-
1. Mark Zuckerberg, do Facebook: o jovem CEO ainda costuma completar o look (camiseta e calça jeans) com agasalhos moletom.
zoom_out_map
1/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
-
2. Larry Ellison, da Oracle: blazer e camiseta preta de gola rolê são a regra para o presidente.
zoom_out_map
2/13 (Stephen Lam/Getty Images)
-
3. Dana White, do UFC: o CEO só aparece em eventos oficiais de camiseta, jeans e tênis.
zoom_out_map
3/13 (Getty Images)
-
4. Steve Jobs, da Apple: conjunto icônico compreendia camiseta preta de gola rolê e calça jeans (além do tênis).
zoom_out_map
4/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
-
5. Tim Cook, da Apple: roupas informais, assim como o antecessor, mas é a camisa social que ele usa com calça jeans em vez de uma camiseta.
zoom_out_map
5/13 (Kevork Djansezian/Getty Images)
-
6. Steve Ballmer, da Microsoft: no evento mais importante da empresa, o lançamento de seu primeiro tablet, nada de terno e gravata. No lugar, camiseta e jeans.
zoom_out_map
6/13 (Getty Images)
-
7. João Castro Neves, ex-presidente da Ambev: empresa é conhecida pelo código de vestimenta menos rigoroso que o habitual. Neves costumava aparecer em coletivas de camiseta da empresa, jeans e tênis.
zoom_out_map
7/13 (Divulgação/Ambev)
-
8. Bernie Ecclestone, da Formula One Management: um dos donos da Fórmula 1 no mundo, não coloca gravata nem para se encontrar com a realeza de Mônaco No máximo, camisas sociais.
zoom_out_map
8/13 (Getty Images)
-
9. Martin McCourt, da Dyson: camisa social, mas sem a gravata. Para completar o look, um blazer por cima.
zoom_out_map
9/13 (Divulgação)
-
10. Larry Page, do Google: blazer e camisa - nada de gravatas. Dependendo do evento, Page dispensa também a calça social e adota o jeans.
zoom_out_map
10/13 (Getty Images)
-
11. Paul Otellini, da Intel: dos informais, é o mais formal e usa terno (ainda que desabotoado e sem gravata)
zoom_out_map
11/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
-
12. Kazuo Hirai, da Sony: CEO é adepto do blazer com camisa e calça social.
zoom_out_map
12/13 (David McNew/Getty Images)
-
13. Jay-Z, da Def Jam Recordings: se o CEO é da área de entretenimento, o código de vestimenta pode ser ainda mais informal. O marido da Beyoncé raramente é visto de gravata.
zoom_out_map
13/13 (Getty Images)
São Paulo – A etiqueta corporativa muitas vezes dita que algumas situações exigem um vestuário mais formal, especialmente se você está em altos cargos de gerência. Mas, hoje em dia, já é possível quebrar esta regra. E não é preciso estar no Vale do Silício para isso.
Por ser sentirem mais confortáveis ou para cultivar um ambiente mais informal, muitos CEOs estão abrindo mão do terno e gravata como peça fundamental do guarda-roupa.
A mais famosa alternativa ao traje corporativo clássico, talvez, seja a combinação blusa preta de gola rolê e calça jeans do cofundador da Apple, Steve Jobs. Mas há outros exemplos.
A maior parte dos casos dispensou a gravata e o terno, mas ainda não abriu mão da camisa social. Outros, como o Larry Ellison, da Oracle, apostaram em um visual mais despojado que combina blazer com camiseta. Confira as combinações possívels clicando nas fotos ao lado.