Exame Logo

ACIDENTES DE PERCURSO

Com mais de 20 anos de experiência, o psiquiatra e psicoterapeuta paulista Luiz Cuschnir consegue dizer com certa precisão (já que se trata de relações humanas) como o casamento pode afetar a carreira, e vice-versa. Aqui, ele conta como homens e mulheres costumam reagir a algumas situações: Nascimento dos filhos A mulher se fragiliza porque […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h31.

Com mais de 20 anos de experiência, o psiquiatra e psicoterapeuta paulista Luiz Cuschnir consegue dizer com certa precisão (já que se trata de relações humanas) como o casamento pode afetar a carreira, e vice-versa. Aqui, ele conta como homens e mulheres costumam reagir a algumas situações:

Nascimento dos filhos

Veja também

A mulher se fragiliza porque se sente dividida, o que pode afetar seu desempenho profissional. "Para o homem, o nascimento dos filhos traz, além de alegria, preocupação com o sustento da família", diz Cuschnir. Essa apreensão pode acarretar algum prejuízo à carreira ou, ao contrário, deixá-lo mais focado em seus objetivos.

Um deles se destaca na carreira

Se o bem-sucedido é a mulher, ela, num primeiro momento, incentiva o marido a se realizar na carreira. Se perceber que isso não será possível, tentará se anular profissionalmente na tentativa de diminuir a distância entre eles. Muitas mulheres não suportam essa situação por muito tempo. "Mas existem as que conseguem passar por cima disso e tiram satisfação de outros aspectos de suas vidas", afirma Cushnir.

Por sua vez, o marido que está em posição profissionalmente inferior se sente inseguro por não saber se conseguirá acompanhar o pique profissional da mulher. Além disso, tem medo de ser abandonado. "Muitos terminam o casamento porque não suportam a idéia de ser deixados pela mulher", comenta Cuschnir. Por outro lado, um marido bem-sucedido nem sempre dá o apoio necessário para que sua esposa se realize profissionalmente. Segundo Cuschnir, isso acontece porque essa capacidade de doação não faz parte da natureza masculina (é claro que existem exceções). Pode ser também que essa diferença nem o atrapalhe porque a esposa estaria exercendo seu papel feminino - se fôssemos usar como parâmetro a estrutura tradicional de família em que o provedor é o marido. Existem muitas mulheres que se adaptam perfeitamente ao papel de esposa e são felizes assim. "Em alguns casos, elas se sentem poderosas porque controlam a vida pessoal e o acesso a esse homem poderoso", diz Shere Hite.

Separação

Costuma ser mais difícil para o homem, que vê, de repente, que sua vida virou um caos. A mulher também se ressente, mas, quando se dá conta de que está no comando da casa (principalmente se ficou com a guarda dos filhos), investe na carreira porque precisa sustentar a família.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame