrimônio. Segundo a Wealth-X, juntos os 27 bilionários de Stanford têm um fortuna estimada em 76 bilhões.
A universidade de Nova York tem 17 bilionários que, juntos, somam um patrimônio de 68 bilhões de dólares, segundo a pesquisa.
Com uma fortuna avaliada em 53,5 bilhões de dólares, o magnata americano Warren Buffett é o quarto homem mais rico do mundo. Ex-aluno da escola de negócios, ele é um dos 15 bilionários com o diploma de Columbia. A fortuna total gerada pelos bilionários de Columbia chega a 96 bilhões de dólares.
Um dos mais ilustres bilionários formados pelo MIT é o atual 6º homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, David Koch - vice-presidente da Koch Industries - que têm 34 bilhões de dólares. Juntos os 15 bilionários formados pelo MIT têm 114 bilhões de dólares.
Entre os 14 bilionários formados em Cornell, 23% herdaram suas fortunas, segundo a Wealth-X. Esse é o caso de Herbert Fisk Johnson III, o quinto da família Johnson a comandar a S.C. Johnson & Son, Inc .A riqueza total gerada pela soma das fortunas dos bilionários de Cornell é de 35 bilhões de dólares.
A universidade de Southern Califórnia tem 14 bilionários entre seus ex-alunos que juntos têm uma fortuna de 32 bilhões de dólares.
Stephen Schwarzman, CEO do Blackstone Group, é um dos atuais bilionários formados em Yale. Sua fortuna é estimada pela Forbes em 6,5 bilhões de dólares. De acordo com a Wealth-X, a universidade de Yale tem 13 bilionários que, juntos, somam uma riqueza de 77 bilhões de dólares.
A única universidade fora dos Estados Unidos presente na lista da Wealth-X é a britânica Cambridge. Por lá, se formaram 11 atuais bilionários que juntos respondem pela soma de 48 bilhões de dólares.
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões